Um youtuber pra chamar de seu
- 23 de novembro de 2023
- comments
- Theillyson Lima
- Posted in Editorial
- 1
Theillyson Lima
O YouTube não é uma plataforma nova ou inovadora, entretanto, ainda ocupa um espaço grande no consumo de mídia no Brasil. Se no passado qualquer pessoa chegava em casa e ligava a TV na Globo, hoje, podemos dizer que uma parcela desse grupo conecta seus aparelhos diretamente na plataforma, seja para ver seu youtuber preferido ou qualquer outro tipo de vídeo.
Em um cenário de grande consumo, surgem também os ídolos, conhecidos como youtubers, que movimentam a audiência com milhões de inscritos. O Brasil é um país que constantemente bate recordes no YouTube, seja com o número de visualizações simultâneas em lives, número de inscritos recordes em canais ou com outras estatísticas interessantes.
É normal você conhecer o sucesso de pessoas como Felipe Neto, Whindersson Nunes, Kéfera, e mais recentemente Casemiro. São canais de diferentes nichos, mas que conseguem bons números de audiência. Mas quais são as estratégias utilizadas pelos principais canais de YouTube no Brasil? Eles ainda têm força para continuar na plataforma ou estão migrando para novas redes?
Essas são algumas perguntas intrigantes sobre o assunto, afinal, TikTok e Instagram parecem ser ameaças ao estilo de consumo de vídeos. As gerações mais novas estão acostumadas a consumir conteúdos curtos, com um feed infinito que promove outros vídeos semelhantes e que prende a atenção do internauta por tempo prolongado.
É claro que esse novo tipo de consumo pode afetar as visualizações e seguidores do YouTube, mas o público da plataforma ainda é muito grande. Com a utilização nos aparelhos de TV, outras gerações têm aproveitado os recursos da plataforma. Sendo assim, clipes de músicas, transmissão de esportes, tutoriais e outros modelos de vídeo ainda estão em alta.
Nesta edição do Canal da Imprensa, buscamos analisar os principais canais de YouTube brasileiros dentro deste contexto. A ideia é entender o que eles fazem para se manterem em alta, quais pontos de fraqueza existem nos conteúdos e a dificuldade de retomar os números de sucesso em meio às mudanças no algoritmo e na plataforma.
Leia os textos e entenda um pouco mais sobre os canais e suas estratégias. Se você é fã ou seguidor de um youtuber, identificará algumas razões para o sucesso, assim como entenderá porque o público os acompanha. Sendo uma ferramenta inovadora ou ultrapassada, o fato é que ainda somos público. E esse processo deve durar ainda por muito tempo.