Um conflito que precisa ser discutido
- 15 de maio de 2024
- comments
- Theillyson Lima
- Posted in Editorial
- 0
Theillyson Lima
Já se passaram 7 meses do início da guerra entre Israel x Palestina e o confronto, que tem origem em diversos conflitos do passado, não parece ter previsão de término. No meio de tantas incursões, ataques, e ofensivas, é difícil entender qual é o papel da mídia e como ela é fundamental para clarificar os eventos.
É interessante notar o posicionamento da mídia quanto ao conflito, como o Hamas é reconhecido pelos conglomerados de mídia, de que maneira Israel está sendo retratado. A divergência entre os veículos pode ser notada de acordo com seus posicionamentos políticos e editoriais.
Mas e o Brasil? Como fica diante desse cenário? Alguns posicionamentos governamentais também trouxeram desdobramentos na política internacional brasileira. Por isso, é preciso entender como uma simples fala sobre um conflito que acontece do outro lado do oceano, pode trazer problemas reais por aqui.
Esse é um conflito que será comentado por muitos e muitos anos. Afinal, trará consequências duradouras para o povo palestino e também para a percepção sobre Israel. Por este motivo, acreditamos que não tem como deixar o tema de lado, ainda que não tenhamos escrito no início da guerra.
Nesta edição do Canal da Imprensa, analisamos a cobertura que está sendo feita sobre a guerra, mesmo sete meses após o início do confronto. Além disso, trouxemos alguns aspectos que se cruzam com esse evento, como a participação do Irã, a definição do que é o Hamas e o início da guerra.
O objetivo não é definir o que é certo ou errado, quem são os vilões e mocinhos, mas entender até quando uma guerra tem força de cobertura, os motivos para parar de acompanhar de perto cada desenrolar e os posicionamentos. Uma coisa nós podemos ter certeza: essa pauta será discutida ao longo do tempo, e o jornalismo é parte dessa discussão.