Médium: o espaço para a escritores compulsivos
- 8 de junho de 2022
- comments
- ABJ Notícias
- Posted in Análises
- 0
A plataforma foi criada com o desejo de dar mais espaço para quem ama a escrita.
Franciele Borges
Se você é um escritor assíduo e precisa de um bom espaço para hospedar seus textos, o Médium é uma das melhores opções. Se duvidar, a melhor opção. Este texto não tem vínculo publicitário com a plataforma que foi criada em setembro de 2012, mas vale muito o elogio. Expor a sua criatividade em um espaço que favorece a leitura com mais qualidade.
A opção do Médium é uma sugestão para a divulgação de textos, pois o site faz circular o conteúdo com demais autores pelo mundo. Não é identificado como uma plataforma de blogs, mas sim de textos, cuja interface, layout e ferramentas são apropriadas unicamente para escrever. Ou seja, os criadores pensaram justamente em evitar “distrações” durante a postagem. Apenas um espaço é reservado para uma imagem de apoio. Contudo, há a possibilidade de inserir arquivos de imagens, YouTube, Spotify ou Soundcloud.
No aspecto visual, é atrativo. Tem uma identidade simplista e unificada. Não possuem temas, templates ou como alterar a cor ou fontes do sistema. Podemos dizer que há uma interação quase nula em comparação aos blogs em que é possível diversificar o formato. Os artigos podem ter uma imagem no topo que preenche toda a extensão da página ou apenas a coluna do texto; e as coleções e perfis, uma imagem lateral.
O uso do Médium para profissionais da comunicação é ideal, pois colabora com a seriedade dos conteúdos que têm a oferecer. Seja uma matéria ou um texto opinativo, o jornalista tem espaço para se expressar e pronunciar as pautas para maior credibilidade e alcance de leitores os quais procuram um jeito diferente de se informar. A diferença consiste na objetividade em que os trabalhos são apresentados.
O espaço permite que a comunicação seja fluída entre o comunicador e o consumidor do tema e algumas dessas vantagens são a capacidade de levar tráfego para o site e a possibilidade de aumentar as chances de ter o seu conteúdo lido pelas pessoas.