• Home
  • Sobre o Site
  • Quem Somos
  • Edições Anteriores
Log In

  • Home
  • Sobre o Site
  • Quem Somos
  • Edições Anteriores

HomeEntrevistaComo é feita a elaboração de uma newsletter?
teclado

Como é feita a elaboração de uma newsletter?

  • 8 de junho de 2022
  • comments
  • ABJ Notícias
  • Posted in Entrevista
  • 0

“Uma newsletter precisa de informações rápidas e concisas. Quanto mais você conseguir resumir, melhor”.

Adalie Pritchard

Gabriel Buss atualmente trabalha como redator no Poder360, auxiliando na produção do Drive, uma newsletter premium do jornal digital. A newsletter tem três edições por dia: uma às 6 horas da manhã, outra meio-dia e uma no fim do dia. O trabalho do Buss é corrigir e redigir notas para essa newsletter. Mas antes disso, ele trabalhou na Agência Brasileira de Jornalismo! O Canal da Imprensa entrevistou o jornalista para saber um pouco mais sobre a produção de uma newsletter. 

Canal da Imprensa: Em que consiste as suas tarefas como jornalista no Poder360?

Gabriel Buss: Eu trabalho dentro do Poder360 na newsletter. Eu faço esse trabalho montando quadro de imagens, legendas, tudo para essa newsletter. Para essa newsletter os repórteres e outros funcionários da empresa mandam notas e eu coloco no documento que a gente vai preparando. Também faço pelo menos uma reportagem econômica por semana. Às vezes é uma coisa mais simples, às vezes uma coisa mais elaborada. Também faço uma newsletter na sexta-feira de economia. Não é que faço, eu monto elas. A equipe de economia faz e a gente monta ela com os dados econômicos, resumos, etc. Essas são minhas principais funções. Também faço entrevistas no jornal com políticos, autoridades públicas e etc. Faço também o quadro “Fatos na Semana”, que é um quadro que conta os principais fatos da semana na política e no poder. Eu faço essa gravação na sexta e sempre vai no ar no sábado. 

CI: Como é feita uma newsletter?

GB: A gente faz as nossas newsletters por assunto. No Poder360, a gente cobre política, economia e poder no geral como o judiciário, outras esferas da justiça e do poder público como governadores e prefeitos. Montamos a newsletter no Google docs e depois o pessoal da tecnologia padroniza ela. Geralmente a primeira coisa que vem é uma notícia de hard news ou  uma apuração bem forte e exclusiva do jornal. Depois vem as outras notícias sobre poder, ou o que o presidente falou naquele dia, o que tá acontecendo no Palácio do Planalto. Depois vem notícias legislativas de congresso, Senado da Câmara e embaixo vem notícias internacionais, de tecnologia e mídia. 

CI: Que tipo de alcance tem?

GB: O tipo de alcance que tem é para assinantes. É para assinante do Poder360. Basicamente hoje os nossos assinantes são da área de política e economia, obviamente, porque é uma newsletter para eles. Grandes empresários, políticos e ministros de estado, são as pessoas que mais leem nosso conteúdo porque o conteúdo, de fato, está voltado para um público mais enriquecido, uma classe A e B. São públicos bem específicos, a newsletter não é voltada para todo mundo. Claro, é uma leitura fácil e tranquila, mas o conteúdo em si não é voltado para todos os públicos. 

CI: Como é a recepção do público?

GB: Eu não tenho muito esse feeling, porque como sou redator e não editor e tal, não tenho acesso ao receptor da newsletter. Quem teria esse acesso seriam outras pessoas. Não seria meu caso, porque eu só produzo ela mesma. No site a gente consegue ter porque o leitor sempre pode mandar mensagens para a gente, mas a newsletter é um outro departamento.

CI: Qual é o layout dos newsletters do poder 360?

GB: É um layout simples. Existe uma formatação certinha, então a genotnte tem um título em laranja com uma linha fina em “negrito” e a notinha de três e quatro linhas

CI: Quais são algumas dicas para escrever uma newsletter?

GB: Primeiro, ser extremamente conciso. Uma newsletter é para ser uma leitura rápida para a pessoa entender a notícia em três linhas e mais uma legenda e uma foto. É para a pessoa ler sem gastar tempo. Assuntos complexos precisam ser explicados de uma forma bem mastigadinha e rápida. O objetivo da newsletter é esse: a pessoa ter um acesso a maior número de informações em pouco tempo. Basicamente é isso, e ter o senso de apuração aguçado para saber de fato o que importa para o leitor e o que não importa. Tem notícias que são relevantes e tem notícias que não são tão relevantes assim. Precisam saber as principais informações. “Está chovendo em Pernambuco”. O que as pessoas precisam saber? Precisam saber quantos estão desabrigados, quantos estão desaparecidos, quantos morreram e se está sendo alguma coisa feita pelos órgãos públicos. É isso que eles precisam saber. Podem saber mais, se quiserem, através de um link que você pode deixar para a pessoa acessar a reportagem completa no site. 

 

Post Views: 1.597

Related Posts

comments
Entrevista

“O grande desafio é compreendermos que nós somos meio ambiente”

comments
Entrevista

“Religião é feita de gente”

Victoria falando sobre tons de pele
comments
Entrevista

Hierarquização dos tons de pele

The guardian

The Guardian: quem não deve não teme

  • 8 de junho de 2022
  • comments
Mulher dentro de uma newsletter

O universo da comunicação na mira do Farol Jornali…

  • 8 de junho de 2022
  • comments

Share this

0
SHARES
ShareTweet

About author

ABJ Notícias

Related Posts

comments
Entrevista

“O grande desafio é compreendermos que nós somos meio ambiente”

comments
Entrevista

“Religião é feita de gente”

Victoria falando sobre tons de pele
comments
Entrevista

Hierarquização dos tons de pele

favela
comments
Entrevista

O jornalista na periferia – Entrevista

Tags

  • #edição202
  • #email
  • #newsletter
  • #poder360
  • Jornalismo
  • mídia
  • Notícia
  • política

Comments

Copyright © 2019 Unasp Engenheiro Coelho