Bad Boy Billionaires: Índia – Bilionários em meio à extrema pobreza
- 25 de agosto de 2021
- comments
- ABJ Notícias
- Posted in Sessão Cultural
- 0
Como empresários acumularam dinheiro às custas de quem não tinha nada.
Mariana Santos
Quanto dinheiro alguém é capaz de gastar? O ser humano frequentemente surpreende seus semelhantes com a busca insaciável por bens acompanhada da incrível capacidade de ostentar luxos irracionais. O glamour da alta costura, jóias raras e imóveis gigantescos parece rir diante das milhões de pessoas que vivem em situação de pobreza extrema.
A série documental Bad Boy Billionaires: Índia analisa a trajetória de 4 bilionários que se envolveram em escândalos de corrupção, lavagem de dinheiro e fraude em um país em que 35% da população sobrevive com menos de 1 dólar por dia.
Os grandes astros dos documentários não aceitaram de forma passiva a “homenagem” que contém fotos, vídeos e declarações de amigos e familiares, pelo contrário, a série sofreu restrições devido a petições provenientes dos empresários em questão. O único bilionário que conseguiu de fato “proteger a sua imagem” foi Ramalinga Raju, cujo episódio não foi lançado com os demais na Netflix.
Quando a mídia fala sobre bilionários a tendência é instantaneamente pensarmos em países desenvolvidos, donos de empresas de tecnologia ou até mesmo a família real das monarquias que ainda existem. Contudo a série apresenta algo fora do repertório do brasileiro de classe média: a história de homens corruptos que detiveram impressionantes fortunas na Índia. Pode ser difícil para alguns espectadores reconhecer os nomes ou o rosto dos homens citados, porém, essa questão contribui para o assombro que o enredo provoca.
Nos três episódios que podem ser assistidos, é fácil perceber a desigualdade social escancarada em cada minuto. Enquanto os bilionários gastavam rios de dinheiro em bens, seus funcionários e suas empresas afundavam em dívidas. Inclusive, é curioso tratar tais homens como empresários, enquanto poderiam ser chamados (com razão) de criminosos.
Os crimes cometidos
Os três casos analisados nesta série documental, possuem particularidades. No caso de Nirav Modi o problema envolveu corrupção no sistema bancário (inclusive internacionalmente) e seu produto era destinado à elite internacional. Já nos casos de Vijay Mallya e Subrata Roy os maiores prejudicados eram da classe trabalhadora indiana, que perderam o dinheiro que lhes pertencia.
Ao assistir os episódios, pode-se notar as grandes falhas na justiça. A falta de pagamento foi apontada em carta como causa do suicídio da esposa de um dos funcionários de Vijay Mallya, famílias inteiras afirmaram ter perdido todo o seu investimento na empresa de Subrata Roy e Nirav Modi foi responsável por uma fraude de 2 bilhões no Punjab National Bank. Mesmo com todas essas informações, alguns dos crimes seguem em julgamento ou apenas foram esquecidos pelas autoridades.
A intenção da série documental de registrar tais absurdos, bem como dar voz para os prejudicados pelo esquema, sem dúvida alcançou o objetivo. Basta entender que no ano de 2020, Bad Boy Billionaires: Índia foi considerado o documentário mais assistido pelos indianos para perceber a relevância que a série documental assumiu.