O efeito Sésamo
- 25 de novembro de 2019
- comments
- Thamires Mattos
- Posted in Análises
- 0
Vila Sésamo se encarrega de atender cada necessidade local modo distinto em sua programação, e contribui para preparar crianças fortes, inteligentes e amáveis
Adalie Pritchard
Entre as crianças ao redor do mundo existem muitas diferenças. No entanto, quanto mais as analisamos, vemos que as semelhanças são maiores. Vila Sésamo se encarrega de atender cada uma destas diversas necessidades de modo distinto em sua programação.
Existem vários estudos sobre o impacto causado ao assistir Vila Sésamo nos primeiros anos de desenvolvimento. Há até um nome para isso: o “Efeito Sésamo”. Os dados mostram que assistir ao programa ajuda a preparar as crianças para a escola, em especial, as que moram em lugares de desvantagens econômicas. O estudo é prova que a televisão pode ter um impacto positivo sobre a sociedade.
A programação estreou em 1969, e tem um lugar importante no coração de muitos com seus personagens tão encantadores, carinhosos e divertidos. Adultos – como eu – concordam que é um conteúdo agradável para assistir, apesar de ser criado com o propósito de educar crianças. É simples a fim de captar a atenção de uma mente nova, mas, inteligente, e, portanto, fácil de assistir. Mediante diálogos engraçados, colocam as lições a serem aprendidas.
Além disso, a Vila Sésamo está localizada no mundo inteiro. No Egito, Khoka é uma boneca feita para parecer uma menina egípcia. Ela tem o sonho de se educar e chegar a ser uma profissional de sucesso. Nessa parte do mundo, as meninas precisam não só saber que é possível concretizar seus sonhos, mas, também, que existem ferramentas para realizá-los. Já na África do Sul, o vírus de transmissão sexual HIV é um grande problema entre a população. Por este motivo, Vila Sésamo coloca cenas na programação local que procuram ensinar às crianças o jeito certo de lidar com outras que foram infectadas. Ambas não precisam parar de brincar juntas, já que ninguém ficará doente por isso. Ao redor do mundo, visitam campos de refugiados para compartilhar um pouco de alegria com as crianças. É importante ensinar às crianças a ler e contar, mas Vila Sésamo não se esquece de outros detalhes, como instruí-las a ter uma boa higiene. Na Índia, por exemplo, a importância de colocar sapatos antes de utilizar o banheiro é enfatizada. Assim, o programa contribui para a saúde pública.
Big Bird (inglês), Garibaldo (Português), L’Oiseau Géant (Francês), Bibo (Alemão): são nomes diferentes, mas, a essência do personagem e o espírito do programa – fazer as crianças mais fortes, inteligentes e amáveis –, é internacional.