O podcast matinal é o assunto
- 27 de abril de 2022
- comments
- ABJ Notícias
- Posted in Análises
- 0
Um dos podcasts mais ouvidos no meio jornalístico mantém-se, desde a sua criação, no pico de audiências.
Franciele Borges
“O Assunto” é um dos podcasts mais ouvidos que ganha expansão na América Latina. Pode-se ser considerado um dos precursores de podcast de jornalismo da Globo com habilidade para tratar diversos assuntos, mantendo a identidade original das entrevistas. A apresentadora, Renata Lo Prete, cultiva o hábito de manter os ouvintes atônitos a cada episódio, pois, além de sua própria análise, traz a fonte de todos os assuntos debatidos.
Falando em entrevistas, a plataforma conta com mais de 300 convidados experientes dinâmicos que interagem por meio de bate papo com a apresentadora.
O projeto se expande na América do Sul e está conseguindo espaço nos públicos mais jovens. Para observar isso foi analisada a linguagem, que não deixa de ser séria e modesta, porém entendível ao público menos absorto no conhecimento sobre política, economia, cultura e sociedade em geral. “Fico contente em saber que o podcast virou referência e consolidou a liderança no segmento justamente sem abrir mão da sobriedade e do compromisso com a notícia”, celebra Lo Prete.
“O Assunto” é publicado diariamente pelas manhãs no GloboPlay e nas principais plataformas de áudios como Spotify e Apple. Em 2020, o programa comemorou um ano desde a estreia e teve uma contagem de mais de 32 milhões de downloads. Dois anos depois ele continua referência na audiência.
Um episódio ouvido foi “O desmonte da Lei Rouanet”, do dia 22 de abril de 2022, em que Lo Prete entrevista Cris Olivieri, advogada especializada em políticas culturais para explicar as séries de alterações na lei desde fevereiro em que o presidente Jair Bolsonaro cortou valores para teatros, museus e espetáculos musicais. Na conversa, as duas questionam a “antipatia” do presidente com a Lei, uma vez que ela favorece projetos culturais no Brasil.
Observou-se também o descontentamento das duas por causa de algumas frases como “desconstruir muita coisa”.
Visto que o podcast é jornalístico, o convidado, quando perguntado, tem espaço para emitir a sua opinião e deixar o questionamento para os ouvintes. Além da entrevistada principal, o episódio, assim como os demais, foi feito com recortes de alguns jornais da emissora que continham a fala do presidente sendo contra a distribuição de verbas e pautas passadas que explicam a criação e veto da Lei Paulo Gustavo.
Percebe-se que a criação do podcast alcançou êxito entre os demais perfis disponíveis para consulta de informação, porque ele segue uma abordagem convidativa longe de um conteúdo engessado e massante, ainda quando se trata de pautas sobre o governo e a economia, por exemplo.