The New York Times: newsletters para todos os gostos
- 8 de junho de 2022
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Jornalismo rápido e com variedade de informação de um dos maiores jornais do mundo.
Helena Cardoso
Imagine ficar informado sobre as principais notícias do dia sem ter que sequer abrir um jornal – seja on-line ou de papel. Essa é a proposta das Newsletters, um resumão das informações mais relevantes reunidas em apenas um e-mail. Assim como muitos outros grandes jornais, o The New York Times também adere a esse tipo de divulgação de notícias. Na verdade, o jornal é um dos que mais se destaca nesse quesito, pois possui uma variedade de conteúdos imensa e que atende a todos os gostos.
Diferente de outras plataformas, que é necessário se inscrever para ter acesso às Newsletters (já que são uma espécie de “e-mail por assinatura”), o leitor do NY Times não precisa se preocupar com isso. Quase todas podem ser acompanhadas direto no site, estando disponível sempre a última a ser lançada.
Além disso, a maioria delas é gratuita, tendo apenas algumas exclusivas para assinantes (com preço de 25 centavos de dólar por semana). Porém, as newsletters dessa plataforma são tão acessíveis que até as pagas podem ser lidas sem custos se acessadas pelo site. Dessa forma, a assinatura só é necessária se você deseja recebê-las em seu e-mail.
Singularidade e generalidade
O The New York Times é um dos jornais com maior variedade de conteúdos para diferentes tipos de público. Ele se destaca por ser, ao mesmo tempo, abrangente e específico. Abrangente porque é possível encontrar newsletters por editoria como em qualquer outra plataforma e possui cobertura de todos os temas, e específico porque na maioria das vezes se restringe a apenas um ponto de todo um assunto: não é só esporte, é baseball; não é só saúde, é covid; não é só planeta, são mudanças climáticas e zonas de fogo e perigo no oeste. Cada newsletter se aprofunda no assunto, com seus autores desenvolvendo uma análise curta, mas completa.
Estrutura própria
Embora com conteúdos específicos e estilo próprio, todas são muito bem-estruturadas e mantêm um padrão fixo. Nas noites de segunda a sexta, Yana Dlugy faz uma síntese dos principais acontecimentos da Rússia e Ucrânia na newsletter Russia-Ukraine War Briefing, traduzida por “Resumo da guerra Rússia-Ucrânia”. Assim como as outras do jornal, essa newsletter política também tem sua estrutura própria.
No primeiro parágrafo, Yana traz 5 tópicos, cada um com uma ou duas frases que resumem rapidamente os acontecimentos. Logo depois, duas notícias um pouquinho maiores – para os padrões de newsletters – são inseridas, partindo então para o What else we’re following. Essa seção, que significa “o que mais estamos acompanhando”, possui 4 tópicos fixos: Na Rússia, Na Ucrânia, Pelo mundo (que conta o envolvimento de outros países no conflito) e Nós também recomendamos (algo não necessariamente a ver com a guerra, mas com ligação a um dos dois países).
Feita para você
Algo que as newsletters do NY Times têm em comum é o tom de conversa, até em assuntos mais sérios. Mesmo que às vezes não explicitamente, a escrita é feita com a sensação que o autor está contando os fatos apenas para você. Lançada todos os dias, a For You (Para Você) é a que deixa isso mais evidente, sendo também a mais interativa.
Com ela, você personaliza seus interesses e recebe apenas conteúdos que vão te interessar. São oito editorias para escolher: internacional, saúde e fitness, inovação, vida inteligente, ciência, livros para ler, dicas, e o que cozinhar. Por ser diferente para cada leitor, essa newsletter requer e-mail para ser acessada. Mas mesmo assim ainda possui ligação com o site. A escolha do título e da linha fina atiçam a curiosidade e levam o consumidor a clicar no hiperlink e ler a matéria na íntegra.
Além dos temas escolhidos pelo leitor, outras seções compõem o texto. A primeira é “o que você pode ter perdido hoje”, que traz os principais assuntos do dia, com uma frase destinada a resumir cada um. Logo depois, a seção “Saúde” vem com a mesma ideia da anterior, mas com notícias sobre, é claro, saúde. Finalmente, a “Baseado em seus interesses” traz os assuntos personalizados de acordo com o que você escolheu dentre as editorias disponíveis.
A última parte de notícias é a maior geradora de curiosidade. Elas não necessariamente têm a ver com os interesses selecionados, mas também são interessantes. Ao ler os títulos muito bem elaborados sobre assuntos de famosos, opiniões e histórias intrigantes, você acaba querendo ler tudo. A maneira como o texto é construído dá uma dica sobre o tema, mas não explica muito bem, deixando o leitor curioso.
Jornalismo rápido
Mesmo de forma pequena e resumida, as newsletters reúnem notícias apuradas por profissionais que, dessa forma, exercem o jornalismo. Para quem gosta de ler, elas são uma ótima maneira de se manter atualizado de forma mais leve, atrativa e simples do que matérias completas de um jornal. Ainda oferecem a possibilidade de escolher e receber facilmente exatamente o que quer consumir, até quem não gosta vai passar a gostar.