Johnny Depp x Jack Sparrow
- 23 de agosto de 2022
- comments
- ABJ Notícias
- Posted in Debate
- 0
Na batalha pela inocência quem vence: o ator ou o personagem?
Lucas Pazzaglini
Ele já interpretou mais de 83 papéis nas telas, contagiou milhões de pessoas com suas peripécias artísticas em frente às câmeras, arrecadou mais de 4,524 bilhões de dólares, em uma de suas franquias, recebeu 3 indicações ao Oscar de Melhor Ator ,10 ao Globo de Ouro, venceu por 13 vezes o Peoples Choice Awards e a lista continua.
Johnny Depp viveu para o cinema e para o entretenimento, mas nenhum papel o preparou o suficiente para o maior espetáculo midiático do qual ele fez parte. A atuação tomou lugar em um dos 95 condados do estado da Virgínia, nos Estados Unidos, mais precisamente no de Fairfax, em seu principal tribunal.
O julgamento, em que Johnny Depp e Amber Heard se viram escalados como atores principais, movimentou legião de fãs por meio das telas da televisão e até mesmo de forma física. O espetáculo moveu as massas e levou pessoas a gastar grandes quantias de dinheiro para acompanhar o julgamento, mesmo que do lado de fora das portas. A revista PEOPLE destaca o caso do americano Ivan de Boer, que gastou U$ 30 mil simplesmente para acompanhar tudo de perto.
As multidões de fãs que paravam em frente ao tribunal eram totalmente dedicadas e devotadas à Depp. A revista PEOPLE, também se deparou com diversas histórias inusitadas ao coletar outros depoimentos de fãs, como a de Sabrina Harrison de Madison que disse nunca ter participado de nada assim em seus 46 anos de vida e a de Sharon Smith, que se deslocou da Grã Bretanha para ter uma visão privilegiada.
A pergunta que prevalece é: por que tanta visibilidade? Por que tanto interesse? Qual a necessidade de promover um show em um momento tão sensível? A resposta tem lugar no primeiro parágrafo deste texto: Johnny Depp é um ótimo ator.
Essas palavras podem parecer não fazer sentido, mas são tão reais que a própria Amber Heard as declarou ao fim das 6 semanas de julgamento. Em uma entrevista ao “Today Show”, a atriz disse que não culpa os jurados pela decisão, porque “Johnny Depp é uma figura amada e as pessoas sentem que o conhecem. Ele é um ator incrível”.
Ficção x Realidade
A inclinação afetiva demonstrada para com personagens interpretados por Johnny Depp, tais como: Willy Wonka, Edward Mãos de Tesoura e, principalmente, Jack Sparrow, tiveram influência no veredito final e na absolvição assegurada do réu.
Entenda, a inocência de Johnny não está sendo desconsiderada com essa fala. O júri e a juíza envolvidos no caso desempenharam sabiamente seus papéis e agiram conforme as provas que lhes foram apontadas. Mas ainda assim é infantil declarar que a decisão final não teve uma influência externa, e pior que externa, uma influência imaginária.
De onde os fãs conhecem Depp? Das telas! O conhecem por diferentes nomes e diferentes personalidades, não têm um vislumbre real de quem é o seu ídolo, e ainda assim se sentiram na obrigação de acampar em frente a um tribunal para demonstrar seu apoio.
Existe um perigo real ao infiltrar o mundo inventado no real. A BBC relata que a opinião pública era de que “Amber Heard já havia perdido antes mesmo do resultado final”, e isso não é natural, e muito menos ético.
Amber foi fortemente bombardeada por ridicularizações e mensagens de assédio, e aqui o ponto abordado não é sua culpa ou a falta dela, mas sim como um personagem pode gerar uma comoção desenfreada.
Sparrow X Mera
Heard também é uma atriz. Tem 36 anos, 16 anos de carreira, 40 participações em filmes e séries, e apenas um papel sempre comentado: Mera, em Aquaman. Quem é ela perante a magnitude filmográfica de Depp? Por muitas vezes parece que esse foi o ponto levado em maior consideração pelos fãs.
Aqueles que estavam magoados pelo afastamento de Johnny de sagas de sucesso como: Piratas do Caribe e Animais Fantásticos, preferiram dar o veredito em meio a um processo ainda em andamento, e desvalidar desde o princípio a voz da acusante. Prova clara disso são as diversas petições assinadas online que pedem o retorno de Depp como Jack Sparrow, petições que foram criadas em meio ao julgamento.
Até que ponto o mundo imaginário pode quebrar as barreiras da realidade e influenciar em decisões reais? Por mais que Johnny Depp seja inocente, a desvalidação do ponto de Amber, de forma tão rápida, devido a fama do rival foi a melhor decisão? O que teria acontecido se ela tivesse 35 anos de carreira e Depp apenas 36 anos de idade?
Carregar nas costas 83 personagens não te prova como uma boa pessoa, apenas como um bom ator, e em um julgamento, talvez esse seja o maior perigo.