• Home
  • Sobre o Site
  • Quem Somos
  • Edições Anteriores
Log In

  • Home
  • Sobre o Site
  • Quem Somos
  • Edições Anteriores

HomeDebateComo a nova mídia beneficia a variedade jornalística de contar histórias
Fones e microfone

Como a nova mídia beneficia a variedade jornalística de contar histórias

  • 27 de abril de 2022
  • comments
  • ABJ Notícias
  • Posted in Debate
  • 0

A evolução das tecnologias digitais proporcionou às rádios criarem seus quadros on-line, como o podcast, mas, de que forma isso pode ser lucrativo para o jornalismo?

Laura Rezzuto

Pode até parecer simples, mas um dos maiores desafios do jornalismo é contar histórias. Convencendo o público de maneira relevante, com confiabilidade e um linguajar que estimule o encanto dos ouvintes. Mas será que realmente dá para aplicar o jornalismo em um podcast? Será que vale a pena?

Consumo de podcast

Sem dúvida o brasileiro é um grande admirador de podcast, levando em conta que este meio de comunicação tem sido ouvido por 80%  da população, chegando a reproduzir 13 bilhões de horas por mês no Brasil, de acordo com a Comscore. Por isso, para nutrir esse interesse, várias redes têm aumentado a produção de podcasts na mesma cadência que os consumidores escutam.

Os Podcasts permitiram que os usuários começassem a ter completo livre-arbítrio sobre como, onde e quando se orientam e se mantêm atualizados. Um rompimento de padrão na sociedade atual. É só você comparar ao telejornal ou ao rádio. Para ficar inteirado dos últimos acontecimentos, é preciso esperar o horário exato do começo do programa. Porém, através do podcast, não precisamos ter esse tipo de preocupação.

Mas afinal, por que produzir um podcast jornalístico? 

A explicação para esta pergunta está na própria sociedade. Hoje, em um tempo de hiperconectividade e mobilidade digital, o jornalismo precisa manter-se dinâmico e presente nas plataformas onde as pessoas estão, tão logo este pode atuar em favor da sociedade.

Esse é o caso do podcast de jornalismo Café da Manhã, criado pela Folha de SP e a plataforma de streaming Spotify, que apareceu como o campeão de audiência em 2019. Em tempos onde se debate a credibilidade de meios de comunicação, o número de ouvintes deste podcast nos leva a acreditar que o modelo tenha bastante importância no dia a dia dos ouvintes.

O público obtém total autonomia para decidir o tipo de notícia que deseja usufruir em determinado dia e ainda consegue fazer outra tarefa enquanto ouve, por isso, as pessoas encontraram novos espaços para se informar. Caminhar na rua, praticar atividades físicas ou até mesmo dirigir foram aprimorados por quem é fã de conteúdos jornalísticos e consegue fazer isso através de áudio. E talvez esteja aí o motivo de o “café da manhã” ter tanta audiência. 

E o ponto de vista do público?

Segundo o Doth News, o top 20 dos podcasts mais ouvidos abrangem programas sobre cultura pop, entretenimento, ciência, mas, também, muito jornalismo. Há alternativas variadas, como: entrevistas, contação de histórias, reportagens e storytelling apresentados em áudio. 

Nerdcast, Gugacast, Mamilos, Xadrez Verbal, Anticast, Projetos Humanos, Não Ouvo, Braincast, Matando Robôs Gigantes e Poucas, são os 10 podcasts apontados como os mais ouvidos pela AbPod em 2019. 

Acima de tudo, o podcast jornalístico tem influenciado o senso crítico dos seus ouvintes. As notícias podem ser discutidas de forma independente pelos jornalistas e comentaristas das informações propostas. 

Segundo uma pesquisa realizada pela UNISINOS, ao realizar entrevistas, foi possível entender que o jornalismo tem inovado na entrega de conteúdos digitais, e assim, atraído audiência e proporcionado experiências com profundidade jornalística.

Este meio tem ganhado notoriedade para o Jornalismo e está tendo um alto consumo. As notícias são repassadas com uma certa leveza, e ao mesmo tempo, o público consegue se sentir próximo do veículo de comunicação. “Quem está ouvindo se sente íntimo de quem está falando. Cria-se ali uma cumplicidade, porque uma vez ou outra, nós damos uma piscadinha. Porém, o rigor jornalístico e o compromisso com o equilíbrio nunca são abandonados”, disse a produção do podcast Durma com essa.  

Mas, no fim, o podcast de jornalismo já prosperou?

Esse segmento tem ganhado espaço como produto de comunicação para o público que busca conteúdo de notícias. O podcast carrega consigo o formato radiofônico de produção de conteúdo, o que aprimora a experiência do ouvinte, garantindo mobilidade, facilidade ao acesso dos produtos desenvolvidos pelos veículos de comunicação e o deixando confortável, gerando assim, uma audiência alta e prosperando na área.

Ou seja, os podcasts têm compensado o jornalismo com sua nova forma de atrair o público para a notícia, principalmente hoje, em tempos de crise, quanto à importância do jornalismo para a sociedade.

.

Post Views: 1.160

Related Posts

comments
Debate

Remakes: nostalgia para sobreviver

comments
Debate

O cansaço criativo disfarçado de nostalgia

comments
Debate

Adaptação ou oportunismo?

Celebridade passando por um breakdown

Entre breakdowns, vida pessoal e o interesse públi…

  • 6 de abril de 2022
  • comments
Fones no lixo

O podcast: um formato de jornalismo ainda imaturo

  • 27 de abril de 2022
  • comments

Share this

0
SHARES
ShareTweet

About author

ABJ Notícias

Related Posts

comments
Debate

Remakes: nostalgia para sobreviver

comments
Debate

O cansaço criativo disfarçado de nostalgia

comments
Debate

Adaptação ou oportunismo?

comments
Debate

Culpado! Será?

Tags

  • #audio
  • #edição200
  • #formato
  • #noticiabilidade
  • #podcast
  • debate
  • entrevista
  • Jornalismo

Comments

Copyright © 2019 Unasp Engenheiro Coelho