Café da Manhã, o podcast mais informativo do seu dia
- 27 de abril de 2022
- comments
- ABJ Notícias
- Posted in Análises
- 0
Uma parceria entre jornalismo e interatividade.
Helena Cardoso
Nos últimos tempos, os podcasts se popularizaram e se tornaram os “queridinhos” da população, especialmente entre os mais jovens. São conhecidos principalmente por trazerem entretenimento em tom de conversa, mas não se restringem a isso. Podcasts jornalísticos de diversas áreas têm adentrado cada vez mais o cotidiano dos brasileiros.
Um exemplo é o Podcast Café da Manhã, produzido em parceria entre o jornal Folha de São Paulo e a plataforma de streaming de músicas Spotify. Novos episódios com duração média de 25 minutos são postados de segunda a sexta. No quadro de funcionários, encontram-se Jéssica Maes, Victor Lacombe e Laila Mouallem (normalmente na produção), e Thomé Granemann, responsável pela edição de áudio. Além deles, Maurício Meireles, Magê Flores e Daniel Castro se revezam na locução, estando sempre em duplas.
Interação e seriedade
Durante o programa, os apresentadores procuram sempre formas de interagir com o ouvinte e entregar um jornalismo mais atrativo. Às sextas, por exemplo, ocorre o chamado “debate do fim de semana”, onde um tema enviado pelos espectadores é trazido e discutido brevemente. Em outros dias, os locutores interagem entre si e tentam levar o jornalismo do Café da Manhã como uma conversa.
Entretanto, apesar do programa sempre abrir ou encerrar com momentos de interação, a informação em seu decorrer é passada com seriedade e profissionalismo. Com assuntos passando entre política, economia, saúde, ciência, cotidiano e cultura, o Café da Manhã se atém principalmente aos dois primeiros. Avaliando os episódios de primeiro de abril ao dia 8, todos podem ser encaixados em política, alguns tendo também nuances de economia.
Desenvolvimento do programa
O tema do podcast é escolhido a partir do acontecimento mais relevante do dia anterior ou algum fato importante ocorrido durante a madrugada, visto que os episódios são postados às seis da manhã. Além do foco em um assunto principal, os últimos minutos do programa (normalmente de dois a quatro) são destinados ao quadro “o que mais você precisa saber hoje”, que cita rapidamente e de forma menos aprofundada outros fatos relevantes.
Em cada episódio, uma fonte especializada no assunto é convidada para uma entrevista. É essa fonte quem conduz todo o desenrolar do programa, explicando sobre o tema e suas implicações. Sua aparição pode vir após a introdução feita pelos apresentadores (às vezes dinâmica, às vezes informativa), ou logo no começo, com sua voz abrindo o capítulo.
Jornalismo?
Por se tratar de uma nova forma de fazer jornalismo, muitos questionam o quão verdadeiramente jornalístico pode ser um podcast. Afinal, de onde vêm as informações e de que forma é feita a apuração? Cada programa possui sua própria maneira de investigação da verdade e construção da narrativa. Mesmo não seguindo um padrão exato, continuam levando informação aos ouvintes. Dessa forma, o papel do jornalismo continua a ser cumprido, ainda que em outras plataformas.