A luta pela conscientização nas letras de Beyoncé
- 5 de outubro de 2022
- comments
- Theillyson Lima
- Posted in Análises
- 0
Uma manifestação social por meio das letras sobre racismo e desigualdade.
Camilly Inacio
Com uma carreira solo desde 1999, depois de fazer parte do grupo musical Destiny’s Child, Beyoncé faz sucesso ao redor do mundo com seus hits e dezenas de álbuns lançados. Em algumas músicas ela trazia de forma mais discreta temas como o empoderamento feminino, racismo e desigualdades sociais.
“I like my baby heir with baby hair and afros (Eu gosto do cabelo da pequena herdeira, com o cabelo de bebê e afro)
I like my negro nose with Jackson Five nostrils (Eu gosto do meu nariz de negro com as narinas do Jackson Five)”
Esse é o trecho da primeira música em que Beyoncé abordou de forma direta questões como racismo e desigualdade. Considerada um dos hinos do empoderamento negro, a música “Formation”, tem reflexões tanto em suas letras quanto no videoclipe, transmitindo uma mensagem sobre as raízes negras e dando luz sobre o movimento Black Lives Matter.
O clipe foi gravado em Nova Orleans, uma cidade de importane tradição negra, desde a época da escravidão. A cidade é um símbolo do povo negro e também palco de forte violência policial. As duas primeiras frases foram ditas pelo artista Messy Mya, rapper e comediante de Nova Orleans que criticava a violência policial na região, assim como o restante da música também faz referências a essa violência e a importância do empoderamento.
Em um momento da música a cantora faz referência ao fato de ser uma negra de pele clara o que a fazia não ser considerada uma pessoa negra, dentro de uma lógica de discriminação baseada na cor de pele. Ao falar sobre sua própria origem e exaltar sua cultura, ela enaltece esses traços e transmite que não irá negar sua negritude por qualquer motivo.
Luta pela conscientização
Desde então, Beyoncé tem produzido diversas músicas e videoclipes que refletem a luta pela conscientização dos temas anteriormente citados, como o racismo. Para isso, ela tem investido em grandes produções de álbuns visuais, entre eles “Black is King”, “Lemonade” e “Homecoming”.
Beyoncé foi a primeira mulher afro-americana a ser a atração principal do Coachella, em 2018. A mensagem por trás de “Homecoming” estava em suas apresentações, performances e figurino. Uma arquibancada preenchida por dançarinos e músicos que expressavam o desejo de conscientizar as pessoas sobre a importância do reconhecimento dessas raízes negras.
A artista conta que o mais importante nas apresentações do show era levar a cultura negra ao coachella e fazer as pessoas da mesma origem se sentirem representadas em cada detalhe, como se elas estivessem no próprio palco.
Black is King
“Black is King” é um álbum visual, em que não foram feitos apenas clipes, mas um filme musical. O filme foi uma readaptação de “O Rei Leão” escrita pela própria Beyoncé. A história retratou um menino negro como simba, que durante sua vida tenta se reconectar com suas origens africanas.
Nesse álbum visual as músicas contam a história de uma trajetória de sofrimento e luta pelo reconhecimento das origens africanas. Em alguns momentos, também faz referência ao poder feminino em tradições africanas. As letras falam sobre a beleza da pele negra e celebram a amplitude da ancestralidade africana.
Em um dos depoimentos da cantora ela fala sobre o objetivo do álbum de apresentar elementos de uma história negra e da tradição africana com um toque moderno e uma mensagem universal, para expressar o que realmente significa encontrar sua identidade e construir um legado.
Ativismo social por trás das letras
A música é um dos meios mais eficientes para transmitir mensagens que alcancem o maior número de pessoas. Ela chega aos mais variados círculos sociais, por isso, falar sobre pautas sociais nesse meio tem se tornado cada vez mais comum.
Com uma imagem conhecida por milhares de pessoas, Beyonce tem investido fortemente em transmitir a mensagem do empoderamento negro e feminino em uma luta contra as discriminações sociais através de suas músicas, conseguindo atingir um grande público para que esse objetivo seja alcançado.