Um dos casos mais famosos do momento é o menos explorado
- 6 de novembro de 2024
- comments
- Theillyson Lima
- Posted in Análises
- 0
É responsabilidade da mídia investigar o caso “Diddy”?
Isabella Maciel
Em novembro de 2023 se iniciou um dos principais escândalos recentes da indústria musical. O caso “Diddy” já inclui mais de 20 acusações, envolvendo nomes grandes da indústria e tem sido alvo de teorias e conspirações nas redes sociais.
O caso
Em novembro de 2023, a cantora de R&B Cassie Ventura entrou com uma ação judicial contra o magnata do hip-hop Sean Diddy Combs, seu ex-chefe de gravadora e namorado. Cassie o acusou de estupro, alegou que ele a teria forçado a participar de encontros sexuais “esquisitos” e abuso físico contínuo por cerca de uma década. Diddy negou veementemente as alegações.
Mas essa foi só a ponta do iceberg, pois em maio deste ano, um vídeo de Combs agredindo a cantora veio a público. O caso foi resolvido nos tribunais, mas abriu portas para que outras vítimas se sentissem seguras e, nos meses seguintes, mais de 20 processos foram movidos contra o empresário. Em setembro Diddy foi indiciado por acusações federais de tráfico sexual, conspiração para extorsão e transporte para se envolver em prostituição. Após se declarar inocente, foi feito o pagamento da fiança, que foi negado, e ele segue preso aguardando o julgamento que deve acontecer dia 5 de maio de 2025.
O mundo dos famosos é cheio de sujeiras que acabam sendo descobertas com o passar do tempo, e com Diddy não foi diferente. O rapper apadrinhou nomes da indústria musical como Justin Bieber, Usher, Mary J.Blige e Notorious Big. Além disso, é dono do selo Bad Boys Records.
Entretanto, tudo o que é público é comentado. E a internet virou um palco de teorias e conspirações sobre Diddy e as estrelas que já tiveram contato com o artista.
Responsabilidade midiática
Segundo a definição do dicionário Oxford Languages, o papel do jornalismo consiste em:
atividade profissional que visa coletar, investigar, analisar e transmitir periodicamente ao grande público, ou a segmentos dele, informações da atualidade, utilizando veículos de comunicação (jornal, revista, rádio, televisão etc.) para difundi-las.
No dia 27 de setembro, o G1 publicou uma reportagem sobre o caso “Diddy”. A reportagem conta a vida do magnata, quem é, como ficou famoso, e só depois começa a desenvolver o caso. A vida dos filhos de Diddy é relevante para a apuração dos fatos? O que foi feito com os dados apresentados pela promotoria? Há uma investigação por parte da mídia?
Em todas as matérias que se seguem no G1 não é possível ver um avanço na apuração dos fatos, apenas a apresentação de novas acusações ou declarações de famosos.
Não é possível entender o caso por completo e suas implicações a partir da informação rasa que é apresentada ao leitor.
Já a BBC publicou uma reportagem sobre o caso no dia 26 de setembro, destrinchando toda a trajetória de Diddy e seus altos e baixos. O veículo escolheu abordar os processos enfrentados pelo rapper ao longo de sua vida. Desde o episódio do City College em 1990, briga com treinador de futebol, alegações de abusos, entre outras notícias que podem ser ligadas.
O caso movimentou as redes sociais, gerando especulações relacionadas a letra das músicas de famosos, a morte de Notorious B.I.G, Tupac, e acusações de agressão sexual. A BBC não se apoiou nas especulações, e teorias, mas apresentou todos os fatos relacionados a época das principais especulações envolvendo o rapper.
A BBC ainda fez uma reportagem sobre a série de acusações que levou o rapper à prisão. Detalhando as alegações feitas após o processo aberto por Cassie.