Hugo Gloss: o jornalista das celebridades
- 1 de novembro de 2023
- comments
- Theillyson Lima
- Posted in Análises
- 0
Uma análise sobre um dos maiores portais do entretenimento brasileiro.
Gabrielle Ramos Venceslau
Bruno Rocha da Fonseca, mais conhecido por Hugo Gloss, é um jornalista brasileiro que se destacou como uma figura influente na área de entretenimento e celebridades. Além de possuir formação em Jornalismo, também cursou Letras e uma pós-graduação em Comunicação Social. Atualmente, ele se consolidou como um dos principais influenciadores digitais do Brasil.
Com um notável total de 20,9 milhões de seguidores no Instagram e sendo também ativo no Facebook, X e YouTube, Hugo Gloss construiu uma grande base de fãs e seguidores. No entanto, sua jornada rumo à fama começou através do Twitter, quando criou um perfil para compartilhar tweets como se fosse o comediante Christian Pior, do programa Pânico.
Devido a esse reconhecimento repentino, adotou o nome artístico que faz referência à marca Hugo Boss. Logo após, foi contratado como redator do programa Caldeirão do Huck. Em 2013, lançou seu blog, que teve um aumento expressivo de popularidade após o fim do site Ego, pertencente ao grupo Globo. Além disso, também atuou como apresentador, dublador e esteve à frente de coberturas de grandes eventos como o Oscar e Emmy Awards.
Características dos conteúdos do Instagram
Em seu perfil no Instagram, Hugo Gloss compartilha uma variedade de conteúdos. Um dos mais recorrentes são as publicações no feed de caráter “curioso”, que consistem em uma foto ou mais, acompanhadas de legendas extensas e informativas. Na maioria das vezes, esses posts revelam alguma fofoca sobre uma celebridade, polêmicas, colaborações ou encontros entre personalidades. Mas também podem abordar temas que vão desde política nacional e internacional até esportes, questões jurídicas, dentre outros.
Além disso, as postagens que direcionam o leitor para outros conteúdos também se destacam. Elas se caracterizam por apresentar imagens com título, citação ou contextualização do tema. Nesse caso, a legenda é mais sucinta e indica que o conteúdo completo está no portal do Hugo Gloss. No geral, essas notícias envolvem o mundo do entretenimento. Porém, da mesma forma incluem assuntos não relacionados a figuras públicas, mas que chamam a atenção devido ao seu caráter inusitado.
Em menor frequência, os reels também aparecem. Esses são trechos de programas, shows, declarações de famosos ou situações do dia a dia que repercutiram nas redes sociais. Outro aspecto notável do perfil é a promoção de eventos ou produtos culturais. Nesses casos, nem sempre fica claro se a publicação é patrocinada ou se está sendo compartilhada por ter relevância para o público. Nos stories, Hugo Gloss compartilha os links das notícias e mostra um pouco da sua vida profissional. Ele também comenta sobre os acontecimentos do reality show “A Fazenda”.
O jornalismo pode ser reinventado
Ao longo dos anos, o jornalismo vem se reinventando e permitindo que o público interaja cada vez mais com os conteúdos. Esse fenômeno se intensificou com a popularização da internet, que facilitou o compartilhamento massivo de notícias. Consequentemente, também deu origem ao surgimento de diversos jornais e mídias com públicos distintos. Afinal, seria impossível que um único leitor desse conta de ler toneladas de informações sobre assuntos diferentes.
Atualmente, a presença de celebridades ou pessoas que buscam reconhecimento não é incomum. Nesse sentido, surge o jornalismo de celebridades, que aborda temas relacionados ao entretenimento, ao invés de se concentrar em notícias políticas e econômicas, por exemplo. Entretanto, ao procurar atender à demanda das pessoas interessadas neste tópico, muitas vezes acaba recorrendo ao sensacionalismo, ao fazer seus conteúdos com base em fofocas ou especulações.
Todo esse contexto levanta questionamentos e comparações com outras áreas do jornalismo, já que todas elas deveriam trabalhar com precisão e ética jornalística. Afinal, é correto que qualquer acontecimento na vida de um famoso seja transformado em notícia ou até mesmo capa de revista? Numa sociedade que é amplamente influenciada pelas celebridades, o papel que o jornalismo desempenha na divulgação das notícias é crucial para ditar as tendências e opiniões.
Fofoca ou notícia?
As publicações de caráter curioso mostram fatos interessantes da vida de uma personalidade que não tiveram um desdobramento tão grande ao ponto de se transformar em notícia do portal. Mas por não ser um conteúdo jornalístico, a informação se torna irrelevante? Possivelmente, para aqueles que não seguem de perto o universo das celebridades, a resposta seja sim. Mas, para o público alvo do perfil, as informações despertam grande interesse.
Outro ponto importante, é que, em meio a essas publicações sobre entretenimento, também se encontram informações sobre o que está acontecendo tanto no Brasil quanto no mundo. Isso é um ponto positivo, pois embora não seja o foco central da página, serve como um adicional que mantém o público minimamente informado sobre as principais notícias do momento.
As matérias e reportagens publicadas no portal e divulgadas no Instagram tendem a ter um caráter mais sério, pois são textos mais extensos. Embora se enquadrem na categoria de produção jornalística, nem sempre passam por um processo rigoroso de apuração, pois muitas vezes se originam de fofocas e vazamentos de fotos ou vídeos. Além disso, o conteúdo dessas notícias pode deixar de lado questões éticas. Afinal, só por que alguém é famoso, é correto expor qualquer informação sobre a vida dele?
Junto às notícias sobre celebridades, matérias também são compartilhadas sobre temas que não estão diretamente ligados a figuras públicas, mas que despertam a atenção. No entanto, elas são replicações de outros portais. Em outras palavras, são fatos que não foram descobertos e analisados pelo portal Hugo Gloss, apenas são publicados porque ganharam popularidade. Isso foge novamente do processo de apuração.
Quanto aos conteúdos dos reels, posts de divulgação, publicidades e stories, é importante ressaltar que estes não possuem caráter estritamente jornalístico. Mas complementam de alguma forma o propósito do perfil, que é a divulgação de informações sobre a vida das personalidades e temáticas relacionadas ao entretenimento.
Em resumo, os conteúdos apresentados no perfil do Hugo Gloss abrangem uma variedade de temas, sendo que alguns não se enquadram no âmbito jornalístico. Já aqueles que aparentam, não cumprem com os principais pilares do jornalismo: a apuração e a ética. Contudo, se a maioria das notícias se baseia em fofocas e especulações ou de alguma forma infringe a ética ao abordar assuntos pessoais da vida das celebridades, surge o questionamento: o jornalismo de entretenimento poderia existir sem tudo isso?