Conheça a periferia pelo olhar de quem mora lá
- 14 de setembro de 2022
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Contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias e minimizar as lacunas de informação é a missão da agência mural, jornalismo independente feito dentro dos subúrbios de SP
Bruna Schaun
“Ignorar os jovens é ignorar o futuro.” Essa é a última frase falada no vídeo institucional da agência mural, um site de notícias jornalísticas que aborda as periferias de São Paulo e da Bahia. Os muralistas (como são chamados os repórteres e gestores do mural) são pessoas que não só estão vendo as pautas pelos grandes canais de comunicação, mas também estão vivendo elas na pele. O interessante, é que o que aparece nos canais de notícias é muito pouco do que realmente acontece lá dentro.
A agência mural nasceu para fugir do jornalismo “fácil, rápido e simples”, que infelizmente é o que é mostrado pelo noticiário que temos na capital paulista. Deixar de pautar só o que acontece perto das redações ou no polo da economia, sair da zona de conforto e ir atrás de notificar a verdade sobre todo e qualquer lugar deveria ser o objetivo do jornalismo brasileiro. Esse é um dos objetivos da agência, levar informação verdadeira a todos, principalmente para os moradores das periferias, de uma forma clara. Mas também levar informação para o público de fora, mostrando como realmente é lá dentro, pelo olhar de quem mora lá.
De fora da cobertura de boa qualidade
A periferia muitas vezes é mal representada por estatísticas de pobreza, relatos de atos violentos, atrações turísticas e de vez em quando, por uma ou outra atração cultural. Por isso, em 2010, nasceu do esforço de 20 muralistas o primeiro blog de notícias das periferias de São Paulo, o blog Mural. Blog esse que foi hospedado desde seu início na lista de blogs da Folha de S. Paulo.
Mesmo que o blog tenha surgido em 2010, o site só foi surgir em 2015. Todos os correspondentes, jornalistas, comunicadores e blogueiros que de alguma forma contribuem para contar histórias que ninguém conta, são residentes das periferias que o mural cobre. A equipe, então, é formada por 89 pessoas. 15 compõem a redação, 5 são gestores e 69 são correspondentes locais. A equipe é composta por homens e mulheres, pretos e brancos.
A verdade de uma forma descontraída
Apesar de o agência mural ter sido criado para que as periferias fossem vistas da forma correta, o site não deixa de noticiar para os seus leitores sobre os diversos temas como, política, economia e cultura. Vemos que o jornalismo feito pelos moradores dos subúrbios é um jornalismo sem discriminação, onde as fontes mais improváveis também são fontes extremamente relevantes. Um exemplo disso é a matéria publicada no dia 12/09 deste ano, que tem como título: Eleições e o funk. Nessa matéria, as principais fontes são pessoas que vivem do funk nas periferias.
Geralmente, a linguagem das reportagens feitas pelo mural é mais divertida e descontraída, podendo usar charges e gírias. “Vamos juntos nas eleições nas quebradas?” é o título de uma matéria que apresenta gírias logo no início, escrita no dia 15/08.
Mesmo que com tom de brincadeira, a agência mural é séria e não deixa de ser uma agência de informação e inteligência sobre as periferias. Periferias essas que muitas vezes têm menos acesso aos direitos por causa das dificuldades de se ter informação. A missão é apresentar e cuidar deste lugar onde as histórias têm menos holofotes e a imprensa evita cobrir.