Portugal: uma visão do que está acontecendo no Brasil
- 16 de março de 2022
- comments
- ABJ Notícias
- Posted in Análises
- 0
O que nossos colonizadores pensam sobre nós.
Bruna Schaun
Foi em 1500 que a história dessas duas nações se cruzaram e pela primeira vez um navio português atracou na costa brasileira que até então era “desconhecida”. As navegações, que tinham como objetivo chegar à Índia, levaram Portugal a encontrar os índios (nome dado pelos portugueses para os habitantes que já residiam no Brasil). Havia muito a ser explorado.
Brasil x Portugal
Não se pode negar que Brasil e Portugal tem uma história antiga e algumas questões mal resolvidas que até hoje trazem um certo desconforto para a população dos dois países. Portugal gosta do Brasil? O que nossos colonizadores pensam sobre nós? É claro que o povo brasileiro tem motivos para pensar assim: a exploração do Pau-Brasil, o ouro levado e a escravidão de quem já era morador, fizeram com que até os dias atuais muitos brasileiros se sintam incomodados com o país descobridor.
O que não pode ser esquecido é que, as gerações não são mais as mesmas. Com esse fato pode-se pensar: Vale a pena continuar achando que Portugal nos odeia e vice-versa? Apesar dos achismos, as duas nações têm coisas em comum, o senso de humor e o meme que percorre o Twitter há algum tempo, “DEVOLVE NOSSO OURO!”
Visão do correio da manhã sobre o Brasil
O Correio da Manhã, jornal líder de mercado em Portugal, com mais de 110 mil exemplares vendidos por dia, costuma escrever de duas a quatro matérias mensais sobre o Brasil. Seus textos não são apresentados de forma irônica, sensacionalista ou exagerada, mas de escrita clara, objetiva e factual.
Entre agosto de 2021 e fevereiro de 2022, foram publicadas mais de 38 matérias sobre o Brasil. Trinta delas foram sobre catástrofes ambientais que assolam a pátria nos últimos meses. Cinco matérias falaram sobre o atual presidente brasileiro, Jair Bolsonaro e o restante sobre curiosidades que acontecem no país, como a matéria publicada no dia 12 de outubro de 2021, “O padre radical”, que está se preparando para saltar da estátua do Cristo Redentor, na cidade do Rio de Janeiro, em 2022.
Apesar de muito ser falado sobre impactos ambientais, o foco não está só no fato de a nação verde e amarela ser a casa da floresta amazônica, que inclusive vem sofrendo com o desmatamento e a negligência do governo brasileiro.
“Entre 1 de agosto de 2020 e 31 de julho de 2021, a Amazônia perdeu 13 235 Km2 de área verde, o equivalente a nove vezes o tamanho da megacidade de São Paulo”, diz uma matéria publicada pelo jornal Correio da Manhã, no dia 20 de novembro de 2021. O texto continua falando que é a maior área devastada desde 2006 e também que é o terceiro ano consecutivo de aumento de destruição da floresta.
Dos 30 textos escritos sobre meio ambiente, 24 deles falaram sobre a tragédia com chuvas torrenciais que ocorreram na cidade de Petrópolis – RJ. Fazendo com que o Correio da Manhã se mostre um jornal factual. Portugal mantém sua população informada sobre o que acontece no mundo, isso inclui avisar sobre tudo o que acontece no Brasil.
“Portugal lamenta mortes provocadas pela chuva na cidade brasileira de Petrópolis” é o título da matéria escrita no dia 16 de fevereiro deste ano e também publicada pelo jornal Correio da Manhã, mostrando a solidariedade de nosso país colonizador.
É inegável que o Brasil e Portugal são eternamente ligados pela longa história que compartilham, mas com relação a como um é visto pelo outro, fica evidente através do que é publicado pelo principal jornal da nação portuguesa, que os brasileiros são levados a sério, sem ridicularização e que Portugal se comporta de uma forma pacífica. Ficando claro que essa dúvida: Será que Portugal gosta do Brasil? Essa é uma dúvida que pode ser deixada no passado, junto com o ouro roubado.