Kylie Jenner: Famosa por fama ou mérito?
- 25 de agosto de 2021
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Rica, poderosa, deslumbrante, influente e um pouco mentirosa
Hellen Piris
Mark Zuckerberg criou o Facebook, Jeff Bezos a Amazon, e Kylie Jenner criou a… Nós conhecemos os nomes e as marcas das pessoas mais ricas do mundo. Suas imagens estão por todos lados, e para a maioria deles o caminho para obter reconhecimento, fama e dinheiro foi duro e trabalhoso. Para a maioria, porque para outros poucos, celebridade já era o sobrenome na certidão de nascimento, e o caminho duro e penoso ao sucesso já tinha sido trilhado muito antes, coberto pelo tapete vermelho.
Berço de ouro
Em 1997 nascia a menor das irmãs do clã Kardashian Jenner, Kylie Jenner, e desde pequena os holofotes e o olhar sagaz do mundo estiveram sobre ela e a sua influente família.
Os Kardashians já faziam parte da socialite de Los Angeles devido a popularidade e prestígio conquistado por Robert Kardashian, advogado na cidade e pai da família. Quando Robert morreu de câncer em 2003, Kris, a mãe, se casou com Bruce Jenner, que mais tarde anunciou ser mulher trans e trocou seu nome por Caitlyn. Em 2007, após uma parceria feita entre Kris e o produtor de TV Ryan Seacrest, foi lançado o reality show “Keep Up With The Kardashians”, programa norte americano que mostrava o dia a dia caótico da família, seus dramas, luxos, escândalos e problemas.
Naquela época, Kylie tinha nove anos, e desde então, cresceu frente a dos objetos de vidro: a tela de milhões que assistiam a rotina da família, e à lente de uma câmera que captou quase todos seus movimentos. Durante cada etapa, desde a pré-adolescência até a juventude, Kylie e suas irmãs aprenderam a lidar com as atenções do público interessado em descobrir como vivem os ricos. Com os anos a fama delas foi crescendo, e a mãe e manager das Kardashians Jenners as encaminhou cuidadosamente para que as carreiras de cada uma continuassem sob a luz dos flashes e os privilégios da sua classe.
A menor se converteu na maior
Cada uma das cinco irmãs escolheu diferentes segmentos, nos quais construíram seus impérios. Kourtney, a mais velha, é dona do site Poosh de estilo de vida, Khloe já foi produtora de shows de TV e lançou sua marca de jeans, a Good American. Kim, a terceira das irmãs, escolheu o setor da beleza, fragrâncias e tecnologia, já Kendall é a modelo melhor paga do mundo, além de ter sua marca de roupas Kendall + Kylie, e finalmente Kylie, desenvolveu suas marcas Kylie Cosmetics, uma linha de maquiagem, a Kyieskin, produtos para pele, e a Kylieswim seu próximo lançamento de roupas de banho.
Embora todas tenham atingido carreiras muito bem-sucedidas, Kylie parece estar sempre um passo à frente das suas irmãs. Além de ser a Kardashian Jenner com mais seguidores no Instagram, 260 milhões para ser exato, Kylie foi a primeira das cinco a ficar milionária. A maneira magistral em que ela vende sua própria imagem e a dos seus produtos nas redes sociais, tem retroalimentado sua fama e aumentado exponencialmente seus faturamentos.
Contudo, dar o crédito total à jovem empreendedora e reconhecer que a sua fortuna foi conquistada através do seu próprio mérito, é questionável e duvidoso.
Se você é rico, os fins justificam os meios?
Independente das brigas de irmãs que toda família tem, as Kardashians Jenner sempre demonstraram se apoiar nos negócios e novos empreendimentos. Porém, a guerra fria e pacífica por ser destaque na mídia e no mundo do espectáculo esteve presente desde o início. Gostamos que as pessoas que amamos tenham sucesso e estejam bem-estruturadas, mas não mais do que nós mesmos.
Em julho de 2016 Kim foi capa da Forbes, a revista norte-americana de negócios e economia, e entrou oficialmente no ranking dos bilionários do mundo da Forbes. Após a conquista, a equipe de marketing e a momager Kris (mom e manager) iniciaram uma campanha interna para que a Kylie também fosse capa da Forbes. Convidaram a equipe da revista a visitá-las e mostraram as declarações de renda assinadas por Kylie. Depois de apurações, documentos, comprovantes e o interesse intenso da monarca e filha menor, Kylie conquistou sua capa na Forbes em julho de 2018.
A satisfação do feito reinou na mansão da Jenner e até os banners no seu aniversário de 21 anos vestiram camisetas com a imagem da capa da revista. Mas a comemoração não durou muito. Em maio de 2020 a magazine americana acusou Kylie de superfaturar as contas da sua empresa de cosméticos, e retirou o título concedido de “Bilionária mais jovem”. Ela negou todas as acusações, mas as provas gritantes demonstravam irregularidades nos dados que ela tinha apresentado em primeira instância.
Mas nunca é suficiente
Kylie até twittou sua indignação com relação às acusações da Forbes, e expôs seu desgosto diante do posicionamento da revista. No momento, o fato foi pauta na internet durante semanas, e os usuários não perderam a chance de se posicionar a favor ou contra as ações tomadas pela Forbes e as declarações da menor do clã. Contudo, essa repercussão na web e o próprio caso é apenas a superfície de um problema social muito mais profundo.
As mentiras ditas por Kylie para chegar a um patamar econômico que na verdade não era o seu, apenas revelam a busca desesperada por exibir ou aparentar mais do que ela tinha realmente. Cada vez mais o preço que a maioria das celebridades está disposta a pagar para ser destaque em uma capa ou ultrapassar o concorrente, beira os limites do engano e falta de responsabilidade social.
Além disso, a disputa por ser o primeiro da lista ou exibir o título de maior, arrasta consigo mais fatos vergonhosos do que o próprio indivíduo pode ocultar. Embora a imagem de si mesmo é o que mais se preza, a ética e moralidade acostumam ficar no camarim, enquanto a estrela performa seu show de mentiras no palco da sociedade.