Allan Novaes: Inovação e ascendência
- 2 de outubro de 2020
- comments
- ABJ Notícias
- Posted in Análises
- 0
Em 2005, o Canal da Imprensa recebeu como editor chefe o professor de Comunicação Social, Allan Novaes. Tomando isso por nota, essa análise se propõem a descrever e analisar as atividades da revista durante o período de exercício desse profissional
Eric Motta
Com a entrada do novo editor-chefe, o Canal da Imprensa perseguiu dois objetivos. O principal era aprimorar o conteúdo das sua produções e influência no meio da crítica de mídia nacional. O outro era desenvolver a criticidade dos alunos de Jornalismo com relação às publicações da Imprensa.
Ainda que a proposta frisasse os trabalhos opinativos, diversos gêneros jornalísticos também foram consolidados. Os ensaios e artigos davam espaço para entrevistas e discussões a respeito de assuntos polêmicos, destacando o impacto e relevância do assunto abordado.
Visando demonstrar a credibilidade dos conteúdos e ganhar influência, o Canal buscou a participação ativa na rede nacional de crítica da mídia, o Observatório da Imprensa. Com essa finalidade, o veículo contribuiu na publicação de matérias como a de Indicadores de qualidade jornalística de informação, desenvolvida pela Organização das Nações Unidas para Educação e Cultura (Unesco), o que rendeu a permissão de utilizar a logomarca da agência no site do Canal da Imprensa, sendo assim representado como uma revista eletrônica de pesquisa.
Vale destacar a proximidade dos alunos com concursos e congressos de comunicação. Os estudantes ganharam a oportunidade não apenas de conhecerem boas pesquisas e projetos de extensão do nível Superior de Ensino como participar apresentando o seus próprios produtos acadêmicos. Além do mais, o contato dos professores no dia-a-dia da redação proporcionou um aprendizado prático difícil de acontecer em cursos de Jornalismo.
O desempenho excepcional da revista passou a conquistar prêmios. Os principais foram de três categorias relevantes do SET universitário da PUC-RS: Melhor Mídia Online, Melhor Weblog e Melhor Artigo. Na participação do Expocom Nacional, os integrantes da equipe Márcio Tonetti e Paulo Mondego ganharam a categoria de Melhor Vídeo Institucional.
A partir desse reconhecimento, houveram teses de doutorados e dissertações de mestrados citando materiais do veículo. Além disso, na época, os editores receberam a notícia que o projeto midiático seria objeto de estudo para um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Na tentativa de aperfeiçoar a qualidade dos conteúdos realizados pelos alunos da redação, os editores inseriram um crítico das críticas do Canal. A proposta ajudou no aprendizado, trazendo a uma maior noção de responsabilidade das publicações da equipe.
Desde daquele período, o Canal da Imprensa manteve o amplo desejo de apresentar a credibilidade e relevância do seu conteúdo. É impressionante o que esse projeto midiático conseguiu. A iniciativa dos professores, em conjunto das atividades dos alunos, atingiram um marco histórico, sendo um dos pioneiros veículos de crítica de mídia para internet no Brasil.