Terceira Guerra Mundial?
- 14 de abril de 2020
- comments
- Thamires Mattos
- Posted in Análises
- 2
Ataques entre o Irã e os EUA dominaram a web e provocaram uma chuva de memes
Andreza Rodrigues
Dois países com um único propósito: Vingança. Falo de duas grandes potências mundiais que possuem armas de destruição massiva: Estados Unidos e Irã. Foram eles que, no começo do ano, causaram um enorme alvoroço. O assunto “Terceira Guerra Mundial” se tornou um dos mais comentados no Twitter e buscados no Google. Quem nunca recebeu frases como “A gente vai morrer” e “2020 vai ser um ano de muita luz” está perdido no tempo, já que elas desencadearam os tais “memes da terceira guerra”.
Apesar de varias interpretações e comentários, a narrativa começou em torno de um vilão: Estados Unidos da América. O herói nacional iraniano Qassim Sueleimani foi morto, em janeiro. Ao reportar o caso, a Istoé utilizou a seguinte frase: “Em menos de dois segundos, mísseis surgidos do céu eliminaram o militar em uma grande explosão”. O ataque fora coordenado pelos EUA. O medo de retaliações seguidas de mais retaliações foi geral e rápido. A probabilidade de uma Terceira Guerra Mundial assustou internautas, principalmente. No entanto, de acordo com especialistas, isso não deve acontecer tão cedo – apesar dos desentendimentos entre EUA e Irã.
Na época, Manuel da Furriella, professor de Relações Internacionais das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) deu entrevista ao UOL e revelou que a imaginada Terceira Guerra Mundial “não vai ocorrer”. De acordo com ele, o Irã é uma grande potência regional no Oriente Médio, mas não possui um poder global. Ele ainda ressalta a ideia de que um conflito com os iranianos não teria a dimensão internacional das duas outras guerras mundiais, que contaram com diversas potências a nível mundial.
Apesar da possibilidade de uma guerra ser remota, o Irã não deixou barato: no dia 7 de janeiro, o país atacou duas bases que abrigavam tropas dos EUA no Iraque, utilizando pelo menos 12 misseis balísticos. Embora em 2020 o ataque entre os dois países tenha sido intenso, essa “guerra” já dura há alguns anos; mais de 40, na realidade.
Apesar de todas as especulações e ataques já noticiados pela mídia, chegamos a abril, e, felizmente, a sociedade não foi atingida por uma grande guerra bélica. Será que essa “aparente” calmaria entre eles deixa algo a desejar? Em 1º de abril, Donald Trump declarou que o Irã planeja um novo ataque aos militares americanos no Iraque. Esperemos por notícias frescas, e torçamos por um acordo de paz.