Sorte como êxito do sucesso
- 1 de dezembro de 2021
- comments
- ABJ Notícias
- Posted in Debate
- 2
Se sucesso dependesse só de esforço, nenhum outro profissional seria mais bem-sucedido que o pedreiro e coletor de lixo.
Rachide Incote
Certamente já ouviu alguém dizendo essa frase: “Sucesso é a sorte que se conquista com muito esforço! Ou que a sorte não existe. O que existe são nossos esforços recompensados ou aquilo que plantamos, colhemos”. Se formos ao dicionário veremos que sorte pode ser definida como uma “força invencível a que se atribuem o rumo e os diversos acontecimentos da vida; destino, fado, sina.”
Para cada pessoa que acredita na sua existência há tantas outras que se dizem ao contrário ou simplesmente que é bobagem. A ironia é que muitos que dizem não acreditar na sorte muitas vezes acabam sem explicação para combinações incomuns de fatos do dia a dia. Inevitavelmente, todo mundo já se sentiu atravessando fases de sorte ou de azar nos mais variados aspectos da vida.
Muitas pessoas acham que sucesso é fruto de muito esforço e dedicação. Mas, hoje eu vou te dizer que para obter sucesso você não precisa ser sempre esforçado e talentoso, precisa da sorte. Isso é tudo que precisa para alcançar os seus objetivos e ter sucesso, porque sorte vale mais que talento na hora de ganhar dinheiro. Se sucesso dependesse só de esforço, nenhum outro profissional no mundo seria mais bem-sucedido que os pedreiros que carregam tijolos e blocos de cimento e ainda empurram carrinho de mão o dia todo debaixo do sol para poder realizar o trabalho deles. Aí tu deves estar perguntando no momento: a sorte bate na porta ou somos nós que a atraímos?
No Brasil seis em cada dez pessoas apoiam a ideia de meritocracia e acreditam que os profissionais deveriam ser valorizados exclusivamente por sua capacidade e empenho, e não por questões relacionadas a gênero, sorte, cor ou sexualidade. Os dados fazem parte de um estudo do IDEIA, Instituto de Pesquisa de Opinião Pública, feito com exclusividade para a sexta edição do Brazil Forum UK 2021, evento que é promovido pela comunidade de estudantes brasileiros no Reino Unido.
Duzentos e vinte e cinco anos. Esse é o tempo que um brasileiro nascido entre os 10% mais pobres levaria para alcançar a renda média do país, hoje de 2.434 reais. A conclusão é da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Isso nos faz concluir que a meritocracia é um mito, acreditar nela pode prejudicar a sua vida profissional. Não tem como viver dias bons sem não ser acompanhado pela sorte, ou você acha que é mera obra do acaso? Não, não. Além de acreditar que vai conseguir o que merece, da competência em concretizar o objetivo, a sorte é necessária e diria que é o tempero principal do sucesso. Ser sortudo não tem nada a ver com magia, é aquilo que é seu. A meritocracia não funciona na prática. Mais talentosos geralmente são superados pelos “medíocres mais sortudos”.