Que cheiro de fumaça é esse?
- 25 de setembro de 2024
- comments
- Theillyson Lima
- Posted in Editorial
- 0
Theillyson Lima
Você acorda cedo, de manhãzinha, e aquele cheiro de fumaça já começa a incomodar. E esse mesmo odor vai te acompanhando durante o dia, durante vários dias e durante semanas. É assim que muitos brasileiros têm vivido atualmente, com uma qualidade do ar intensamente afetada pelas queimadas e focos de incêndios que atingem diversas regiões do país.
As queimadas atualmente são do conhecimento de toda a população, que se não sente o cheiro, pode perceber pela falta de visibilidade em algumas regiões. Apesar de não ser algo novo, cada ano que passa parece que a situação se agrava, com recordes e mais recordes sendo “quebrados” a cada nova medição feita pelos órgãos.
Seria isso culpa de um só governo? De todos? De grandes empresas? Do agro? A lista de possíveis culpados é extensa, muito maior do que a de propostas para solucionar, ou ao menos, reduzir os problemas. Diante de um cenário tão complicado, o mais cômodo é buscar transferir a culpa a outros, do que pensar em maneiras eficientes de agir.
No meio desse empurra culpa, está o jornalismo, que desempenha papel fundamental na comunicação do que está acontecendo. É possível abordar pautas sobre os impactos na saúde da população, no meio ambiente, nas finanças do país, entre outras pautas igualmente relevantes.
O desafio é ser relevante em meio a tantas informações desencontradas, desinformação proposital, recordes sem contexto e declarações que não dizem nada. É muito cômodo para o jornalismo apenas reproduzir o que órgãos governamentais, políticos e outras autoridades afirmam sobre o tema. Mas isso não é suficiente. É preciso entender, questionar, duvidar do que é dito e elucidar o tema ao público.
Nesta edição do Canal da Imprensa, analisamos algumas dessas possíveis pautas que o jornalismo deveria acompanhar. Verificamos como está a cobertura nacional, como o governo está se comunicando sobre o tema e a cobertura dos principais veículos de comunicação do país. Além disso, entrevistamos uma jornalista especializada em meio ambiente, que explica sobre algumas dificuldades de acompanhar esse tema.
Leia os textos com atenção e descubra mais sobre como esse tema tão relevante está impactando o dia a dia do brasileiro e como o jornalismo está atuando diante desse cenário. Talvez você tenha dúvidas sobre o papel dos jornalistas ou sobre como outras pessoas se envolvem nessa pauta, portanto, aproveite para colocar seu senso crítico em ação e reflita sobre esse problema.