Podcast: uma ferramenta disponível e assertiva
- 27 de abril de 2022
- comments
- ABJ Notícias
- Posted in Editorial
- 2
O jornalismo está acabando? Essa é uma afirmação que faz sentido apenas para quem não consegue enxergar as novas possibilidades que as tecnologias oferecem ao trabalho dos jornalistas. É por este motivo, que nós do Canal da Imprensa estamos elaborando uma série de três edições sobre novas ferramentas disponíveis para o trabalho jornalístico.
Na primeira parte desta série vamos compreender como os podcasts abrem um espaço novo para que os jornalistas desenvolvam seu trabalho. Além disso, também oferecem uma oportunidade para subsistência do jornalista, seja por meio de assinantes ou programas de financiamento coletivo de alguns projetos.
O áudio sempre deu a opção para que os consumidores de conteúdo tivessem a oportunidade de ouvir algo de qualidade, sem precisar parar tudo para isso. A grande vantagem do podcast é a possibilidade de selecionar o conteúdo e ouvi-lo no momento mais apropriado para isso.
Essa realidade também deve ser aproveitada pelos jornalistas, que podem deixar seus “leitores” engajados por meio dessa ferramenta. É muito interessante ouvir um podcast de qualidade em tempos que muitas vezes não seriam aproveitados de outra forma, como no deslocamento de carro para algum lugar, no ônibus para ir ao trabalho ou até mesmo enquanto lava a louça.
Os conteúdos nichados, que direcionam determinados assuntos ou formas de abordagem, conseguem prender públicos que estão, de fato, interessados no que se fala. Algumas pessoas não consomem jornalismo porque acreditam que muito se fala sobre tudo, mas pouco se aprofunda sobre cada coisa.
Uma provável solução, então, seria encontrar um público interessado em determinadas faces do jornalismo e produzir um conteúdo especializado. Com essa fórmula, alguns podcasts já atingiram sucesso em meio a infinidade de programas produzidos, atingindo um público interessado e fiel.
Nesta edição, abordamos podcasts variados, tanto nos assuntos como nas propostas de edição. Entrevistas, programas narrativos, informação, esporte, entre outros assuntos demonstram possibilidades interessantes para cada jornalista. Basta saber explorar esse “novo” mercado e, continuar, produzindo um trabalho de qualidade.