O turismo sob a influência da mídia asiática
- 20 de setembro de 2023
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- Theillyson Lima
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Essa é uma análise de como a mídia incentiva o turismo na cultura asiática.
Lana Bianchessi
Prédios luxuosos, árvores floridas, paisagens exuberantes, comidas exóticas e homens bonitos podem ser a atração principal de todo um país para um grupo de pessoas. É o que chega a acontecer aos que são fãs de K-pop, Doramas e apaixonados pela cultura que a mídia asiática coloca nas telas.
Muita gente viaja e se muda para outros países pensando na realidade que viram nos aparelhos midiáticos. A forte influência dos filmes, séries e vídeos da internet podem alavancar o turismo da parte asiática, com pessoas visitando com o sonho de achar o cenário da sua série favorita em um mundo perfeito.
Experiências autênticas
Qual seria a melhor forma que um país teria para atrair mais pessoas para o turismo? Usando a mídia como sua aliada, os países asiáticos cresceram no ramo do turismo. As redes sociais frequentemente apresentam imagens positivas, como paisagens deslumbrantes, culturas ricas e gastronomia deliciosa.
Em 2018, o número de turistas brasileiros que visitaram a Coreia do Sul chegou a 19,74 mil pessoas, segundo dados do Ministério da Cultura e do Turismo da Coreia do Sul. Além disso, 1.088 moram no país, segundo uma pesquisa do Ministério das Relações Exteriores, já no Japão, são cerca de 200 mil moradores brasileiros.
Com as fronteiras abertas e grande incentivo financeiro para o ministério da cultura, a maioria dos doramas, categoria de séries de drama da Coreia Do Sul, retratam as tradições e estilo de vida locais. Quanto mais consumimos programas dessa cultura, mais queremos ser inseridos nela. Os espectadores podem se tornar mais curiosos sobre a língua, a música, a dança e outros aspectos da Ásia.
Os fãs de doramas se tornam verdadeiros entusiastas, aprendendo sobre a língua e os costumes. Por isso, eventos relacionados à cultura pop asiática, como convenções de fãs e festivais, são uma alternativa interessante para esse estilo de turismo. Visitar e fazer tours pelos lugares e cenários onde se passa a série também atrai a atenção para o turismo local. Muitos pacotes de viagens são voltados para os fãs, que vão em grupo para uma verdadeira imersão.
Comendo até polvo
A cultura oriental tem muitas diferenças da ocidental, incluindo a gastronomia, o que também é um incentivo às visitações para o outro continente. A youtuber Priscila Ju grava muitos vídeos de sua rotina na Coreia. Um dos que mais fez sucesso e bombou na internet foi o que ela experimenta tentáculos de polvo vivo!
O que pode parecer estranho e exótico para a gente, é muito consumido e atrativo lá. Algo que não encontramos por aqui, mesmo em restaurantes com temática asiática. Essas experiências os consumidores só conseguem se forem lá mesmo provar. Por isso, a curiosidade aguça a mente e o paladar dos turistas que planejam suas viagens com o roteiro repleto de restaurantes e visitação de feiras.
Comprando Makes
Outro turismo que faz sucesso nos países asiáticos é o de interessados por cosméticos. O Ministério da Saúde e Bem-Estar da Coreia relatou que no ano de 2017, 397 mil pessoas, pouco mais de um quinto dos turistas, vão à Coreia para fins estéticos. A grande variedade de produtos disponíveis e o constante compartilhamento de conteúdos de influencers sobre beleza, impulsionam o desejo do turismo relacionado aos cosméticos.
Karen Bachini é uma influencer que foi para o Japão para postar conteúdo sobre cosméticos. Em um vídeo no YouTube ela mostra a “maior loja de makes do Japão” e quais foram as suas compras. Além de maquiagem, Karen ainda mostra várias “bugigangas” fofinhas que ela encontrou lá.
BTS ajudando no Turismo
Além do ramo de doramas e filmes, a indústria musical também faz seu nome com o K-pop, o Pop Coreano. As famosas boy bands atraem fãs de todo o lugar e os encoraja a visitarem o lugar em que seus idols (idolos) vivem. Segundo dados do Instituto Hyundai, 1 a cada 13 turistas citou o BTS, uma banda masculina chamada Bangtan Boys, como motivo de escolher visitar a Coreia do Sul. Isso ajudou o turismo total do país a triplicar nos últimos 15 anos.
O governo ainda incentiva o distrito de Chang Dong, em Seul, a virar o “bairro do k-pop”, onde há casas de shows, estúdios, lojas e arena para 20 mil pessoas. Todo esse incentivo gera milhões para a economia em conteúdos midiáticos e ainda estimula o turismo a movimentar seu próprio lucro.
Tudo ocorrendo conforme o planejado
Diante de todo o lucro econômico e cultural, podemos dizer que os países orientais estão atingindo o objetivo no turismo. Investir nas músicas, séries e mídias sociais foi um tiro que acertou o alvo. Então, a influência da mídia é um fator moderno que possibilita a conexão do ocidente com o oriente, aproximando os fãs de doramas, K-pop, produtos de beleza e comidas excêntricas.