The news: simples e necessário
- 8 de junho de 2022
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Uma linguagem fácil para quem não sabe ler conteúdo de verdade.
Lucas Pazzaglini
“Mais inteligente em 5 minutos”, é com essa promessa que o “The news se apresenta”. O primeiro contato com a newsletter, que chega todo dia às 06:06 “no seu e-mail favorito”, já traduz muito o objetivo dessa ferramenta: ser direta ao ponto e informativa.
A newsletter gratuita, que insiste em esclarecer que sua pronúncia é [dê-nius], já conta com mais de 1 milhão de assinantes, e tudo isso se deve a forma que ela faz jornalismo, como se fosse uma simples conversa.
A linguagem usada e a forma que o conteúdo é explorado pelo periódico reafirmam a sua intenção de alcançar o público jovem. O uso de termos em inglês e títulos chamativos são iscas fáceis para a geração atual se interessar.
A ordem
O boletim informativo começa obrigatoriamente todas as suas edições com uma fase reflexiva ou uma curiosidade interessante, para que o seu contato inicial seja com a newsletter e não com a notícia, o que torna tudo mais pessoal. Ele até deseja bom dia e oferece um café.
As principais notícias são abordadas sempre na mesma ordem: mundo, Brasil, tecnologia e mercado financeiro. Sempre mesclando pesquisas interessantes e adicionando no mínimo 2 “hiperlinks” por parágrafo, a newsletter incentiva o conhecimento autodidata, dando a faca e o queijo mas incentivando a fazer o pão.
O “storytelling” e o “passo a passo” também são duas modalidades de escrita presentes no boletim. Os temas complicados se tornam fáceis de compreender a partir das explicações sucintas feitas em poucas linhas. Além disso, a conversa que a newsletter tem com o leitor incentiva o interesse a temas não tão contagiantes. Como, em uma nota sobre o PIB brasileiro a abertura “sabe quando, ainda que pior que o esperado, ainda é bom?” oferece a possibilidade de construção de diversos temas, incentivando a curiosidade do leitor.
Imagens e gifs fazem parte de toda construção da plataforma. O uso desses elementos torna a leitura menos cansativa e bem dinâmica, contribuindo sempre para uma boa experiência por parte do leitor.
A plataforma
O the news tem duas plataformas voltadas para a divulgação: o Instagram e um site. A newsletter é seu único produto que acaba sendo reaproveitado de formas diferentes em cada plataforma.
A primeira página do site é apenas para fazer a assinatura do boletim, mas ela oferece a opção de ler antes de assinar, o que direciona para as notícias do dia e as mais antigas. O Instagram também é atualizado diariamente, mas apenas com o título de cada nota da newsletter.
A possibilidade de “experimentar” o produto antes de assiná-lo de fato, ainda que gratuito, transmite a sensação de confiança da falta de necessidade de firmar um compromisso, duas coisas que chamam a atenção da geração atual.
A divulgação
A estratégia de marketing dessa folha de notícias também não deixa a desejar. Por confiar tanto no seu produto, eles contam com os leitores como principal forma de divulgação. Um link de divulgação é disponibilizado para cada assinante e a medida que novos inscritos chegam, a partir deste link, o leitor ganha prêmios, indo de uma newsletter especial aos sábados até uma caneca com o logo da plataforma.
A tática de divulgação por compartilhamento gera maior facilidade de aceitação por ser, em teoria, um produto pré-aprovado por alguém. O pensamento é que se alguém indicou é porque é, de fato, de qualidade.
A ramificação
As newsletters abriram a possibilidade de ramificações de um mesmo produto e o “the news” faz bom uso dessa oportunidade. Por terem crescido criaram outras 3 newsletters com diferentes propósitos, que não se encaixam na newsletter principal.
O “the bizness” oferece uma gama de conteúdos sobre assuntos relevantes do mundo dos negócios, que é carinhosamente comparado a um MBA em forma de e-mail. O “the champs” é voltado para os esportes e o “the stories” é dedicado a contar histórias de vida reais e emocionantes.
Eles encontraram uma forma de aumentar seu público sem prejudicar os que já estavam acostumados com um formato específico. O crescimento em áreas diferentes pode ter surgido do interesse de um redator em escrever sobre uma tema específico que acabou encontrando seu público pela versatilidade que a newsletter oferece.
O segredo do sucesso da newsletter está no conhecimento do público e no interesse em conquistá-lo. A escrita, linguagem, uso de imagens e até a forma de divulgação está totalmente ligada à necessidade de se aproximar dos jovens, seu público consumidor principal.