• Home
  • Sobre o Site
  • Quem Somos
  • Edições Anteriores
Log In

  • Home
  • Sobre o Site
  • Quem Somos
  • Edições Anteriores

HomeAnálisesThe news: simples e necessário
logo do the news

The news: simples e necessário

  • 8 de junho de 2022
  • comments
  • ABJ Notícias
  • Posted in Análises
  • 0

Uma linguagem fácil para quem não sabe ler conteúdo de verdade.

Lucas Pazzaglini

“Mais inteligente em 5 minutos”, é com essa promessa que o “The news se apresenta”. O primeiro contato com a newsletter, que chega todo dia às 06:06 “no seu e-mail favorito”, já traduz muito o objetivo dessa ferramenta: ser direta ao ponto e informativa.

A newsletter gratuita, que insiste em esclarecer que sua pronúncia é [dê-nius], já conta com mais de 1 milhão de assinantes, e tudo isso se deve a forma que ela faz jornalismo, como se fosse uma simples conversa.  

A linguagem usada e a forma que o conteúdo é explorado pelo periódico reafirmam a sua intenção de alcançar o público jovem. O uso de termos em inglês e títulos chamativos são iscas fáceis para a geração atual se interessar. 

A ordem

O boletim informativo começa obrigatoriamente todas as suas edições com uma fase reflexiva ou uma curiosidade interessante, para que o seu contato inicial seja com a newsletter e não com a notícia, o que torna tudo mais pessoal. Ele até deseja bom dia e oferece um café.

As principais notícias são abordadas sempre na mesma ordem: mundo, Brasil, tecnologia e mercado financeiro. Sempre mesclando pesquisas interessantes e adicionando no mínimo 2 “hiperlinks” por parágrafo, a newsletter incentiva o conhecimento autodidata, dando a faca e o queijo mas incentivando a fazer o pão.

O “storytelling” e o “passo a passo” também são duas modalidades de escrita presentes no boletim. Os temas complicados se tornam fáceis de compreender a partir das explicações sucintas feitas em poucas linhas. Além disso, a conversa que a newsletter tem com o leitor incentiva o interesse a temas não tão contagiantes. Como, em uma nota sobre o PIB brasileiro a abertura  “sabe quando, ainda que pior que o esperado, ainda é bom?” oferece a possibilidade de construção de diversos temas, incentivando a curiosidade do leitor.

Imagens e gifs fazem parte de toda construção da plataforma. O uso desses elementos torna a leitura menos cansativa e bem dinâmica, contribuindo sempre para uma boa experiência por parte do leitor.  

A plataforma

O the news tem duas plataformas voltadas para a divulgação: o Instagram e um site. A newsletter é seu único produto que acaba sendo reaproveitado de formas diferentes em cada plataforma. 

A primeira página do site é apenas para fazer a assinatura do boletim, mas ela oferece a opção de ler antes de assinar, o que direciona para as notícias do dia e as mais antigas. O Instagram também é atualizado diariamente, mas apenas com o título de cada nota da newsletter. 

A possibilidade de “experimentar” o produto antes de assiná-lo de fato, ainda que gratuito, transmite a sensação de confiança da falta de necessidade de firmar um compromisso, duas coisas que chamam a atenção da geração atual. 

A divulgação

A estratégia de marketing dessa folha de notícias também não deixa a desejar. Por confiar tanto no seu produto, eles contam com os leitores como principal forma de divulgação. Um link de divulgação é disponibilizado para cada assinante e a medida que novos inscritos chegam, a partir deste link, o leitor ganha prêmios, indo de uma newsletter especial aos sábados até uma caneca com o logo da plataforma.

A tática de divulgação por compartilhamento gera maior facilidade de aceitação por ser, em teoria, um produto pré-aprovado por alguém. O pensamento é que se alguém indicou é porque é, de fato, de qualidade. 

A ramificação

As newsletters abriram a possibilidade de ramificações de um mesmo produto e o “the news” faz bom uso dessa oportunidade. Por terem crescido criaram outras 3 newsletters com diferentes propósitos, que não se encaixam na newsletter principal.

O “the bizness” oferece uma gama de conteúdos sobre assuntos relevantes do mundo dos negócios, que é carinhosamente comparado a um MBA em forma de e-mail. O “the champs” é voltado para os esportes e o “the stories” é dedicado a contar histórias de vida reais e emocionantes. 

Eles encontraram uma forma de aumentar seu público sem prejudicar os que já estavam acostumados com um formato específico. O crescimento em áreas diferentes pode ter surgido do interesse de um redator em escrever sobre uma tema específico que acabou encontrando seu público pela versatilidade que a newsletter oferece. 

O segredo do sucesso da newsletter está no conhecimento do público e no interesse em conquistá-lo. A escrita, linguagem, uso de imagens e até a forma de divulgação está totalmente ligada à necessidade de se aproximar dos jovens, seu público consumidor principal.

 

Post Views: 2.029

Related Posts

comments
Análises

O crescimento da Igreja Católica e seus novos campos de batalha

comments
Análises

Habemus cobertura

comments
Análises

Deixa com quem entende do assunto

computador

Glenn Greenwald: autor da newsletter que não inter…

  • 8 de junho de 2022
  • comments
newsletter_jornalismo

Conteúdo sob demanda

  • 8 de junho de 2022
  • comments

Share this

0
SHARES
ShareTweet

About author

ABJ Notícias

Related Posts

comments
Análises

O crescimento da Igreja Católica e seus novos campos de batalha

comments
Análises

Habemus cobertura

comments
Análises

Deixa com quem entende do assunto

comments
Análises

A lista dos favoritos

Tags

  • #edição202
  • #email
  • #thenews
  • Brasil
  • comunicação
  • jornal
  • Jornalismo
  • Notícia

Comments

Copyright © 2019 Unasp Engenheiro Coelho