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ITech do amor

  • 24 de novembro de 2020
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Os atuais dilemas da rede têm afetado até mesmo os aplicativos de relacionamentos

Victória Oliveira

Analisar os dilemas existentes nas redes sociais online, pode não ser uma atitude corriqueira, mas necessária. Passar horas “navegando” na internet, distribuir dados sem ao menos se questionar sobre quem os recebe, se tornou algo comum. Estamos tão acostumados a simplesmente fornecer quaisquer dados solicitados, que não passa pela nossa cabeça o quão problemático isso pode se tornar. 

O filme “Dilema das Redes”, de 2020, da Netflix, trata exatamente sobre os riscos invisíveis que as redes sociais online podem causar. No filme, é possível levantar questões como algoritmos de sites de relacionamentos, o marketing por trás das redes sociais e a negligência das indústrias de informática. Dentre os assuntos abordados no longa, o que ganha destaque é como as redes captam cada sinal de informação que o internauta fornece.

De modo não evidente, as redes são movidas por algoritmos. São eles que fazem com que passemos horas na internet, sem percebermos. Ele é o fator principal que determina qual filme você vai ver, qual playlist ouvirá, ou até mesmo qual será sua próxima escolha de roupa. Esse fato se dá devido às informações que cada internauta fornece aos aplicativos. 

Os sites de relacionamentos também carregam como sua base os algoritmos. Redes sociais como Facebook, Tinder, e até o Instagram, usam os artifícios desse meio, com a finalidade de fazer com que os usuários dessas redes possam encontrar o que procuram tão facilmente. 

“A internet não é uma ferramenta, ela espera coisas de você”, frase dita no filme Dilema das Redes. Seu modo operacional pode ser visto como uma via de mão dupla, o indivíduo fornece a informação que precisa, e a rede dá o que quer vender. Mas essa troca pode ser vista como “manipulação das redes”, por ser uma forma de controlar o seu marketing, onde cada anúncio feito, é escolhido a partir do usuário.

Match Perfeito

A pós-modernidade trouxe consigo a facilidade em encontrar o par perfeito via internet. E porque não começar a procura da pessoa ideal estabelecendo um padrão? Quando as pessoas entram em aplicativos de namoro, de primeiro momento, elas pesquisam características físicas nas quais chamam mais atenção para o seu gosto.

Acessando diariamente essas redes, fornecendo as informações básicas a cada click, a função de achar o “par perfeito” é total do aplicativo. Essa facilidade até para os assuntos do coração se tornou moda. Muitos sites que não eram voltados para relacionamentos, de algum modo, passaram a ser responsáveis por novos amores. A nova geração pode ser caracterizada pela instantaneidade, inclusive, nas paqueras. A forma de percepção do mundo foi alterada de acordo com as novas tecnologias. 

Não se pode afirmar que um amor encontrado via algoritmos vai ser algo durável, ou concreto. Contudo, o objetivo dessas redes é aumentar cada vez mais a procura do par ideal. O “match perfeito” encaixa-se como um produto, pois se você não está pagando pelo produto, então você se torna ele. 

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