Hollywood que se cuide: a mídia asiática vem forte
- 20 de setembro de 2023
- comments
- Theillyson Lima
- Posted in Editorial
- 0
Theillyson Lima
Consumir conteúdos de diversos países faz parte da cultura brasileira, entretanto, o domínio que já foi absoluto por parte de Hollywood, já não é mais o mesmo. As produções asiáticas ganharam muito espaço no coração dos brasileiros no último ano, seja com o sucesso do K-pop ou com o boom dos doramas nos streamings.
É claro que os apaixonados pela cultura asiática já consumiam esses produtos há muito tempo, pois animes, mangás e outros produtos tinham seu nicho especial por aqui. O que muda agora é que esses conteúdos estão chegando a um novo público. Eu, por exemplo, jamais imaginaria meus pais consumindo uma série coreana, o que hoje acontece com a ajuda da Netflix.
A grande oferta de conteúdos nas plataformas de streaming e a qualidade deles, faz com que essa roda de consumo seja cada vez mais alimentada. As produtoras investem mais nesse segmento e o público começa a criar o hábito de consumir essas produções, ficando sedento para receber novas séries.
Mas além do mundo das séries, existem outros produtos midiáticos que crescem constantemente no Brasil. Podemos citar o K-pop, os animes e mangás como mídias bastante consolidadas no consumo brasileiro. Além disso, costumes também estão sendo adaptados, como hábitos de skincare e cuidados de beleza e, até mesmo, linguajar.
Nesta edição, explicamos um pouco sobre cada um desses fenômenos, conversando sobre os motivos do crescimento, sobre as vantagens que ele traz e sobre os problemas que também estão presentes nessas produções. Além disso, conversamos um pouco sobre a cultura asiática, com foco especial no Japão e Coreia do Sul, que são os países que mais se destacam no cenário midiático.
Se você ainda não é um grande fã das produções asiáticas, leia esta edição para entender o que pode chamar a sua atenção. Talvez existam conteúdos que sejam do seu interesse e que tragam bons momentos de reflexão e diversão. Se você já é um grande fã, prestigie o conteúdo e fale quais são os pontos que o levaram a consumir mais produtos desse nicho.