G1: um boletim de notícias diário
- 8 de junho de 2022
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Como um meio de comunicação, o objetivo da newsletter é garantir a marca abordada, estimular a boa leitura e a fidelidade ao jornal.
Laura Rezzuto
Entre as newsletter que vêm ganhando cada vez mais visibilidade nos últimos anos está a do G1. Isso porque tem a ver com conteúdos que podem ser administrados e destinados a públicos diferentes, além de apresentar maior alcance, menos custos e mais rapidez, visto que não demanda gastos ou disponibilização de tempo com impressão, como ocorria com jornais impressos.
Extensão da plataforma
A newsletter do G1 tem sido destinada a todos públicos. A ideia é levar aos colaboradores todas as notícias significativas do dia, de modo preciso, porém, mostrando o objetivo real. Através desse meio de comunicação os leitores têm tido mais acesso às informações sobre o que tem acontecido em diversos lugares, sem limitações e sobre o que lhes interessa.
A característica mais marcante para os usuários desses boletins informativos é a exclusividade que a plataforma lhes garante. As notícias não chegam para pessoas aleatórias. Em geral, elas são cedidas apenas para as pessoas que optaram por receber o conteúdo do G1.
Por serem cedidas apenas para quem quer receber as notícias, o G1 já começa com uma certa vantagem em relação aos demais meios de comunicação, sendo assim, tem sido trabalhoso, porém, possível para essa newsletter continuar superando as expectativas dos clientes, para que dessa forma continue sendo famosa na caixa de e-mail dos leitores.
A principal preocupação
É preciso criar vínculos com o leitor, que logo, forme uma conquista a longo prazo. Se a empresa quer ganhar mudanças a curto prazo, não deve investir na newsletter. Se a plataforma não disponibilizar nada de produtivo ao assinante, inevitavelmente acabará parando na caixa de spam, sem os tão esperados resultados.
Hoje é isso que o G1 busca, trabalhar com conteúdos que sejam interessantes, mas sem expandir o assunto. Utilizando um material dinâmico, claro e criativo. Em geral tem sido uma boa estratégia segmentar a newsletter e criar assuntos para nichos dentro deste jornal.
Para muitos, esse tipo de propagação de notícias foi um estilo de criar conteúdo no início do tempo dos blogs, em 2000. Com o crescimento das redes sociais, alguns passaram a ignorar o potencial da newsletter. Bom, isso seria como acreditar que o correio eletrônico também não é mais importante. É basicamente difícil considerar isso, já que o utilizamos todos os dias, principalmente quem tem trabalhado com home-office durante os últimos anos.
A newsletter do G1 virou o resgate da seriedade e da credibilidade sob as notícias, como um coador útil de divisão entre informações importantes e desnecessárias. Os conteúdos produzidos por este jornal não possuem a linguagem robô que acaba servindo apenas como uma presença indesejável pelas manhãs. As notícias produzidas por ele tem o entendimento do público e a intimidade na hora de informar.
Jornalismo aberto e acessível
Com base nisso, a Newsletter do G1 tem produzido de forma extensiva, mas sem esquecer a segurança nas notícias, por isso, é ideal para quem quer um jornalismo que o mantenha comunicado sobre cada circunstância e particularidade acontecida no mundo.
Dessa forma, a plataforma permite aos assinantes um conteúdo detalhado e favorecedor, já que os jornalistas por trás dessas notícias precisam estar atentos a cada ponto alterado ou atualizado de cada pauta publicada.
Para quem gosta de estar informado de maneira simples, porém completa, as newsletters são o caminho certo. A opção de escolher o que receber proporciona ao leitor a liberdade e o conforto necessário para consumir os conteúdos fornecidos.