Em busca da publicidade ideal
- 31 de maio de 2023
- comments
- Theillyson Lima
- Posted in Editorial
- 0
Theillyson Lima
Uma campanha publicitária eficiente pode ser o diferencial para o sucesso ou não de uma marca. Quantas vezes ficamos com jingles, slogans e frases de efeito marcadas em nossa memória ao ver propagandas na televisão, redes sociais ou outras mídias? Todo esse trabalho tem um objetivo.
Entretanto, nem sempre as publicidades de uma empresa combinam com a área de atuação ou com a persona alvo. A persona, representação fictícia de um cliente ideal de um negócio, deve ser estudada para que as propagandas, campanhas e direcionamentos de marketing cheguem de forma assertiva ao público.
Não é inteligente trabalhar com um produto de luxo e anunciar apenas na hora em que passam desenhos na televisão, por exemplo. Cada marca deve encontrar as melhores mídias, horários e formas de se comunicar com seu público-alvo, trazendo assim, mais eficiência para suas campanhas.
Além disso, a internet também leva as empresas a buscarem mais coerência em suas comunicações. Afinal, de nada adianta falar que se preocupa com o meio ambiente se a organização é uma das que mais poluem e, ainda, não se preocupa em oferecer contrapartidas ambientais para a sociedade.
Em um mundo em que tudo viraliza de maneira rápida, é preciso muito cuidado para não produzir peças publicitárias que gerem esse tipo de ruído comunicacional. É importante estar atento com os assuntos mais comentados no momento, mas esse “hype” deve ser estudado para a compreensão de que tal pauta tem relação com a empresa que está anunciando.
Nesta edição do Canal da Imprensa, analisamos algumas marcas e as principais campanhas publicitárias delas. Analisamos como as transformações nas mensagens aconteceram ao longo do tempo e quais estratégias são mais utilizadas para prender a atenção dos consumidores.
Tire um tempinho para ler cada texto e entender como as marcas, sejam do seu agrado ou não, se posicionam no mercado publicitário. Alguns textos vão te surpreender e trazer informações que talvez você não tenha percebido, já outros mostram como empresas consolidadas conseguiram essas posições. Aproveite a leitura!