Conteúdo sob demanda
- 8 de junho de 2022
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- ABJ Notícias
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Theillyson Lima
Vivemos em uma geração que deseja tudo sob demanda: filmes, comida, séries, e, porque não, conteúdo jornalístico. A correria do dia a dia e a vontade de não perder tempo com assuntos que não são do interesse, levam as pessoas a não consumir os antigos jornais ou mesmo os portais de notícia.
Diante deste cenário, um conteúdo selecionado e que fale apenas sobre o real interesse do consumidor, é uma forma de contornar o desinteresse pelas notícias. É nesse espaço de mercado que as newsletters têm encontrado seu público e uma forma de aumentar o engajamento no jornalismo.
Essa ferramenta permite que o consumidor escolha os temas específicos que são do seu interesse, como esporte, política, economia ou tecnologia. É claro que nem todos os textos e imagens adicionados em uma newsletter são do interesse do leitor, entretanto, o formato mais curto e o direcionamento preciso, tendem a facilitar o consumo constante.
Além de melhorar o consumo por parte do público, as newsletters também oferecem uma boa possibilidade para os jornalistas difundirem seus trabalhos de maneira mais precisa. É uma forma de encontrar o público que está interessado, de fato, no conteúdo que está sendo produzido.
Outro ponto interessante é a possibilidade de monetização, já que o jornalista pode criar meios de patrocínio, como a assinatura da newsletter. Sendo assim, é uma forma interessante de diversificar os ganhos e conquistar uma credibilidade para o trabalho produzido.
A grande questão da newsletter individual, entretanto, é a falta de edição por parte de outros jornalistas, já que o trabalho não passa pelos princípios editoriais de uma imprensa tradicional. Cabe ao jornalista seguir os princípios éticos e produzir conteúdos que estejam de acordo com a profissão, sem dar espaço para fake news.
Nesta última edição da série especial do Canal da Imprensa sobre os Novos Formatos do Jornalismo, analisamos algumas newsletter individualmente, além de discutirmos a viabilidade desta ferramenta e algumas plataformas que podem ser utilizadas para essa produção. Leia os textos e entenda um pouco mais sobre esse recurso que vem ganhando cada vez mais força no jornalismo.