• Home
  • Sobre o Site
  • Quem Somos
  • Edições Anteriores
Log In

  • Home
  • Sobre o Site
  • Quem Somos
  • Edições Anteriores

HomeEditorialConteúdo sob demanda
newsletter_jornalismo

Conteúdo sob demanda

  • 8 de junho de 2022
  • comments
  • ABJ Notícias
  • Posted in Editorial
  • 1

Theillyson Lima

Vivemos em uma geração que deseja tudo sob demanda: filmes, comida, séries, e, porque não, conteúdo jornalístico. A correria do dia a dia e a vontade de não perder tempo com assuntos que não são do interesse, levam as pessoas a não consumir os antigos jornais ou mesmo os portais de notícia. 

Diante deste cenário, um conteúdo selecionado e que fale apenas sobre o real interesse do consumidor, é uma forma de contornar o desinteresse pelas notícias. É nesse espaço de mercado que as newsletters têm encontrado seu público e uma forma de aumentar o engajamento no jornalismo.

Essa ferramenta permite que o consumidor escolha os temas específicos que são do seu interesse, como esporte, política, economia ou tecnologia. É claro que nem todos os textos e imagens adicionados em uma newsletter são do interesse do leitor, entretanto, o formato mais curto e o direcionamento preciso, tendem a facilitar o consumo constante. 

Além de melhorar o consumo por parte do público, as newsletters também oferecem uma boa possibilidade para os jornalistas difundirem seus trabalhos de maneira mais precisa. É uma forma de encontrar o público que está interessado, de fato, no conteúdo que está sendo produzido. 

Outro ponto interessante é a possibilidade de monetização, já que o jornalista pode criar meios de patrocínio, como a assinatura da newsletter. Sendo assim, é uma forma interessante de diversificar os ganhos e conquistar uma credibilidade para o trabalho produzido. 

A grande questão da newsletter individual, entretanto, é a falta de edição por parte de outros jornalistas, já que o trabalho não passa pelos princípios editoriais de uma imprensa tradicional. Cabe ao jornalista seguir os princípios éticos e produzir conteúdos que estejam de acordo com a profissão, sem dar espaço para fake news. 

Nesta última edição da série especial do Canal da Imprensa sobre os Novos Formatos do Jornalismo, analisamos algumas newsletter individualmente, além de discutirmos a viabilidade desta ferramenta e algumas plataformas que podem ser utilizadas para essa produção. Leia os textos e entenda um pouco mais sobre esse recurso que vem ganhando cada vez mais força no jornalismo. 

 

Post Views: 1.126

Related Posts

comments
Editorial

O papa é pop

comments
Editorial

Vale a pena fazer de novo?

comments
Editorial

Conservadorismo: uma onda ou um oceano?

logo do the news

The news: simples e necessário

  • 8 de junho de 2022
  • comments
Júri

A influência da mídia x A dúvida dos indícios

  • 23 de agosto de 2022
  • comments

Share this

0
SHARES
ShareTweet

About author

ABJ Notícias

Related Posts

comments
Editorial

O papa é pop

comments
Editorial

Vale a pena fazer de novo?

comments
Editorial

Conservadorismo: uma onda ou um oceano?

comments
Editorial

A maior cobertura do Oscar

Tags

  • #edição202
  • #email
  • #newsletter
  • #novosformatos
  • comunicação
  • informacao
  • Jornalismo
  • Notícia

Comments

Copyright © 2019 Unasp Engenheiro Coelho