Burger King: marketing de dar água na boca
- 31 de maio de 2023
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- Theillyson Lima
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Entre comerciais, campanhas, memes e provocações: a rede.
Helena Cardoso
Se você é um cliente do Burger King (BK), já deve ter reparado que a experiência de comer no fast food é praticamente igual em qualquer restaurante. Não estou falando do cardápio ou do tipo de comida servida, já que esse é o básico de qualquer grande rede. O ponto aqui é que não importa se no interior do Amapá, no centro de São Paulo ou no norte da Alemanha, a marca tem o cuidado de manter todos os seus estabelecimentos com o mesmo padrão de identidade visual.
Outros grandes fast foods também adotam a estratégia, principalmente ao colorir as paredes com os tons do logotipo da empresa. Entretanto, diferente desses locais, seria possível identificar os Burger Kings mesmo se o mundo todo ficasse em preto e branco, já que os estilos de desenho nas paredes e nas bandejas seguem o mesmo padrão de arte em qualquer loja.
Cada vez que a marca passa por uma renovação, automaticamente todos os restaurantes começam a se adaptar à nova identidade. Para provar a unificação da rede, recentemente a artista Jhenny Keller foi convidada a pintar as paredes de Burger Kings em diferentes cantos do Brasil e a montar a arte digital que agora faz parte dos papéis do fundo da bandeja.
Campanhas imersivas
Tudo isso faz parte do ideal de imersão que a rede tenta criar, transformando o consumo de hambúrgueres e outros alimentos em uma verdadeira experiência. Mas além disso, existe mais uma experiência imersiva proporcionada pela marca: é comum que, durante épocas de lançamento de alguma série ou filme, estabelecimentos da rede tentem aderir a uma decoração para atrair os fãs.
Atualmente, a loja do Burger King na Avenida Paulista está de cara nova, toda na temática do homem-aranha para representar o último lançamento do herói. Já nas outras lojas do país, você pode adquirir um combo Spider Burger, com pão marcado por teia, batata frita colorida e copos personalizados do filme por um adicional de R$11.
Campanhas como essa não surgiram agora. Em 2019, a rede montou toda uma estratégia com a temática de Stranger Things para aproveitar o lançamento da terceira temporada da série. Em uma das publicidades divulgadas, o Upside Down Whopper aparece de ponta-cabeça, e assim como está acontecendo com o homem-aranha, era possível pedir o combo inspirado na série e receber uma coroa personalizada.
Todos podem ser rei
É inegável que as famosas coroas são a marca registrada do BK, mas mesmo que já façam sucesso por si só, a equipe de marketing não fica apenas no básico. Em abril, o Burger King lançou quatro novos tipos de coroa para incluir todos os tipos de cabelo. A campanha Coroa do seu Jeito serviu para mostrar que essa é uma rede por dentro de causas sociais.
Ainda para provar que isso não é algo esporádico, a marca adentra bastante temas de inclusão. Não precisa nem procurar muito para encontrar comerciais com temática LGBTQIA+, mística, a favor da equidade salarial e de conscientização sobre o voto em branco.
Mais memes, mais engajamento
Se você pensa que a criatividade do BK se resume a padrões de arte e grandes campanhas, está muito enganado. Os próprios responsáveis pelas redes sociais do restaurante, em especial o Twitter, aproveitam toda e qualquer oportunidade de fazer memes que trarão engajamento e, consequentemente, novos clientes.
Os social media da marca, no entanto, fazem mais do que apenas surfar nos assuntos do momento para atrair visibilidade: eles aproveitam a interação proporcionada pela rede social para provocar o McDonald ‘s, seu maior concorrente. Em 2019, o Mc postou um vídeo para anunciar um novo hambúrguer, ao que o Burger King respondeu: “em dias de eclipse coisas estranhas acontecem. Até o hambúrguer na chapa aparece com marca de grelha”, já que o BK é o único fast food a grelhar as carnes.
Burger King x McDonald’s
O Burger King brasileiro não foi o único a provocar o rival nesse aspecto. No natal de 2017, a rede fez um comercial na Alemanha presenteando uma filial do McDonald’s com uma churrasqueira. Essa não foi a primeira e muito menos a última vez que o BK jogou shade para o concorrente, além de não ser nem de longe o único tópico das brincadeiras.
Recentemente, um comercial no Brasil intitulado “Ronald no BK?“, em referência ao palhaço símbolo do McDonald’s, fez sucesso na internet. O vídeo mostra os pés característicos do personagem até subir e encontrar um homem chamado Ronald, que ao falar sobre os preços, ainda comenta: “não sou palhaço nem nada”. Já na Dinamarca, a marca fez um vídeo respondendo a clientes do Mc com uma mensagem no final que dizia basicamente “não precisa nos agradecer pela ajuda, amigo”.
Entretanto, o McDonald’s não fica apenas assistindo a zoação. A rede da França produziu uma publicidade que demonstrava a dificuldade de se chegar a um Burger King e a proximidade dos restaurantes do palhaço. No vídeo, é possível ver uma placa com instruções para se chegar ao BK, que está a 258km, e ao Mc, que está a 5km. O rival, no entanto, não deixou barato. Horas depois, o Burger King publicou uma resposta que mostra um casal dirigindo até o McDonald’s e pedindo um café para conseguir chegar ao seu destino: a loja da rede da coroa. No final, a mensagem “obrigado McDonald’s por estar em todos os lugares” aparece.
Publi além do sabor
Em meio a tantas redes, o Burger King se destaca no mercado de fast food, não apenas pelos seus produtos em si, mas por toda a criatividade que envolve desde respostas nas redes sociais e comerciais engraçados até campanhas de inclusão e decorações temáticas. Dessa forma, a marca alcança seu lugar ao ir além do paladar, se estendendo ao entretenimento, interação e criação de uma identidade única.