“A Amazônia brasileira arde em um ritmo recorde”
- 30 de setembro de 2019
- comments
- Thamires Mattos
- Posted in Análises
- 0
El País apresenta a notícia de diversas formas para conscientizar e entreter seu público
Rebeca Queiroz
Como a maioria dos jornais internacionais, o El País deu grande visibilidade para as queimadas na Amazônia e subsequente intervenção do governo Bolsonaro. As decisões deste são frequente mencionadas pelo jornal espanhol, que conta com um portal em português e matérias originais brasileiras. A fim de dar mais credibilidade a seu conteúdo, o veículo traz opiniões de especialistas e cientistas ambientais, além de mencionar dados de pesquisas feitas por institutos e organizações que observam atividades de destruição ambiental, como as que ocorrem no território da Floresta Amazônica.
O El País divulgou uma pesquisa do Atlas Político sobre o impacto político na questão das queimadas da Amazônia para o Governo Bolsonaro. De acordo com os dados, 66,9% dos brasileiros acreditam que a Amazônia enfrenta uma crise ambiental por conta do desmatamento, 45,8% consideram que o Governo Federal é o responsável pelo aumento de áreas desmatadas, enquanto 47,5% disseram que não. Uma avaliação do Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, também foi feita: 42,9% dos entrevistados desaprovam sua atuação, apenas 22,1% o apoiam, e 35% não souberam opinar.
Uma das maneiras que o jornal encontrou para aproximar o leitor e conscientizá-lo sobre a gravidade das queimadas foi criar uma área equivalente à superfície queimada (20000 hectares ou 200 quilômetros quadrados) e colocar em várias partes do Brasil e do mundo para se ter uma ideia de quanto do espaço da Amazônia foi destruído pelas chamas. “A Amazônia brasileira arde em um ritmo recorde” é uma das frases ditas pelo jornal de acordo com os dados apresentados em suas notícias.
É preciso mencionar que até mesmo os títulos e subtítulos das matérias chamam a atenção do leitor e apresentam uma ideia crítica. O El País não tenta esconder sua posição. De acordo com seu viés, o jornal associa o aumento do desmatamento na Amazônia com a gestão do Governo Bolsonaro e os interesses do agronegócio. O jornal destaca que, nos oito primeiros meses do ano, o Brasil teve 84% mais incêndios que no mesmo período de 2018. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que, de acordo com outra reportagem do periódico, tem sido alvo de críticas do presidente. Bolsonaro alega que os dados divulgados não são corretos, e que os incêndios podem ter sido criminosos e provocados por ONGs.
Em suma, o El País apresenta fatos de maneiras diferentes, propondo um novo jeito de analisá-los. O jornal tem facilidade de chamar a atenção do leitor, e, mesmo assim, suas notícias têm credibilidade por conta das pesquisas e especialistas entrevistados. Desse jeito, o periódico espanhol nos aproxima da realidade, informando e entretendo a quem consome seus conteúdos.