“A magia” presente na casa ou esquina de cada brasileiro
- 31 de maio de 2023
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- Theillyson Lima
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Uma análise através dos anos da campanha publicitária da Coca-Cola.
Lana Bianchessi
Como é gostoso ouvir a latinha se abrir com um som característico do gás ou ver aquele litro de vidro sendo pousado na mesa no almoço de domingo! Eu sei que você pensou na Coca-Cola, pelo simples motivo de essa ser umas das peças principais das propagandas que a marca usa para fazer o produto interagir com os clientes. Inconscientemente, estamos acostumados a perceber as coisas pelas maneiras mais sutis sem nem perceber, mas acredito que esse não é o caso da bebida cheia de gás.
A famosa bebida gaseificada está presente em quase todos os países do mundo, só excluindo dois, e não somente no sabor sabor original mas também com vários outros produtos. São 9 marcas diferentes com 200 produtos no total, mais de 135 anos de história e, aqui no Brasil, 80 anos de vendas. Mas essa bebida nem sempre foi somente um refrigerante, na verdad,e começou sendo vendido em uma farmácia em Atlanta, no estado da Geórgia, Estados Unidos.
Criado pelo doutor Joseph Jacobs, o primeiro objetivo foi obter algo para curar enxaquecas e ajudar a refrescar. Porém, o que começou com nove vendas ao dia, passou a se tornar uma das bebidas mais tomadas do mundo, virou uma companhia capaz de criar e comprar outras marcas e desempenhou um papel enorme na vida de muita gente ao redor do mundo.
Slogan é o que não falta
Uma marca antiga como essa desenvolveu várias formas de fazer o seu produto se destacar entre os demais e usou estratégias publicitárias para fazer o sucesso da empresa. No entanto, acho que nunca vi tal quantidade de mudanças no slogan, a frase de efeito de um produto, como com a Coca-Cola.
São mais de 46 slogans nesses 135 anos, sendo que o primeiro foi “Drink Coca-cola” (Beba Coca-Cola) lançado na farmácia em Atlanta e o mais recente sendo “Real Magic” (em português é usado o “A Magia Acontece”). O primeiro slogan a ser lançado exclusivamente no Brasil foi o “A Pausa que Refresca”.
Cada um dos muitos slogans foi criado na intenção de alcançar vários públicos-alvos e se encaixar em cada momento do ano ou década. No começo de tudo, a bebida ainda não era conhecida e tentava se consolidar no mercado, então as frases remetiam ao sabor do líquido, como o “Delicious and Refreshing” (Deliciosa e Refrescante – 1904) e o “Coca-Cola Revives and Sustains” (Coca-Cola Revive e Sustenta – 1905).
Algumas descreviam o propósito de beber o produto, para se refrescar e matar a sede, por exemplo, o “Thirst Knows No Season” (Sede Não Tem Estação – 1922) e “Thirst Asks Nothing More” (A Sede Não Pede Mais Nada – 1938). Porém, quando o conceito foi mudando da estética familiar para o uso da Coca para a prática de esportes, as frases mudaram de acordo com a linha de pensamento: “Coca-Cola Makes good Things Better” (Coca-Cola Fazendo Coisas Boas com Melhor Sabor – 1956) e “Things Go Better With Coke” (Tudo Vai Melhor com Coca-Cola – 1963).
Isso alterou um pouco a propaganda para o público mais jovem, já que antes era voltado mais intensamente às famílias e às mesas de jantar. Nesse momento, começou a ser propagado aos jovens, com slogans que insinuavam as conversas entre colegas e o prazer da vida: “Coke Adds Life” (Coca-Cola Dá Mais Vida – 1976) e “You Can’t Beat The Feeling” (Emoção Pra Valer – 1987).
Depois dessas frases marcantes sobre a vida e diversão, a marca encontrou seu caminho ao sucesso e não parou mais, com as mais recentes “Life Tastes Good” (Gostoso É Viver – 2001) e “The Coke Side Of Life” (Viva o Lado Coca-Cola da Vida – 2006).
Mudança (ou não) do público-alvo
As propagandas da Coca-Cola são voltadas ao social, com reuniões entre amigos, refeições em família e lanchonetes cheias. Esse cenário traz a sensação de felicidade e prazer de estar em volta de pessoas que gostamos, e isso faz com que tenha a ligação desse sentimento de alegria com a bebida.
A partir disso, a Coca criou uma parceria com a Federação Internacional do Futebol Associado (FIFA) em 1974 e patrocina os jogos da Copa do Mundo desde 1978. Ela já anunciava sua marca no evento mundial desde 1950, mostrando o quanto ela se empenhou em se inserir no mundo do esporte. Afinal, o esporte é algo que reúne muitas pessoas e no caso da Copa do Mundo, pessoas do mundo inteiro.
A Coca-Cola então passou a criar anúncios envolvendo músicas voltadas ao futebol quando surgiam essas datas comemorativas. Com isso, surgiu seus singles famosos, aquelas músicas marcantes que todo mundo conhece: “Taste The Feeling – Avicii vs. Conrad Sewell” e “Abra a Felicidade – Di Ferrero”.
O toquezinho mais famoso da coca, (Oh Oh Oh Oh Oh) está até relacionado ao futebol, por termos ouvido muitas vezes com anúncios em parceria com a FIFA. No clipe “Wavin’ Flag – K’NAAN“, música oficial da Copa do Mundo de 2010 e criada pela Coca-Cola, podemos notar o som característico.
A música já estava presente antes, com clipes que se tornaram um sucesso muito grande, como o “I’d like to buy the world a Coke – ‘Hilltop”, que foi usado para mostrar um tempo de paz durante o período da Guerra Fria. Então, a Coca-Cola usava a estratégia de se conectar com o que estava acontecendo no mundo a sua volta e ao mesmo tempo reforçar esse aspecto de união.
Recentemente, com a nova coleção chamada Creations, a marca usa a música na jogada de marketing fazendo parceria com cantores em alta, como a Rosalía, na qual surge uma nova bebida criada somente para aquele cantor. Claro que o sabor sai de linha depois de um tempo, mas a empresa aproveita bastante o momento de sucesso ao seu favor.
Coca-Cola saudável
Falando em sabores que saem de linha, algo que ultimamente vem ganhando muita força são os produtos “saudáveis” da Coca-Cola. Tendo em vista que seu produto não tem componentes bons para o corpo humano, a companhia vem tentando se mostrar mais saudável, inventando sabores e componentes menos nocivos para o corpo, para tentar puxar esse público que se preocupa com a saúde.
Começou em 1982, com o lançamento da Coca-Cola Diet. Foi usado o slogan “Calorias de Menos. Sabor de Mais”, para mostrar que o produto não continha tantas calorias quanto o sabor original. Mas a Coca Diet saiu de linha em 1997, mostrando que nem sempre o mais saudável faz sucesso entre a Coca-Cola.
Contudo, a marca não parou por aí e no mesmo ano lançou a Coca-Cola Light para substituir a Diet. Essa fórmula prometia uma vida mais saudável que a anterior, com o slogan “O Sabor de Viver em Forma”. Porém, logo foi descontinuada também, em 2009.
O que veio pra ficar realmente foi a Coca-Cola Zero, agora chamada de Coca-Cola Sem Açúcar. Lançada em 2005, na tentativa de suprir a necessidade de uma Coca menos agressiva à saúde e que não fosse um fracasso de vendas, a queridinha Coca Sem Açúcar se tornou febre e continua no mercado até hoje, com o Slogan “Best Coke Ever” (A Melhor Coca de Todas ou Pega esse sabor, no Brasil). A Sem Açúcar conseguiu então cumprir esse papel de vida saudável, com zero adição de açúcares, mas não deixando de ser maléfica em outros quesitos.
As campanhas mais recentes têm focado bastante na Sem Açúcar somente, e não tanto na original. Até a logo do instagram oficial da Coca-Cola Brasil é a da Coca Sem Açúcar, o que mostra um forte viés para esse produto. Além disso, novos sabores criados pela marca em conjunto com celebridades são feitos sem açúcar.
O natal vermelho da Coca-Cola
O vermelho característico da Coca-Cola pode ser lembrado de inúmeras formas, uma delas é pelo amigável velhinho Papai Noel! A companhia foi responsável por fazer a representação do bom velhinho Noel e pelo sucesso do vermelho das roupas dele, que é usada até hoje nos desenhos e filmes.
O cartunista Thomas Nast criou desenhos do Papai Noel para a revista Harper’s Weekly, em 1886, mas foi só em 1930, quando a Coca-Cola se aproveitou da cor vermelha do personagem do cartunista e usou-as em propagandas, que o sucesso realmente aconteceu.
O Natal é uma data comemorativa usada por muitas marcas, mas do jeito que a Coca usa, nenhuma faz igual. Em 1995, surge a brilhante ideia de mandar caminhões enfeitados com luzes brilhantes, a logo da marca e o famoso Noel bebendo o produto estampado nas laterais, para fazer parada em várias cidades. Com o anúncio sendo propagado no vídeo “O Natal Vem Vindo”(1995), as pessoas ficavam ansiosas para receber o caminhão que vinha lotado de atrações para o público.
Além disso, na época do Natal é distribuída a Coca-Cola em uma garrafa maior, de 3 litros, com essa ideia de que no natal a gente reúne a família e com uma garrafa maior, todos podem usufruir da bebida. Algumas de suas propagandas mais vistas são de Natal, na qual a empresa investe para fazer com que o brasileiro se lembre da marca de novo.
Viva enquanto saboreia!
A mensagem central da Coca-Cola é viver cada momento com prazer e desfrutando do frescor de uma coca. A empresa evoluiu para um estilo de vida, no qual as pessoas podem usar acessórios, roupas, tênis e interagir com a bebida por meio de iniciativas de marketing.
Ela prega a união e a companhia de pessoas, fazendo com que a gente sinta que nos momentos de felicidade e convívio com pessoas que amamos, sempre podemos deixar melhor com um toque de sabor da Coca-Cola. Com isso, os sentimentos de alegria e amor se misturam com a lembrança do sabor da bebida, como é reforçado nos comerciais entre amigos e família. Falando nisso, deu até vontade de beber uma coquinha bem gelada!