A ascensão dos animes que influenciaram uma geração
- 20 de setembro de 2023
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- Theillyson Lima
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As animações japonesas dos anos 90 se tornaram um marco na história e influenciaram gerações.
Julia Viana
A cultura japonesa expandiu para todo o mundo, seja pela moda, séries populares, música ou pelo grande mercado de animes. Como o universo cinematográfico dos heróis como a Marvel ou DC, as histórias contadas nos quadrinhos tem constantemente se tornado adaptações para o cinema. Da mesma forma aconteceu com os animes, que inicialmente eram os populares mangás, que são quadrinhos japoneses que seguem um formato diferente dos ocidentais.
As histórias contidas neles são a base para a criação dos desenhos animados (animes). Mas afinal o que são animes? Segundo o dicionário significado, anime ou animê (como é dito no Brasil) é o nome dado para o tipo de desenho animado produzido no Japão. “A Lenda da Serpente Branca”- Hakujaden – foi o primeiro anime do mundo lançado como um longa-metragem em 22 de outubro de 1958 e também foi a primeira animação a chegar ao mercado americano.
Mas foi no final dos anos 80 que “Cavaleiros do Zodíaco” e “Super Campeões”, chegaram ao Brasil por meio da Rede Manchete. Eles foram incluídos na programação dos outros canais abertos por terem alcançado positivamente o público. Mas a época de ouro das animações japonesas no Brasil deu início nos anos 90, com títulos icônicos que até hoje são lembrados pelo público.
A popularização da Época de Ouro na animação se deve muito à sua influência duradoura e à qualidade excepcional das produções dos animes com uma grande variedade de gêneros que atendiam a diferentes públicos. A diversidade permitiu que uma ampla gama de pessoas encontrasse animes que atendiam aos seus gostos. Além disso, muitos animes lançados nos anos 90 tiveram um impacto cultural duradouro e continuam a ser referências na cultura pop hoje, influenciando a indústria do entretenimento global e inspirando gerações subsequentes de criadores de conteúdo.
Longe da terra do sol nascente o anime brilha fortemente
A cultura do anime é de fato muito popular no Brasil, e isso é evidenciado pela grande base de fãs e pela influência que os animes têm na cultura pop brasileira. Dessa forma, conquistaram o público devido à sua diversidade de gêneros e temas, personagens cativantes e bem desenvolvidos, além da alta qualidade de animação. Desde os anos 90, muitos animes foram transmitidos na televisão brasileira, especialmente em programas como “TV Globinho” e o “Clube da Criança”, o que permitiu que um grande público brasileiro tivesse acesso a séries que se tornaram muito populares.
Segundo o portal Jovem Nerd, durante o Anime Slate 2017, a Netflix divulgou um mapa de calor mostrando os países que mais assistem animes ao redor do globo. O mapa mostra que depois do Japão o Brasil está entre os países que mais assistem animes no mundo. Se por um lado havia na década de 80 uma curiosidade crescente pelo Japão, causada principalmente pela prosperidade econômica que o país havia conquistado, na década de 90 o interesse estrangeiro pelo país explodiu por razões diferentes.
Tradução dos animes para o português
A crescente popularização do conteúdo oriental fez com que os chamados fandoms– conceito que descreve um grupo de pessoas que são fãs de determinada coisa em comum- fez com que essa camada da sociedade se disponibilizasse e engajasse na tradução dos produtos animados originalmente japoneses. Henry Jenkins, autor norte-americano que estudou sobre os fandoms, explica que não é correto falar se referir sobre produtores e consumidores como produtos separados, mas sim como um conjunto.
De forma clara, o conceito de Jenkins se associa ao crescimento na participação dos “amadores” na manipulação e produção de conteúdos midiáticos. Isso fez com que no início dos anos 90 surgisse o conceito fansubbing que é a tradução e legendagem de audiovisuais feitas por fãs. Como explica o presidente do Anima Club do MIT, Sean Leonard, no livro “Cultura da Convergencia”, ‘a legenda de fãs foi crucial para o crescimento do número de fãs de anime no mundo ocidental’.
No início desta época e por razão do alto custo que tinham os aparelhos a produção começou a um empreendimento geral que englobava clubes que focavam seus recursos e tempo para dessa forma assegurar que suas séries favoritas pudessem alcançar um público maior. Assim, houve o barateamento do custo de produção das legendas por sua alta disseminação e os clubes passaram a utilizar a internet para organizar a distribuição de quais séries seriam legendas e traduzidas, fazendo com que essa comunidade aumentasse cada vez mais.
Influência dos animes no comércio e na vida
A animação japonesa foi apresentada como outra opção de divertimento aos telespectadores em um horário nobre em uma década marcada pela busca desenfreada de liderança do Ibope das principais emissoras da televisão brasileira, o que fez com que essa demanda influenciasse economicamente. A criação do conceito Soft Power, feito por Joseph Nye, destaca que a cultura foi o vetor do crescimento econômico, o que reforça a análise de que o Japão estimulou a entrada de produtos culturais, como os animes, em outros países.
Para muitos a televisão é uma ocupação para o tempo livre, por esse motivo o meio se torna a característica determinante para o público consumir entretenimento. Na época em que o anime “Cavaleiros do Zodíaco” foi oferecido a população, fez mostrar que o sucesso dele foi imediato pela forma que o nível de audiência aumentou juntamente com o faturamento comercial que a série trouxe para a extinta Rede Manchete, mostrando o marco significativo que ela teve.
O que salienta ainda mais o conceito Soft Power é a existência de produtos que alavancam o mercado nipônico como o turismo ligado à ambientação de animes famosos que impulsionou a criação de uma Associação de Turismo de Anime, juntamente com práticas de cosplay que se popularizaram na época que os animes tiveram seu “boom”. Isso movimentou economicamente o mercado com a promoção de eventos com essa temática.
Países opostos, como Brasil e Japão, puderam fortalecer laços através do anime pela entrada e a circulação de produtos culturais japoneses em terras brasileiras. A forma como esse conteúdo se tornou popular como um fenômeno social no país, superando as barreiras do tempo e tornando o conteúdo imortal, esteve presente na memória e cotidiano de uma geração de telespectadores brasileiros, podendo ser considerado um marco ainda atual após décadas de sua vinda para o Brasil. A forma como o fenômeno tende a crescer ao longo do tempo poderá ser consequência da maior inserção de novas características desse conteúdo no mercado atual.