Oportunismo para um marketing de sucesso
- 31 de maio de 2023
- comments
- Theillyson Lima
- Posted in Debate
- 0
Em um mundo de constantes mudanças, será que vale a pena mudar as estratégias de campanha e se adaptar ao hype?
Camylla Silva
Provavelmente você já deve ter sido impactado por anúncios que despertaram o seu interesse, que transmitiam um valor ou que esclareceram informações sobre uma marca, assim como nos emocionamos com filmes que tocam o nosso coração. Esses são apenas alguns exemplos de peças que fazem parte das poderosas campanhas publicitárias.
Essa junção de ações de marketing e publicidade é um verdadeiro catalisador quando o assunto é negócios, afinal, ela é capaz de moldar a percepção e principalmente o sucesso da marca. Pode-se dizer que as campanhas publicitárias são o “fio condutor” entre empresa e consumidor, envolvendo-os de forma emocional e na maioria das vezes, persuasiva.
Em um mundo de constantes mudanças, no qual as pessoas são influenciadas pelas tendências e preferências do momento, é importante que adaptem e acompanhem o ritmo da atualidade. As próprias campanhas proporcionam essa flexibilidade, permitindo que marcas se reinventem, estejam presentes no hype e permaneçam relevantes na mente dos consumidores.
De mãos dadas com o mercado
Pare um pouco: imagine todas as empresas e marcas que você conhece sem imagens brilhantes, palavras envolventes, animações que chamam a atenção e que alimentam os nossos sonhos. Bom, certamente você deve ter imaginado uma realidade insípida, monótona e silenciada, assim como eu. Histórias e identidades seriam esquecidas, perdendo a oportunidade de se conectar com o público de forma significativa. As campanhas dão vida às marcas, permitindo que elas se expressem da forma que querem, comuniquem e estabeleçam laços com o público.
Diante disso, muitas marcas, principalmente as maiores e com mais alcance, estão sempre atentas às novidades, notícias, memes e todas as movimentações que correm pela internet, esperando encontrar uma pauta que já se encontra com um hype – o que está dando o que falar – para poder usar a favor do seu próprio engajamento.
Marcas renomadas, como Burger King, McDonald ‘s, Netflix, Coca Cola, e muitas outras têm sido habilidosas em aproveitar as oportunidades para obter bons resultados. Elas alcançaram a atenção dos usuários e da mídia. Buscar o que está em alta é uma estratégia eficaz para conquistar a audiência desejada, sem a necessidade de investir valores consideráveis em campanhas e divulgações.
A Nike, por exemplo, empresa líder na indústria de calçados e vestuário esportivo, se destaca por estar constantemente acompanhando as tendências do mercado do seu segmento e nicho. A empresa já lançou colaborações com grandes celebridades, designers e parcerias inovadoras, como a Nike+, que combina tecnologia e fitness.
Flexibilidade: “Tudo pela marca”
Além disso, em setembro de 2018, a Nike lançou uma campanha intitulada “Believe in something”. Even if it means sacrificing everything”, (“Acredite em algo. Mesmo que signifique sacrificar tudo”), que representou Colin Kaepernick, ex-zagueiro do San Francisco 49ers da NFL. Colin foi escolhido pela Nike como o rosto que estampa a campanha especial em comemoração aos 30 anos do ícone slogan “Just do It”.
O quarterback ficou conhecido por ter ajoelhado durante o hino nacional dos Estados Unidos como forma de protesto contra a injustiça racial e a brutalidade policial. A escolha de Kaepernick para a campanha foi altamente polêmica e gerou ampla discussão. Mas mesmo assim, a Nike mostrou disposição em abordar questões sociais e políticas relevantes – ao mesmo tempo em que apoiou um atleta que se tornou um símbolo do movimento pelos direitos civis.
A campanha teve grande impacto com opiniões polarizadas. Houve uma onda de apoio àqueles que admiravam a postura de Kaepernick e acreditavam em sua mensagem de justiça social, igualdade e liberdade de expressão. No entanto, também houve críticas por parte de pessoas que consideraram o protesto desrespeitoso em relação aos símbolos nacionais.
A Nike provocou algumas reações negativas, incluindo críticas nas redes sociais. Mas mesmo assim, a campanha gerou uma resposta positiva significativa, com aumento nas vendas e na visibilidade da marca. O anúncio viralizou rapidamente, atraindo atenção para o propósito da Nike. Diante disso, a empresa mostrou que está disposta a correr riscos e assumir uma posição, mesmo que isso signifique enfrentar críticas e controvérsias.
Hype e seus resultados
Uma campanha criativa e bem pensada pode ser o suficiente para fazer uma alusão ao assunto em questão. Aproveitar as oportunidades para criar algo único – seja por um meme, um trocadilho, uma data comemorativa ou ideias divertidas ou o que está sendo mais falado no momento – pode ser um catalisador para a marca.
Acompanhar o hype e as tendências do momento permite que as marcas sejam relevantes para o público-alvo. O comportamento e como os consumidores estão em constante evolução, impulsionados pelas mudanças sociais, tecnológicas e culturais. Ao se manterem atualizadas, elas conseguem entender melhor as necessidades e os desejos dos consumidores, criando produtos, serviços e experiências que estejam em sintonia com o momento atual. O que é fundamental para conquistar a atenção e o engajamento do público.
Ao demonstrar flexibilidade às mudanças, as marcas também transmitem uma imagem dinâmica, aprimorada e aberta ao novo. Para quem consome, é muito mais fácil valorizar marcas que se reinventam, que buscam constantemente formas de melhorar e que estão empenhadas a se adaptar às mudanças do atual mercado. Desse modo, elas se tornam marcas relevantes, que se destacam com a concorrência, que criam conexões emocionais com o público e que estão preparadas para enfrentar os desafios futuros.