Jornalismo especializado, mas nem tanto
- 10 de maio de 2023
- comments
- Theillyson Lima
- Posted in Editorial
- 0
Theillyson Lima
Uma das maiores satisfações do ser humano é gostar de um assunto e encontrar produtos para consumir que falem sobre esse tema. Filmes, séries, livros e notícias são exemplos de formatos de conteúdo que podem explorar áreas de interesse de modo mais especializado, conquistando fãs que dominam o assunto.
O jornalismo especializado traz a possibilidade de um conteúdo que atenda ao interesse do público que quer saber mais sobre o que gosta. Quem gosta muito de esporte, por exemplo, prefere acompanhar sites e portais que acompanham constantemente o mundo dos esportes do que aqueles que esporadicamente citam algo relacionado.
Entretanto, nem sempre o jornalismo dito especializado entrega um conteúdo com profundidade. Isso acontece porque as editorias de jornais servem, na maioria dos casos, apenas para dividir quais matérias que falam de determinado assunto e quais falam de outro.
Quem deseja algo mais aprofundado, deve realmente caçar esses conteúdos em portais, sites e blogs que se proponham a ser especialistas em determinado assunto. Os jornais e sites de cobertura ampla não costumam ter equipe e disposição para entregar produções de fôlego que satisfaçam esse público mais exigente.
Outro aspecto interessante é analisar o quanto as editorias especiais apenas reproduzem notícias óbvias, como pesquisas, informações do governo ou casos factuais que se relacionam com o tema. Grande parte das produções fica dentro dessas situações, demonstrando uma falta de criatividade e iniciativa para produzir algo mais autoral e relevante para a sociedade.
Uma cobertura mais propositiva, com matérias, reportagens especiais e conteúdos que sejam criativos, me agrada muito mais do que apenas reproduções sobre o que está acontecendo. Para isso, porém, é necessário mais investimento dos jornais, tanto em jornalistas capazes quanto em tempo para produzir esses materiais.
Nesta edição do Canal da Imprensa, vamos analisar algumas editorias de jornalismo especializado nos principais veículos de comunicação do Brasil. A ideia é entender o que tem sido produzido, que tipo de reportagens são protagonistas nesse cenário e o que poderia ser feito para melhorar a cobertura nesses assuntos. Acompanhe os artigos e avalie se o seu assunto preferido está sendo bem noticiado pelo jornalismo brasileiro!