O universo da comunicação na mira do Farol Jornalismo
- 8 de junho de 2022
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Tudo o que abrange o fazer jornalístico e as inovações tecnológicas que o aprimoram, é o alvo da Newsletter Farol Jornalismo.
Melissa Maciel
A Newsletter Farol Jornalismo (NFJ) semanalmente informa seus assinantes sobre as transformações no meio jornalístico do Brasil e do exterior desde 2014, além de apresentar discussões sobre a profissão. Ao reunir produções de variados veículos, expõe desafios e limitações da prática jornalística, além de ressaltar a relação deste campo com as inovações tecnológicas que o alcançam.
Com sua ampla dinâmica de pesquisa e explanação de conteúdos diversos dentro do universo jornalístico, a newsletter, em 22 de abril de 2022, passou a ser membro da Ajor, a Associação de Jornalismo Digital.
Bastidores da produção
As newsletters deste portal, produzidas pelos jornalistas Marcela Donini, mestra em Comunicação Social e especialista em Jornalismo Digital, Lívia Vieira, professora adjunta na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, e Moreno Osório, professor de jornalismo, doutor em Comunicação e cofundador do Farol Jornalismo, são veiculadas por intermédio da plataforma Substack.
Esta plataforma promove a monetização de newsletters por meio de assinaturas, os profissionais podem colocar seus produtos dentro dela de forma gratuita. A receita do programa é gerada ao requisitar 10% do lucro adquirido pelos criadores com as assinaturas pagas.
Financiamento coletivo
A assinatura da Newsletter Farol Jornalismo é gratuita, mas para sustentar-se faz uso da dinâmica de financiamento coletivo por meio da plataforma Apoia-se. Este financiamento funciona como uma assinatura, na qual todo mês os colaboradores contribuem com o valor escolhido.
A equipe da newsletter procura ser transparente com seus leitores com relação ao processo de contribuição. Em seu site explicam que o conteúdo não demanda grande esforço financeiro concentrado, um vasto montante, mas precisam de uma certa quantia todo mês. É explicado, também, que a meta com as arrecadações é o pagamento dos produtores dessa newsletter. Para isso, a equipe fez e expôs seu cálculo pró-labore no site oficial da campanha.
Os contribuintes podem escolher com qual faixa de valor gostariam de colaborar e são beneficiados de acordo com a quantia que escolheram. Os valores sugeridos variam de R$5,00 a R$50,00. Aqueles que optam por contribuir com um valor a partir de R$50,00 ganham o direito de participar das decisões que darão rumo ao Farol Jornalismo.
Conteúdo veiculado
O produto trata de notícias atuais e em alta neste mundo, como o caso do repórter Rubens Valente, que foi condenado pelo STF a pagar R$310 mil reais ao ministro Gilmar Mendes por “danos morais” na publicação do livro Operação Banqueiro. Em seu desenvolvimento, a newsletter apresenta inúmeros links de materiais produzidos por outros veículos, inclusive por outras newsletters, sobre o assunto, para que o leitor tenha uma compreensão multilateral do ocorrido. Essa característica é padrão para todas as produções publicadas.
A partir deste caso, trouxe a discussão sobre a progressiva ameaça silenciosa à liberdade de imprensa no jornalismo brasileiro. Além disso, destacam respostas de Valente divulgadas em uma entrevista à Agência de Jornalismo Investigativo denominada Pública:
“Não é preciso ir muito longe para entender o recado dado pelo Judiciário brasileiro, em especial pelo Supremo Tribunal Federal, nesta decisão: há um limite para o jornalismo e o limite é escrever criticamente sobre um membro da Corte.”
Discussões sociais atreladas ao jornalismo
Embora aborde questões relacionadas a hard news, como o caso de Valente, o que mais ocupa as páginas desta newsletter são as discussões em torno das dificuldades e inovações na prática jornalística. Uma delas é a questão do acesso à profissão.
Citando o texto de outra profissional, a newsletter expõe os impactos da inflação na vida dos jornalistas. Inclusive, ressaltou a pesquisa que recuperou valores do piso salarial em alguns estados, e expôs que algumas vezes o salário do profissional é menor do que a mensalidade do curso de Jornalismo nas universidades privadas.
Destaca também iniciativas de organizações como a Agência Mural, uma corporação de jornalismo independente feito pelas e para as periferias, que lançou o programa Clube Mural para ressaltar o treinamento e formação de novos profissionais da comunicação nestas localidades.
Outra discussão abordada foi a do jornalismo representativo e o dilema de produzir para quem não é da elite. Nesta seção, apresentaram uma série de artigos que expuseram a disparidade social da produção jornalística, como o artigo da Columbia Journalism Review, que põe em evidência a distância entre os jornalistas pertencentes a elites altamente educadas e urbanas e a realidade do público que atendem.
Estruturação
Em praticamente todas as edições há uma seção específica para deliberações sobre o que está em alta na indústria jornalística nacional e internacional. Nesta parte, aborda notícias como um projeto do grupo Amazônia 2030 que facilita o acesso de milhões de informações sobre a Amazônia Legal, ou a iniciativa de veículos como New York Times e Washington Post que estão experimentando personalizar suas homepages para exibir conteúdo mais específico aos interesses dos leitores.
Na última seção são disponibilizados links, seguidos de frases explicativas curtas sobre temas diversificados. Trazem, principalmente, dados sobre oportunidades, como prazo das inscrições para o Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde e o recebimento de trabalhos pela Abraji para o IX Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo.
Jornalismo para jornalistas
A partir de tudo isso, a composição da Newsletter Farol Jornalismo, com seu conteúdo diverso e abrangente, mas que não negligencia a clareza e a objetividade, se apresenta como o produto perfeito para o jornalista que quer se manter informado sobre seu mundo de atuação, nos mínimos detalhes.
A abordagem vai desde aspectos técnicos, como a crescente tendência à formação de redações híbridas, a discussões indispensáveis para o desenvolvimento do campo profissional, como as pautas sociais, que são apresentadas a partir de perspectivas de diferentes profissionais e com dados de pesquisas oficiais.
Ao trabalhar dessa forma, a newsletter permite aos consumidores deste conteúdo uma leitura completa, enriquecedora e indispensável, uma vez que o profissional precisa conhecer o meio em que atua e estar atento a como ele muda e evolui.