• Home
  • Sobre o Site
  • Quem Somos
  • Edições Anteriores
Log In

  • Home
  • Sobre o Site
  • Quem Somos
  • Edições Anteriores

HomeAnálisesInstagram: figura de interação e informação
Celular

Instagram: figura de interação e informação

  • 18 de maio de 2022
  • comments
  • ABJ Notícias
  • Posted in Análises
  • 0

A rede social deixou de ser vista apenas como diversão e deu espaço para a noticiabilidade

Franciele Borges 

A informação tem conquistado mais espaço nos meios em que a distração tem domínio.  Aplicativos criados para entretenimento, publicações de fotos, interação com pessoas no mundo todo oferecem notícias para a pessoa que está com o tempo ocioso. O Instagram é o exemplo perfeito para isso. A rede social contém mais de 1 bilhão de usuários e o aumento de contas criadas faz com que o aplicativo ofereça mais ferramentas para otimizar a interação virtual. 

Quem se beneficia com isso são os canais de notícias que acompanham o ritmo constante de pessoas migrando da TV e rádio para a internet. Dos portais conhecidos aos mais anônimos, todos trabalham para que a divulgação das notícias do dia alcance usuários que facilmente não buscam por informação, embora esse não seja o público específico, porque existem os apreciadores das notícias. 

Para entender melhor o assunto, o perfil da CNN Brasil no Instagram foi analisado. Com mais de três milhões de seguidores, o portal de uma das maiores emissoras do mundo aposta na diversidade das informações no feed e stories. 

Cada editoria é identificada pelo nome (“política”, “economia”, “internacional”, etc). Dependendo da imagem ilustrativa do assunto, o local com o nome da editoria muda de cor. Nos stories, são postadas em média 15 notícias e reportagens contendo link para acesso ao texto completo por dia. A quantidade de stories foi avaliada em um fim de semana, ou seja, durante a semana as publicações são maiores, chegando a 20.  Conteúdos relevantes e históricos são guardados em destaques.  

O que poderia mudar

Do dia 28 de abril até o dia 15 de maio, não foram apresentadas interações com jornalistas, chamada para alguma programação ou live. Em geral, não trabalham com vídeos, e sim com imagens e o link para o texto. Uma hipótese para o uso desse estilo é a possível diferenciação da CNN em relação a outros portais de notícias (como G1 e BBC Brasil) que optam por vídeos. No entanto, a plataforma seria melhor usada se algumas de suas outras ferramentas fossem empregadas, como enquetes, caixas para o seguidor responder alguma pesquisa etc.

Também foi observado o perfil do G1, que desde o semestre passado prefere as artes de suas publicações mais claras, quebrando o tom vermelho que representava o portal. Diariamente, tanto a BBC Brasil quanto o G1 fazem, em média, cinco postagens diárias no feed e de treze a quinze nos stories. 

Independentemente da ideologia política e social que os perfis têm, é nítida a preocupação por informar com clareza e objetividade os internautas. Texto, imagens e vídeos mantêm a sintonia da informação. Ambos, embora com a logo de mesma cor, são fáceis de serem diferenciados.

Pode-se dizer que o jornalismo se faz presente em quase todas as situações do cotidiano. Afinal, ele é a comunicação, e comunicar-se faz parte de todos os meios. Introduzir o jornalismo em redes sociais – especificamente o Instagram, que, inicialmente, servia para interação social por meio de imagens – aumenta a força do trabalho do comunicador, abrindo espaço para informar, ensinar e interagir. Hoje não é mais necessário esperar o jornal das 20 horas para saber as notícias; nem é preciso sair do Instagram. A invasão do Talibã no Afeganistão e a Guerra entre Rússia e Ucrânia repercutiram na rede e foram alguns dos assuntos mais comentados e compartilhados, mostrando, em resumos, os fatos mais marcantes no aplicativo. 

Post Views: 951

Related Posts

comments
Análises

O crescimento da Igreja Católica e seus novos campos de batalha

comments
Análises

Habemus cobertura

comments
Análises

Deixa com quem entende do assunto

Candidatos para emprego

Noticiário de sala de espera

  • 18 de maio de 2022
  • comments
celular com logo do YouTube

YouTube: a televisão moderna

  • 18 de maio de 2022
  • comments

Share this

0
SHARES
ShareTweet

About author

ABJ Notícias

Related Posts

comments
Análises

O crescimento da Igreja Católica e seus novos campos de batalha

comments
Análises

Habemus cobertura

comments
Análises

Deixa com quem entende do assunto

comments
Análises

A lista dos favoritos

Tags

  • #aplicativo
  • #edição201
  • #fakenews
  • #instagram
  • #redessociais
  • crítica
  • Jornalismo
  • Plataforma

Comments

Copyright © 2019 Unasp Engenheiro Coelho