O Projeto Humanos e a arte do storytelling
- 27 de abril de 2022
- comments
- ABJ Notícias
- Posted in Análises
- 0
Nem todo podcast é jornalístico, mas o formato storytelling é jornalismo puro.
Adalie Pritchard
Desde o começo da humanidade, as pessoas compartilham informações oralmente, muito mais do que de forma escrita. Embora existam vantagens e desvantagens nos dois modelos de comunicação, o jornalismo ganha uma excelente ferramenta para divulgar informação com a reinvenção do rádio em podcasts.
Segundo a revista Exame, o Brasil é o terceiro país do mundo que mais consome podcasts. A maioria dos podcasts no país segue um formato de conversa informal. O storytelling, em contrapartida, dedica-se a organizar as informações sobre algum acontecimento para contar uma história. Sua apuração precisa ser detalhada e é mais trabalhosa. Porém, o resultado é um conteúdo rico em informação que é apresentado de forma artística.
O podcast Projeto Humanos é um dos principais do Brasil a explorar o storytelling. O apresentador do programa, Ivan Mizanzuk, trabalha com uma combinação diversa de materiais: áudios de julgamentos, entrevistas gravadas, efeitos sonoros e narração. O Caso Evandro, uma das principais temporadas do Projeto Humanos, possui 36 episódios, cada um com cerca de uma hora de duração. A pesquisa feita e a junção de informações são suficientes para escrever um livro extenso.
Ter o tempo de sentar e ler um livro reportagem, por exemplo, é um privilégio de poucos. Produtos como o Projeto Humanos são úteis para pessoas com agendas cheias que gostariam de consumir um produto jornalístico informativo e inovador, mas não dispõem do tempo. Quem escuta podcasts costuma dar o play enquanto realiza tarefas maçantes que não requerem atenção absoluta.
A revista Time publicou uma matéria fazendo uma comparação entre livros físicos e seu formato em áudio. Embora possa ser fácil perder o foco do podcast ou audiolivro em questão, se o conteúdo é consumido por prazer, facilita a absorção de informações. Além disso, muitas informações podem ser extraídas das inflexões ou entonações do narrador. Por exemplo: o sarcasmo é muito mais facilmente comunicado por áudio do que pela escrita. O Projeto Humanos sabe disso, e usa efeitos sonoros que agregam significado e envolvem emocionalmente o ouvinte na história.
Levando em consideração a facilidade de distração dos ouvintes a uma história tão complexa de absorver via áudio, Ivan Mizanzuk utiliza a narrativa transmídia para contar a história do sequestro de Evandro sem se limitar a uma única mídia. O jornalista colocou no site do podcast algumas ferramentas auxiliares de compreensão dos acontecimentos. Existe uma wiki com informações sobre o caso, como um glossário das pessoas mencionadas durante a temporada, um mapa de Guaratuba (a cidade do crime investigado) e uma lista dos policiais envolvidos no caso.
O apresentador costuma fazer perguntas aos ouvintes. Sua entonação sugere possibilidades sobre os casos para que a pessoa possa chegar a suas próprias conclusões com base nos fatos. Por exemplo, no primeiro episódio do podcast, Mizanzuk pergunta como você se sentiria se tivesse que comprovar que você é a criança que aparece junto aos seus pais nas tuas fotos de infância. Ele faz uma comparação dessa situação hipotética com o caso Evandro.
Ivan Mizanzuk descreve detalhadamente as cenas gráficas do crime, porém, embora o podcast seja categorizado como true crime, ele aborda com respeito o caso Evandro, com consideração pelos seus ouvintes mais sensíveis colocando avisos de gatilho. Diferentemente de outros podcasts do mesmo gênero, ele não descreve essas cenas como forma de entretenimento. Elas têm a finalidade de enfatizar a seriedade do crime ao público.
Em entrevista com o UOL, Ivan Mizanzuk descreveu outra finalidade da investigação: “Gosto de mostrar que às vezes o Estado te dá resoluções que talvez não sejam convictas. Gosto muito de usar essa história para mostrar como funciona nosso sistema judiciário”. Para criar conteúdo jornalístico que impacta as pessoas, é preciso utilizar as ferramentas disponíveis de forma criativa, e com um propósito nobre. O Projeto Humanos é uma referência de podcast jornalístico com essas características.