País do Neymar e do samba?
- 16 de março de 2022
- comments
- ABJ Notícias
- Posted in Debate
- 0
Camilly Inacio
Carnaval, futebol, e folia não são mais a única definição de Brasil para os não brasileiros
O Brasil possui grande fama por suas conquistas no futebol e marcantes festas de carnaval. Como evidências de tal popularidade, podemos ver o registro de quase meio milhão de turistas estrangeiros visitando o Brasil no carnaval do Rio de Janeiro em 2020. Ao falar sobre futebol, nomes como Pelé e Neymar, são facilmente lembrados. A seleção brasileira é recordista de conquistas em Copas do Mundo, com cinco títulos invictos, além de outras conquistas internacionais.
Por esses temas terem certa relevância e magnitude no meio popular, possuem muitos registros em jornais, filmes e outras mídias produzidas nacional e internacionalmente. Com isso, uma imagem do Brasil foi moldada para quem não o conhece, futebol e carnaval se destacaram, e, por muito tempo, foram tidos como retrato de nosso país.
Nem tudo é pra sempre
No entanto, os últimos anos foram cheios de progressos que têm contribuído para o desenvolvimento de novas representações do Brasil. O destaque nos eventos citados anteriormente existem e são válidos, mas muitas vezes realçam a imagem de um país irresponsável ou mesmo inconsequente. Contudo, essas não são mais as únicas características que definem nossa nação perante outros países.
Como confirmação disso, podemos observar alguns dos feitos dos últimos 5 anos que se tornaram conhecidos internacionalmente, e possuem maior relevância quando se trata de economia, educação, agropecuária, tecnologia, e mais, contribuindo para a construção de um Brasil mais responsável e desenvolvido.
No agronegócio, o Brasil é o terceiro maior produtor de alimentos do mundo, ficando atrás apenas da China e dos EUA. Além disso, a balança comercial do agronegócio registrou valor recorde no mês de agosto de 2021 com um valor exportado de US$ 10,90 bilhões. O avanço de ano após ano tem posicionado o país como uma das potências mundiais do setor, grande produtor e exportador de diferentes produtos, como soja, milho, celulose, café, carne bovina e de frango, açúcar e suco de laranja.
Falando sobre educação, uma jovem brasileira foi uma das 50 finalistas da primeira edição do Global Student Prize, o ‘Nobel da Educação’ em 2021. Além de alunos que vêm conquistando premiações nacionais e internacionais em áreas da robótica.
Já no ramo empresarial, uma designer brasileira, do estado do Paraná, possui uma marca de acessórios que já está presente em 18 países, incluindo Estados Unidos, França, Itália e Colômbia.
Além disso, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), liderou a maior missão empresarial para o mundo árabe. A delegação esteve nos Emirados Árabes Unidos para ressaltar oportunidades de negócios e de investimentos. E no B20, um evento que é um fórum anual que reúne as principais lideranças empresariais de todos os países envolvidos, cinco empresas brasileiras se tornaram exemplos de sucesso.
Brasil nos jornais
Outro ponto importante é perceber como a mídia internacional tem noticiado o Brasil. Em uma pesquisa por “Brazil” no site do The New York Times, considerado um dos jornais mais importantes do mundo, no período de 9 de fevereiro a 9 de março existem mais de 50 resultados.
O intervalo de tempo pesquisado passa pelo período do próprio carnaval brasileiro, mas apenas uma matéria fala sobre o assunto. Sobre futebol, existe apenas uma matéria que fala sobre os jogadores que estavam presos na Ucrânia, e ao colocar em ordem de relevância, essas matérias não entram entre as 5 primeiras.
Em compensação, os outros resultados variam entre notícias culturais, conquistas brasileiras em outras áreas e atualizações de assuntos factuais que aconteceram no país, como tragédias causadas pelas chuvas neste último mês.
Ao observar outro jornal, o britânico The Guardian, também relevante internacionalmente, em uma pesquisa sobre o Brasil, entre tantos resultados, nenhum deles se refere a futebol ou sobre as festas de carnaval.
Tendo isso em vista, podemos ver que coisas como carnaval e futebol não têm mais a relevância de anos atrás. A mídia internacional tem se preocupado em mostrar o que realmente tem acontecido em nosso país, o que é relevante em cada momento, mostrando notícias factuais e se desapegando da imagem do país do futebol ou do samba.