Horário de verão: Não vale a pena mudar
- 20 de outubro de 2021
- comments
- ABJ Notícias
- Posted in Debate
- 0
Não há como dizer que as vantagens são maiores que as desvantagens.
Ana Clara Silveira
Quando o tema é horário de verão, há quem ame ou odeie. O tempo de luminosidade pode parecer atrativo para aqueles que saem do trampo no final da tarde, tendo em vista que podem chegar em casa quando ainda está claro. A opinião para o trabalhador da madrugada, porém, é oposta. Acordar quando ainda nem amanheceu pode ser um desafio e tanto, afinal, sair quando está escuro não é nada convidativo.
Para além dessas relações com a rotina, as justificativas para a aplicação do horário de verão são costumeiramente relacionadas a quesitos econômicos. No entanto, a diferença no bolso do consumidor nem sempre é evidente, tampouco existe uma constatação expressiva do seu grande diferencial na economia hidroenergética, maior fonte de energia do país.
Cada lugar é um
A prova de que os resultados para essa medida não eram tão eficientes economicamente foi a extinção dela aos poucos em vários lugares do Brasil até se tornar um decreto nacional em 2019, quando o presidente Bolsonaro optou por remover o horário de verão em todo território brasileiro.
Por ser um país extenso, existem quatro fusos que já suprem as necessidades de luminosidade para cada região. Isso é suficiente. Se as confusões já são comuns quanto aos horários diferentes em cada estado, imagine como a medida funcionava de maneira falha quando era em apenas parte do Brasil. Tudo se tornava ainda mais complexo no sentido das relações entre cada lugar.
Biologia em primeiro
Além disso, convenhamos que o corpo não se acostuma rapidamente a mudanças. A melatonina e o cortisol, hormônios responsáveis por despertar ou sentir sono, ficam perdidos e os primeiros dias podem ser desgastantes para redirecionar seus hábitos para o novo horário.
Pergunte na sua roda de amigos quantos deles não se sentiam desnorteados ou se atrasaram por conta do relógio no horário errado. Cada um deles terá uma história diferente, porque as desordens por hora eram muitas. A biologia não se acostuma do nada. Se isso ainda não te convence, é possível levantar mais um argumento para que você não tenha dúvidas de que o horário de verão é inútil: essas sensações não são sentidas apenas pelo corpo humano.
No reino animal, as alterações podem causar um prejuízo tremendo na produção leiteira dos bovinos, tendo em vista que são hipersensíveis às mudanças. Para o fazendeiro pode até ser que o funcionário se adapte à nova rotina, mas como dizer isso às vacas?
Os animais têm seus horários e ordem para aquilo que fazem. Assim também funciona, ou pelos menos deveria, para os humanos. Naturalmente, nosso corpo se predispõe a trabalhar mediante a indicação do tempo pelos astros. Por que não seguir aquilo que já sabemos que funciona? Se há alguma vantagem em aplicar o horário de verão, ela certamente não supera as desvantagens dessa política.