YouTube: das telinhas às telonas
- 23 de novembro de 2023
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- Theillyson Lima
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Antes popular nos smartphones e laptops, agora o YouTube substitui a TV.
Gabrielle Ramos Venceslau
Se você acha que o YouTube é usado apenas pela geração Millennial ou que já caiu no esquecimento, está muito enganado. O site lidera as transmissões de vídeos em todas as telas, com mais de 76 milhões de espectadores nas televisões smart. Além disso, sete em cada 10 brasileiros acreditam que prestam mais atenção no conteúdo que assistem nesta plataforma que em outras, afirma pesquisa da Offerwise. Esses dados mostram a atual relevância do site no Brasil.
Do celular à TV
Apesar da popularidade inicial do YouTube ter se desenvolvido em dispositivos como smartphones, computadores e tablets, a plataforma tem conquistado espaço nas televisões smart, que permitem a conexão direta com o player. Assim, o site acaba substituindo os canais de TV aberta, que possuem programação fixa, o que limita a escolha do espectador sobre o que assistir.
De acordo com uma pesquisa da Kantar Ibope Media, mais adultos assistem ao YouTube em uma semana típica, do que a cada uma das cinco principais emissoras de TV aberta do país, Globo, SBT, Record, Band e Rede TV. Já para 77% da Geração Z, o YouTube é sinônimo de TV quando visto neste dispositivo. Esse dado mostra a preferência do usuário pela liberdade de escolher o que e quando assistir, além de mostrar a grande relevância que os conteúdos disponíveis no site tem para o espectador.
Opção de escolha e consumo relevante
No YouTube, os espectadores podem decidir quais nichos desejam acompanhar ou quais canais se inscrever. Essa flexibilidade cria um maior nível de identificação do espectador com os vídeos, já que ele está assistindo aquilo que gosta. Dentre os usuários, 80% recorrem a esta plataforma para se aprofundar em suas maiores paixões e temas de interesse, diz estudo da Offerwise. É por isso que este é o serviço de vídeo que mais permite acesso a uma ampla variedade de tipos de conteúdo.
Além disso, o YouTube também é referência para os usuários, criadores de conteúdos e marcas na decisão de uma compra. Segundo a pesquisa do Kantar, 79% dos usuários consideram as publicidades em vídeos da plataforma mais relevantes ao avaliar um produto. Já para a geração Z, o site é o número um em apresentar as novas marcas ou produtos aos espectadores.
Produção de conteúdo e monetização
Quando se trata de monetização do conteúdo, o YouTube é pioneiro. Afinal, foi a primeira plataforma a permitir que qualquer criador, ao atingir determinados requisitos, recebesse remuneração pela produção de seu conteúdo. Isso o diferenciou dos demais serviços de vídeo, demonstrando não apenas o compromisso com a qualidade do conteúdo, mas também a oferta de oportunidades para que os criadores pudessem crescer e se desenvolver financeiramente.
Apenas em 2022, o YouTube contribuiu com mais de 4,55 bilhões de reais para o PIB brasileiro e gerou 140 mil empregos em tempo integral. Para quatro em cada 10 criadores, a plataforma é considerada a principal fonte de sustento financeiro, segundo o Relatório de Impacto no Brasil. Esta é uma realidade completamente diferente da dinâmica televisiva, por exemplo, na qual apenas os executivos de alto escalão das emissoras costumam receber a maior porcentagem do lucro arrecadado.
Ainda é popular entre a Geração Z
Com a crescente popularidade das redes sociais, principalmente do Instagram e TikTok entre a geração Z, é possível pensar que o YouTube ficou à margem do esquecimento. Mas pelo contrário, de acordo com a pesquisa realizada pela Kantar, o YouTube é a plataforma mais assistida por essa geração no Brasil, quando comparada a plataformas de mídia social.
No YouTube, a Gen Z pode assistir vídeoaulas para aprender conteúdos escolares, acompanhar seus podcasts favoritos, ver vídeos de ASMR, ficar por dentro do mundo dos esportes e muito mais. Essa diversidade de conteúdos disponíveis faz esse serviço de vídeo ser único, oferecendo acesso a informações e entretenimento que este público não encontra facilmente em outros lugares, ainda afirma o estudo.
Destaque no esporte
O YouTube reinventou a forma como o conteúdo esportivo é consumido. Através dessa plataforma, é possível assistir transmissões ao vivo de diversos esportes a qualquer momento, ou até mesmo acompanhar os jogos e competições que já aconteceram por meio dos vídeos e shorts. É por isso que 72% dos brasileiros preferem ver as transmissões ao vivo do seu esporte favorito no YouTube em comparação com o rádio ou a televisão, diz estudo da Offerwise.
De acordo com a mesma pesquisa, 83% das pessoas afirmam que, enquanto a mídia tradicional privilegia a cobertura de alguns esportes, o YouTube tem todos disponíveis a qualquer momento. Um exemplo disso é o canal CazéTV, que atingiu a marca de 1 bilhão de visualizações em menos de um ano com transmissões da Copa do Mundo FIFA masculina e feminina. Esse sucesso proporcionou maior acessibilidade para assistir aos jogos, que antes eram transmitidos apenas em canais de TV abertos ou fechados. Também aumentou a visibilidade, especialmente dos jogos femininos, que muitas vezes não entravam na grade de programação das emissoras.
Um sucesso agora e no futuro
Conforme indicado no mais recente Panorama do uso da internet no país, em 2021, a internet está presente em 90% dos domicílios brasileiros. Esse dado mostra que, à medida que a disponibilidade de internet nos lares aumenta, o YouTube está bem posicionado para expandir ainda mais a sua influência no país, independentemente do meio de acesso escolhido pelos usuários, seja em celulares ou televisões, por exemplo.
Em 2022, mais de 79% do tempo de vídeo consumido no YouTube foi destinado à TV, segundo o Kantar Ibope Media. Em outras palavras, a maior parte dos conteúdos disponíveis nessa plataforma foi assistida principalmente por meio de dispositivos de televisão. Isso reflete uma mudança na dinâmica da rotina do brasileiro, indicando que a TV já não é o principal meio para assistir o conteúdo audiovisual do país. Dessa forma, retrata a preferência dos usuários pelo conteúdo diversificado e personalizado oferecido pelo YouTube.
Apenas neste ano, o número de canais da plataforma com mais de 1 milhão de inscritos aumentou em 20%. Isso significa que mais pessoas passaram a assistir esses perfis, e quanto maior a visualização, maior a possibilidade de ganhos através da monetização. No Brasil, os canais mais populares em termos de inscritos incluem o KondZilla, Felipe Neto e Whindersson Nunes. No entanto, o campeão em faturamento anual é o “Galinha Pintadinha”, que arrecadou 48 milhões de dólares em 2022.
À medida que a conectividade invade os lares dos brasileiros e o público televisivo diminui, o YouTube se posiciona como uma potência no cenário audiovisual brasileiro. No entanto, a relevância da plataforma de vídeos vai além do momento atual, pois tem muito potencial para se expandir e crescer futuramente.