Whindersson Nunes: de comediante a lutador de boxe
- 23 de novembro de 2023
- comments
- Theillyson Lima
- Posted in Análises
- 0
Entre o ringue e os vídeos engraçados, é notável a mudança. Mas o que isso diz sobre o futuro do canal?
Camilly Inacio
“E aí galera que assiste meu canal, tudo bom com vocês??” Aposto que apenas de ler essa frase muitos já tenham entendido de quem estou falando. Pra quem ainda não sabe, esse é o bordão utilizado por Whindersson Nunes desde os primeiros vídeos em seu canal do YouTube.
Sucesso repentino
Com 28 anos e nascido no Piauí, Whindersson é um famoso comediante, cantor, ator, youtuber brasileiro, que recentemente tornou-se também lutador. Ele começou a fazer vídeos para o canal do YouTube aos 15 anos, mas começou a ganhar maior visibilidade depois de publicar a música “Alô vó, tô reprovado”, paródia do hit “Alô vó, tô estourado” do cantor Israel Novaes.
O vídeo da paródia atingiu 5 milhões de visualizações em apenas uma semana, se tornando viral na internet, e hoje chega a 14 milhões. Em 2013 seu canal foi hackeado, e excluído. O garoto não desistiu e criou outra conta, voltando a publicar vídeos, o que levou o canal “whinderssonnunes”, em outubro de 2016, a se tornar o canal brasileiro com mais inscritos da plataforma.
Atualmente, o canal conta com mais de 44 milhões de inscritos, atingindo o quarto lugar do entre os canais brasileiros, perdendo apenas para “KondZilla”, “Felipe Neto” e o canal de curiosidades “Você Sabia?”.
Humor no cotidiano
Desde o início, o comediante fazia vídeos curtos sobre situações do cotidiano com um tom de humor em cada palavra, um humor natural do qual não era preciso se esforçar para fazer. Não é atoa que o comediante fez sucesso. As situações, por serem comuns, eram fáceis de fazer com que o espectador se identificasse. “Esse negócio de escola”, “NO PIAUÍ É ASSIM (:”, “a MINHA infancia (:”, “Umas verdades na cara da sociedade”, são alguns dos títulos dos primeiros vídeos publicados.
Após alguns anos, com o sucesso dos vídeos, já fazendo turnês pelo Brasil inteiro, e um público já definido, Whindersson começou a seguir um padrão que parece ter funcionado muito bem durante um grande período. O padrão de contar coisas do cotidiano de forma humorística permaneceu, mas agora os conteúdos também seguiam quase uma série de conteúdos sobre o mesmo tema, abordados de formas diferentes.
Um dos tipos de vídeo que mais fez sucesso, entre todas as idades, foram as comparações entre coisas de rico e coisas de pobre, como “CRIANÇA DE RICO E CRIANÇA DE POBRE”, “ESCOLA DE RICO E DE POBRE”, “ANIVERSÁRIO DE RICO E ANIVERSÁRIO DE POBRE”, “VELÓRIO DE RICO E VELÓRIO DE POBRE”, “MÃE DE RICO E MÃE DE POBRE”.
Com mais de 20 milhões de visualizações nos vídeos, alguns chegando até a 66 milhões, as comparações fizeram tanto sucesso que o nome Jeredy nunca mais foi o mesmo no Brasil, por ter sido sempre ligado a nomes de crianças ricas. Além disso, esse tipo de comparação sempre tinha algum espaço nos shows de stand up realizados pelo humorista, ou mesmo em seu contato com as pessoas e nas redes sociais.
Outro tipo de conteúdo que rendeu muitos vídeos para o canal do youtuber foram os vídeos em que ele contava sua experiência ao assistir algum filme. Quando se tratava de um título de terror, as gargalhadas sinceras saindo dos espectadores do conteúdo era garantida. “O DIA EM QUE EU ASSISTI A FREIRA”, “O DIA EM QUE ASSISTI ANNABELLE 3”, “O DIA EM QUE EU ASSISTI OS VINGADORES ULTIMATO”, “O DIA EM QUE ASSISTI IT A COISA”, “O DIA EM QUE EU ASSISTI INVOCAÇÃO DO MAL 2” são apenas alguns dos muitos títulos desse gênero.
Além disso, outro padrão adotado pelo humorista foi o detalhe de começar a grande maioria de seus vídeos com alguma música nacional ou não, adicionadas a um ritmo de pisadinha ou forró enquanto Whindersson fazia questão de dançar, ou fazer palhaçada enquanto a música tocava, muitas vezes até gritava de uma forma que qualquer fã reconheceria.
Entre outros tipos de conteúdo estavam os vídeos de imitação de cantores de todos os tipos e estilos musicais, relatos pessoais sobre viagens ou experiências e algumas paródias, das quais a maioria fez muito sucesso e a mais conhecida foi “QUAL É A SENHA DO WIFI – Paródia Adele – Hello”.
Sucesso além do YouTube
Mas o sucesso de Whindersson Nunes não ficou apenas por aí. Seus shows de stand up se tornaram filmes, publicados em até em plataformas de streaming de vídeo. Seus títulos mais famosos são “Whindersson Nunes: Adulto” (2019), “A Placa de Rubi: A Chibatada Final” (2019), “Whindersson Nunes: É de Mim Mesmo” (2022) e “Whindersson Nunes: Isso Não É um Culto” (2023).
Cada uma com suas particularidades, todas se tornaram grandes produções nas quais o que era feito em turnê pode, de alguma forma, ser eternizado.
Mudança de conteúdo
Nos últimos anos, a vida pessoal de Whindersson teve altos e baixos, e muitas situações que o deixaram abalado emocionalmente. Ele se casou com a cantora Luisa Sonza em 2018, mas em 2020 anunciou o divórcio. Depois de alguns meses, se envolveu com a estudante de engenharia Maria Lina, que pouco tempo depois descobriu uma gravidez. Infelizmente o bebê nasceu prematuro e veio a óbito depois de dois dias.
Entre muitos fãs, haters e todos esses acontecimentos, o comediante decidiu dar uma pausa na carreira no final de 2021. Passou um tempo mais distante, mas nunca chegou a ficar um ano inteiro sem publicar nada em seu canal, e em algum momento dessa transição ele se lançou no mundo do trap como Lil Whind, cantando sobre diversos assuntos, e com um canal à parte.
Outro detalhe importante é que nesse período ele também começou a lutar boxe. A princípio de forma recreativa, mas hoje ele já acumula cinco lutas oficiais. Logo, seus vídeos começaram a falar mais sobre o assunto, mesmo que sempre com seu tom humorístico.
Simplicidade
No entanto, apesar de tanto sucesso e com uma fortuna que chega a 300 milhões de reais, uma coisa que sempre permaneceu intacta foi a simplicidade na hora de gravar os vídeos. Mesmo que os filmes tenham sido produções grandes, os vídeos que ele continua fazendo para a plataforma sempre contaram apenas com uma câmera, boa vontade, e humor.
Whindersson Nunes gravava em qualquer quarto de hotel que ficava, não se preocupava em ter uma grande produção, nem mesmo no que estava usando, já que em boa parte de seus vídeos ele está sem camisa. Até mesmo na edição é perceptível que não foram utilizados efeitos especiais ou coisa do tipo. É simplesmente ele e a câmera.
Futuro do canal no YouTube
Recentemente Whindersson confessou em um vídeo do canal que se sente cansado de falar sobre assuntos que falava, pois são repetitivos. Em outro momento, também publicou em sua rede social: “O YouTube não funciona mais pra mim, os vídeos de divulgação do vídeo no YouTube batem mais que os vídeos lá, eu fiz um filme literalmente e não hypa, tinha projetos pra mais 3 filmes de graça pra lá mas vou cancelar e vender pra algum stream msm”.
As plataformas mais recentes, não colaboram com a situação. Tiktok e Instagram são apenas exemplos de tantas plataformas de conteúdo rápido que nos incentivam e incitam a ver tudo com rapidez, e conseguir a atenção de alguém navegando online por mais de 1 minuto se torna raridade.
Além do mais, a vida de Whindersson Nunes mudou. Não apenas no sentido emocional, mas financeiramente. Com todo dinheiro que ele conseguiu adquirir nesse tempo de carreira, apesar da simplicidade de seus vídeos publicados, sua vida não é mais tão identificada com seu público quanto antes.
Mesmo ele tendo crescido numa família que não era rica, hoje suas experiências não vão de encontro com as experiências da maior parte da população que o assistia. E como foi dito anteriormente, a identificação era um dos aspectos mais fortes que Whindersson conseguia transmitir para seus espectadores. Se isso não existe, como continuar fazendo sucesso no mesmo lugar em que estava?
Por fim, é muito provável que o canal do comediante Whindersson Nunes se mantenha ativo de alguma forma, apresentando outros tipos de conteúdo. No entanto, assim como é possível perceber a mudança que ocorreu, é notável que canais como esses nunca mais serão os mesmos, e sua extinção em algum momento é provável.