BBC BRASIL – Tendências do discurso “BBCiano”
- 22 de maio de 2015
- comments
- Thamires Mattos
- Posted in Análises
- 0
Aline Oliveira
No dia 31 de março deste ano, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 171 foi aprovada pela Câmara dos Deputados. Ela propõe a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, pressupondo que um adolescente já possui responsabilidade suficiente para arcar com as consequências e aprender com seu erro.
A mídia em geral apresenta apenas dois lados dessa história: o contra e a favor. Veículos de comunicação se dividem em opositores e favoráveis, não apresentando outras partes, deixando apenas essas opções para seus espectadores. Por sua vez esses não procuram ir fundo ao tema e engolem pequenas parcelas do tema levantado.
Não podemos negar a responsabilidade que cai sobre o adolescente que cometeu algum delito. A punição deve existir. Entretanto, é importante frisar que o mesmo não possui maturidade o suficiente para receber o mesmo castigo que é dado a um adulto. Mandar o jovem para uma prisão não o afastará do crime. Educação e circunstâncias de vida favorável levam os jovens para um caminho melhor, porém infelizmente não é isso que a mídia prega.
A BBC se posiciona em suas matérias contra a redução da maioridade penal, mas mesmo assim não nega o fato de muitos juvenis cometerem atos violentos. A reportagem Na contramão do Brasil, EUA reduzem punição a jovens infratores mostra como o nosso país utiliza um meio arcaico para tirar os jovens da criminalidade, com punições que de fato não mostram eficiência, enquanto os Estados Unidos se preocupam em proporcionar aos seus adolescentes uma vida melhor através da educação.
Em outra matéria, Policiais fazem campanha contra redução da maioridade penal, é apresentada a campanha feita por funcionários e investigadores da polícia de Ouro Preto – MG contrários a redução da maioridade penal. Em seus cartazes continham a seguinte solicitação “menos cadeias e mais escolas”. É possível notar que o veículo aprovou a atitude do grupo.
Já as matérias Pais não educam diz professor que sobreviveu a cinco tiros de aluno insatisfeito com nota e Crimes cometidos por jovens reacendem debate sobre redução da maioridade penal trazem fatos de agressividade cometidos por adolescentes contra figuras de autoridade, como professores, pais ou responsáveis. As reportagens mostram por meio de estatísticas que o número de atos violentos cometidos pelos jovens vem aumentando. Em nenhum momento a BBC disponibiliza um meio adequado de se reverter a situação.
Em relação à aprovação da Câmara dos Deputados, a BBC não produziu nenhuma matéria profunda do caso. Infelizmente, o veículo não mostrou interesse no assunto, apesar de manifestar a sua posição clara nas suas poucas publicações em relação ao PEC 171 – uma amostra de como a discussão da maioridade penal não é levada a sério como deveria pela mídia. É preciso haver mudança de pensamento e comportamento dos veículos midiáticos e da sociedade para que os adolescentes que vivem no mundo do crime encontrem uma forma adequada para sair desse ambiente. Assim, poderão ter grandes oportunidades na vida. A punição deve acontecer, mas de forma sadia deve conter esclarecimento e educação.