Qual o impacto do jornalismo nas eleições municipais?
- 16 de outubro de 2024
- comments
- Theillyson Lima
- Posted in Editorial
- 0
Theillyson Lima
A cobertura de eleições é um dos momentos mais marcantes do jornalismo, seja ele digital, televisivo, radiofônico ou impresso. Apesar de ser tão relevante, essa cobertura costuma apresentar pontos de destaque positivos, mas diversos problemas que são claramente percebidos em um acompanhamento mais atencioso dos textos e reportagens.
Existe uma diferença clara na cobertura das eleições municipais e nacionais, muito por causa da regionalidade de cada assunto. Apesar disso, algumas pautas locais, geralmente as das grandes cidades, acabam se tornando nacionais, como as discussões entre os candidatos a prefeito de São Paulo.
De certo modo, a eleição municipal é um termômetro que indica qual a temperatura para a eleição nacional. Partidos se solidificam com prefeituras de cidades estratégicas, enquanto outros demonstram dificuldade de preencher as urnas. O sucesso neste momento não é completamente traduzido dois anos depois, mas muitas vezes leva prefeitos a buscarem cargos como governadores, ainda antes do fim do mandato.
Um dos questionamentos existentes na cobertura política é sobre a necessidade de reproduzir e dar visibilidade para cada declaração. Seria o jornalismo um mero reprodutor de cada sentença proferida ou é preciso ter um filtro para decidir o que de fato merece ser discutido. Quando um político fala que vai criar um trem ultrassônico, o jornalismo deve só reproduzir essa frase, mesmo que não exista nenhuma viabilidade para esse trem, ou deve ignorar a frase utilizada apenas para ganhar notoriedade?
Nesta edição do Canal da Imprensa, resolvemos analisar as eleições municipais de 2024, que ficaram marcadas por polêmicas em debates e pouca informação sobre os políticos. Vamos discutir sobre o papel do TSE, a importância da cobertura local, a comunicação realizada por veículos não jornalísticos entre outras pautas interessantes para entender o contexto político nacional.
O espaço para violência, religião e indução de votos também é visitado em alguns dos textos, nos levando a refletir sobre o processo de marketing político. Leia os textos e reflita sobre como o jornalismo impacta as eleições e quais hábitos de cobertura podem influenciar o voto dos eleitores.