Olhos do exterior sobre o Brasil: a imagem primitiva permanece?
- 16 de março de 2022
- comments
- ABJ Notícias
- Posted in Análises
- 0
A midiatização do Brasil no exterior passa por distintas perspectivas entre os diferentes continentes. Sendo um país de controvérsias e paradoxos para seu próprio povo, é curioso deliberar sobre qual deve ser a imagem que outras nações mantêm de nós.
Melissa Maciel
Segundo o jornalista e escritor Stanislaw Ponte Preta, “a prosperidade de alguns homens públicos do Brasil é uma prova evidente de que eles vêm lutando pelo progresso do nosso subdesenvolvimento”. Ou seja, por mais que haja muito mais a se noticiar do que miséria, violência e corrupção, a desigualdade social e o estágio de subdesenvolvimento do país são realidades evidentes tanto para os cidadãos brasileiros quanto para quem observa de fora. Por isso, a imagem do Brasil como território subjugado e objeto de exploração permanece.
Em uma análise das matérias publicadas sobre o Brasil no site da BBC News de Londres durante o período de dezembro de 2021 a fevereiro de 2022, foram observados alguns pontos curiosos. Primeiramente, o que se pode perceber é que a maior parte do conteúdo produzido está voltado para hard news, ou seja, ocorrências de grande impacto e repercussão que não poderiam passar sem serem noticiadas, como as enchentes e deslizamentos na Bahia no mês de janeiro e as tragédias em Petrópolis em fevereiro.
Fora das hard news, as produções constituem-se de pautas frias e reportagens especiais. O tema que mais se destaca nesses textos é a questão ambiental do país, com foco principal na exploração descuidada da Amazônia e, em segundo plano, do Pantanal.
Além disso, no decorrer de todo o período de análise, apenas duas matérias expunham em suas manchetes o nome e uma ação do presidente da república, sendo uma delas não sobre assuntos executivos, mas expondo a cirurgia que o governante realizou em janeiro.
Nos outros textos, voltados às catástrofes naturais que impactaram o país nos últimos meses, as menções ao presidente ou a governadores de estado e seus posicionamentos com relação aos incidentes são breves e superficiais, caracterizando um posicionamento governamental genérico. Não há entrevistas, por exemplo, para aprofundamento e especificação da perspectiva do dirigente.
Nesse viés, outro ponto relevante é que as críticas explícitas às ações governamentais foram apresentadas a partir dos comentários de especialistas e de declarações dos próprios cidadãos. A partir disso, pode-se perceber um cuidado do portal em estabelecer seu posicionamento político de forma indireta, por meio da escolha das fontes e da seleção das citações.
Outro ponto digno de menção é que, apesar de até hoje o Brasil ser visto por outras nações como o país do futebol, o portal da BBC News de Londres produziu apenas uma matéria esportiva no período analisado. Esta se referia ao menino revelação das categorias de base do Palmeiras, Endrick, de 15 anos.
Assim, o que se pode dizer é que a perspectiva noticiosa da BBC britânica sobre o Brasil não tem como foco a questão política, assim como não exalta o esporte. No meio da imensidão de temas pertinentes para a produção de reportagens especiais e de matérias a partir de pautas frias, demonstra-se um interesse prioritário pela questão ambiental. Portanto, a concepção que se mantém no país inglês a respeito do Brasil é, principalmente, a de um território útil para a geração de riquezas aos outros Estados, ou seja, um país a ser explorado.