O estereótipo latino
- 16 de novembro de 2022
- comments
- Theillyson Lima
- Posted in Editorial
- 0
Theillyson Lima
O consumo de produtos midiáticos de Hollywood domina grande parte do que os brasileiros gostam e acompanham. Seja pelos filmes ou pelas séries, o brasileiro assiste muito material produzido nos EUA que, em sua grande maioria, são também comandados e dirigidos por norte-americanos.
Ao assistir esses conteúdos, percebe-se que o latino é representado de forma caricata, para não dizer preconceituosa. É costumeiro ver latinos como traficantes, latinas como mulheres sensuais e interesseiras, entre várias outras representações de de um estereótipo. Deste modo, fazemos a leitura de que é assim que Hollywood enxerga os latinos.
Apesar desses elementos serem facilmente notados, eles não costumam incomodar a população latina, que se acostumou a ser retratada desta maneira. Por mais que não concordem com as representações feitas, os latinos também não buscam uma representação mais precisa de sua essência.
Quando paramos para analisar a variedade de culturas da América Latina, entendemos que elas não podem ser retratadas de uma única maneira, afinal, um chileno é igual um brasileiro ou panamenho? É certo que não, pois as diferenças são enormes, e provém dos países colonizadores, da situação financeira de cada país e dos costumes criados nas últimas décadas.
É claro que nem todas as produções apresentam estes estigmas, também existem séries e filmes que apresentam a cultura latina de forma menos pejorativa ou estereotipada. Esse tipo de conteúdo é fundamental para deixar a assinatura latina na sociedade, pois eles não são consumidos apenas pelos latinos, mas por norte-americanos, europeus, entre outros.
Portanto, nesta edição do Canal da Imprensa, escolhemos algumas séries produzidas nos EUA para analisar como os latinos foram representados. Além das análises individuais de cada série, propusemos um debate para entender como nós, brasileiros, avaliamos esta representatividade.
Se você quer conhecer um pouco mais sobre essas séries, tanto as que apresentam estereótipos quanto as que mostram as virtudes latinas, aproveite para ler cada texto desta edição. No fim deles, reflita e tire suas conclusões sobre como somos representados em Hollywood.