Neurociência e produtividade
- 1 de dezembro de 2021
- comments
- ABJ Notícias
- Posted in Análises
- 0
A meta de ser produtivo só vai funcionar se for alcançada de forma saudável e equilibrada.
Giovanni Manzolli
Como ser produtivo? Essa é uma pergunta que muita gente busca responder na atualidade. Desde escritores de autoajuda até coaches da internet repassam receitas mágicas para se obter sucesso por meio da produtividade.
Mas, o que é produtividade? Uma breve definição pode ser: produzir ao máximo, com o mínimo de recursos e no menor tempo possível.
Mais do que isso, existem pessoas superprodutivas. Essa super capacidade não está ligada apenas ao mundo do trabalho, questões de lazer e hobbies também se encaixam no assunto. Além de ser um excelente profissional, o sujeito ainda alimenta seu canal no YouTube, está escrevendo um livro e compondo músicas para gravar um novo álbum.
É claro que há mais de uma área do conhecimento que busca explorar a temática de produtividade. Tanto a Economia quanto a Neurociência buscam definições para “produtividade”. Neste texto vamos discutir sobre as orientações da Neurociência para sermos mais produtivos.
É meio difícil entender como tem gente que dá conta de fazer tudo isso. Mas essas pessoas existem e a neurociência pode explicar porque elas são como são. Para se ter um cérebro produtivo, é necessário que a área cognitiva esteja ativa. Precisamos ser capazes de adquirir conhecimento. Mas a cognição só será eficiente se o cérebro estiver funcionando de forma equilibrada.
Muitas vezes, ser totalmente equilibrado e super produtivo parece utópico. Entretanto, a neurociência dá dicas de como fazer isso. A receita para a produtividade não é muito complexa, mas exige disciplina e dedicação. Questões clichês como, seguir uma agenda pré-organizada e dormir adequadamente são relevantes. Mas é preciso ir além disso. É necessário ter ciência do propósito pelo qual se está desempenhando determinadas tarefas e aonde se quer chegar com isso. Também deve-se evitar a sobrecarga de trabalho. Mais horas de trabalho não são sinônimo de maior produtividade.
Desde que a pandemia de Covid-19 se implantou, a humanidade sofreu uma crise de produtividade. As dificuldades impostas pelo distanciamento social evidentemente agravaram a situação, contudo, o trabalho remoto se mostrou um grande desafio para todos. A quebra das rotinas, a mudança de ambiente, a mistura entre vida pessoal e profissional afetou diretamente o rendimento de cada funcionário ou empreendedor, no mundo todo.
Ser produtivo é uma meta importante e desafiadora. Ela só vai funcionar se for alcançada de forma saudável e equilibrada. Produtividade é uma questão bastante particular, isto é, cada indivíduo possui seus próprios resultados. Busque ser o melhor que você pode ser, sem se comparar com a produtividade dos outros. Lembre-se, a busca de informação é fundamental para se obter melhores resultados.