Horário de verão: uma solução para vários problemas
- 20 de outubro de 2021
- comments
- ABJ Notícias
- Posted in Debate
- 0
Não há como dizer que as desvantagens são maiores do que as vantagens.
Adalie Pritchard
O tempo nem sempre foi o que é. Quando os trens começaram a ser um meio confiável de transporte no século XIX, era preciso arrumar seu relógio de acordo com o tempo local do seu destino. Uma pessoa ficava responsável por ajustar os relógios regularmente para que o sol sempre estivesse bem acima quando fosse meio dia. Nada de horário de verão. O mundo se fez menor, e a necessidade de um sistema organizado para saber o horário ficou eminente.
A solução? O sistema de fuso horários foi estabelecido através da necessidade de organização, em uma reunião composta por representantes de 25 países nos Estados Unidos, em 1884. Observando que a Terra gira em seu eixo, move-se cerca de 15 graus a cada 60 minutos e após 24 horas, completa uma rotação de 360 graus, cientistas dividiram o planeta em 24 seções ou “fusos horários”. Cada um deles tem 15 graus de longitude e de largura. É tentador concluir que impor um horário universal seria mais simples, porém, poderia ironicamente causar divisão pela diferença que os mesmos números significavam ao redor mundo.
As plantas não ligam, mas a gente sim
O horário de verão serve para que haja luz nos horários mais convenientes para a população. Assim como surgiu uma necessidade para estabelecer fuso horários, a ideia principal dessa mudança é suprir a necessidade de economizar energia. Ajustar os horários, economiza energia utilizada para iluminar, evitando a sobrecarga no sistema.
Quem trabalha das 9h às 17h precisa voltar para casa no mesmo horário, sem importar o que faz o sol. Em um país onde nem todos os lugares contam com boa iluminação, aproveitar a luz natural pode ser a diferença entre um assalto ou não. A ideia é deixar lugares sem iluminação mais seguros nos horários de trânsito, além de simplesmente permitir mais tempo para o comércio, beneficiando a economia nacional.
A maioria dos jornais menciona as vantagens e desvantagens da mudança anual do horário por igual. Porém, as “desvantagens” são inegavelmente muito pobres em comparação aos seus benefícios. Em uma matéria, dentro de muitas desse estilo, postada pela BBC, a principal desvantagem citada foi a “dificuldade de adaptação”, continuando seu argumento com a mesma situação no ciclo agropecuário. Porém, o jornal desconstruiu esse mesmo argumento com relação aos animais, como o gado bovino, pois citou um agropecuarista que explica que a simples solução é começar o dia no mesmo horário literal, ignorando a mudança.
Considerando que as “vantagens”, quase chegam a ser necessidades, adaptar nossos relógios biológicos em apenas uma hora é um sacrifício mínimo. Diante do baixo nível dos reservatórios hidrelétricos, a população precisa colaborar na redução do consumo de energia e tirar o maior proveito da luz natural. O argumento de que é desconfortável mudar os relógios é fraco demais.