Doramas e a receita para o sucesso
- 20 de setembro de 2023
- comments
- Theillyson Lima
- Posted in Análises
- 0
Como as produções se transformaram de programas de TV japoneses para séries de sucesso global.
Helena Cardoso
Sim, este texto é sobre doramas. Mas acredito que a melhor maneira de falar sobre o sucesso de tais produções asiáticas é se, primeiro, você ver por si só. Por isso, vamos fazer uma pequena experiência. Entre na Netflix, HBO Max ou outra plataforma de streaming de sua preferência. Pronto? Agora role até a seção “em alta”. Eu te desafio a não encontrar pelo menos um dorama no meio do caminho. Se sua escolha foi a Star+, deve ter reparado mais uma coisa: com o nome “Coreia em Foco”, uma das seções da plataforma é inteiramente dedicada às obras do país.
Mas o que é o dorama?
A escolha do nome para definir as produções cada vez mais populares não se deu de forma aleatória. Na verdade, “doramas” são programas de TV veiculados há muitas décadas por canais nacionais japoneses e, por isso, a nomenclatura é a pronúncia da palavra “drama” na língua. Mesmo que no início a classificação se referisse apenas às produções do país, a popularização de dramas coreanos e chineses criou variações, como o K-drama (dorama coreano) e o C-drama (dorama chinês).
Ainda que o nome seja quase o mesmo, cada país apresenta suas próprias especificidades na produção. A maior parte dos doramas coreanos, por exemplo, possui em média 16 episódios de 1 hora de duração, enquanto os chineses têm 40 episódios de 40 minutos e os japoneses 11 episódios com mais de 1 hora cada. Mesmo assim, não deixam de apresentar semelhanças que fazem com que, muitas vezes, sejam colocados dentro da mesma caixinha.
Diferente de séries americanas e europeias, os doramas costumam ter final fechado, sem abertura para a gravação de uma segunda temporada – tal característica perdeu força quando as obras passaram a ser produzidas por plataformas de streaming ocidentais, mas calma, vamos chegar lá. Além disso, mesmo que os gêneros sejam variados (ficção científica, romance, ação, comédia e outros), a narrativa geral acaba lembrando novelas latino-americanas pelo contexto dramático e o roteiro fechado, ainda que com toques de séries estadunidenses percebidos principalmente pelo foco em poucos personagens.
Sucesso (inter)nacional
Talvez seja por remeter a algo extremamente ligado à cultura brasileira que os doramas fazem tanto sucesso por aqui. Este é o terceiro país em todo o mundo que mais consome as famosas séries, mas o que deixa tudo ainda mais curioso é o fato de ser o que mais consome fora da Ásia, já que em primeiro lugar está a Malásia e, em segundo, a Tailândia.
De qualquer forma, o início do interesse pelos doramas é difícil de se rastrear. Talvez ele tenha partido do estouro do k-pop, ou quem sabe venha das tramas curtas com ritmo acelerado e reviravoltas, ou ainda tenha sido influenciado pela atmosfera idílica, tom romântico, paisagens deslumbrantes e figurinos bem trabalhados. Seja como for, o sucesso excede o território brasileiro. O Google Trends, ferramenta que apresenta em gráficos a frequência com que um termo é pesquisado, mostrou um aumento significativo das buscas pelas séries asiáticas nos últimos anos.
O que veio antes?
Em um dilema estilo “o ovo ou a galinha”, fica aí a questão: será que agora as pessoas consomem mais doramas por terem acesso facilitado através das plataformas de streaming, ou será que as plataformas começaram a produzir doramas por ter mais gente interessada? Infelizmente não tenho a resposta exata para você, mas analisando os fatos, acredito que tenha sido um pouco dos dois.
Em 2021, a Netflix investiu mais de 600 milhões de dólares em obras coreanas. Ela jamais teria gastado esse dinheiro do nada, sem esperar receber retorno por isso. Essa foi uma decisão pensada, levando em conta a popularidade já estabelecida da cultura coreana em países do ocidente.
Mas ao mesmo tempo, pessoas que antes não consumiam doramas e outras produções asiáticas por serem de difícil acesso passaram a ter mais contato, interesse e curiosidade de assistir o que já está ali. Por isso, fica impossível dizer exatamente o que influencia mais; a única certeza é que dá certo.
Fama sem data de validade
A indústria de produções asiáticas conseguiu, como um todo, descobrir a receita para manter o interesse do público ativo. Doramas, por exemplo, foram criados para serem mais do que mero entretenimento: eles foram feitos de forma estratégica visando o sucesso. É por esse motivo que a popularidade das obras ainda tem muitos anos pela frente e, na verdade, só tende a aumentar.