CazéTV: o início de uma nova era no jornalismo esportivo
- 23 de novembro de 2023
- comments
- Theillyson Lima
- Posted in Análises
- 0
Explorando os feitos marcantes da CazéTV, seu criador Casimiro Miguel e o movimento que tem redesenhado o cenário do jornalismo esportivo.
Letícia Casemiro
A concorrência entre empresas de televisão no Brasil deixou de ser óbvia há algum tempo. Antigamente, a competição se resumia aos canais da TV aberta. Globo, SBT e Record são exemplos de emissoras que disputavam pelas audiências em todos os tipos de conteúdo como: jornais, novelas, transmissão de esportes, entre outros. Agora, a concorrência é com qualquer um que produza conteúdos.
No mundo dos esportes isso é visível quando anos atrás, para acompanhar os principais campeonatos de futebol do Brasil, por exemplo, você sintonizaria um canal da Sportv, ESPN ou algum da TV aberta e continuaria ali. A transmissão de competições esportivas no YouTube mudou o rumo das coisas. Uma pesquisa feita pela Offerwise evidencia a paixão do brasileiro por esportes na plataforma quando 80% dos usuários acreditam que o YouTube está reinventando a forma como o conteúdo esportivo é consumido. Enquanto a mídia tradicional prioriza alguns tipos de esportes, a plataforma possibilita o consumo de conteúdos que vão dos esportes até os e-sports.
A CazéTV é um dos grandes destaques desta nova era de transmissões esportivas. Com mais de 9 milhões de inscritos e de 1 bilhão de visualizações, o canal que leva o apelido de seu criador, Casimiro Miguel, fez a maior transmissão online de futebol do Brasil e emplacou como uma das lives mais assistidas simultaneamente da história recente do YouTube. Para se ter noção de sua grandeza, a CazéTV foi o único veículo, fora a TV Globo, a transmitir a Copa do Mundo do Catar em 2022.
“Meteu essa?” A projeção nacional por meio das lives
O streamer carioca se tornou um fenômeno na internet pela forma descontraída e natural de comentar diversos assuntos, que vão do futebol ao universo dos games. Além disso, também ficou muito conhecido por seus vídeos de react, chamados de Casimiro Reage, em que fala sobre qualquer tipo de conteúdo, como a famosa série de vídeos sobre a lancheira da Nina.
Carinhosamente apelidado de Cazé, o streamer começou a ganhar destaque no Esporte Interativo onde apresentava o programa “EI Games” enquanto também participava do “De Sola”, canal de humor no YouTube com esquetes e conteúdos esportivos. Em 2019, Casimiro foi convidado para comentar no SBT Sports Rio, durante as férias dos comentaristas principais do programa. Mas foi somente em 2021 que o streamer se tornou viral nas redes, quando passou a fazer transmissões ao vivo na Twitch. Com seus bordões “meteu essa?” e frases como “isso aqui é elite” “Que papinho hein..” se tornou um verdadeiro fenômeno ao fazer suas transmissões misturando o humor e o futebol.
Acredito que esse tenha sido um dos principais motivos para a ascensão do youtuber. A maneira divertida e carismática com que ele costuma dirigir seus vídeos foi o diferencial que fez com que o público se apegasse a ele e sua maneira de ser. Sua humildade e simplicidade nas falas e jeito de agir, geraram uma identificação e criaram conexões com seus fãs.
Casimiro fez boas escolhas ao escolher seus “funcionários” da TV. Os comentaristas, repórteres e editores escolhidos pelo carioca possuem seus “mesmos neurônios” e ao conduzir seu trabalho de forma humorada e natural não deixam com que a essência do canal seja perdida. Um exemplo disso é o humorista Diogo Defante, também viral na internet, um dos repórteres da Cazé TV e que conduz suas entrevistas e participações de maneiras inusitadas e nada parecidas com as de um repórter tradicional. Aos poucos, o streamer e toda sua equipe conseguem conquistar o carinho e apreço dos fãs e cada vez mais espaço no mundo.
Início de uma era
No ano passado, Casimiro anunciou a parceria com a LiveMode e com isso fez a transmissão de 16 jogos do campeonato carioca no início do ano, ainda na Twitch. Em novembro, comunicou a parceria com a FIFA e que iria transmitir a maioria dos jogos e todos os do Brasil na Copa do Mundo de 2022, de graça, por meio de suas plataformas na internet. Isso fez com que o canal do apresentador no Youtube e da Twitch TV rendesse quase 1 milhão de espectadores simultâneos. É claro, que o saldo contabiliza quem passou por ali e quem ficou durante toda a transmissão, mas ainda assim é um número considerável se compararmos a estrutura da Cazé TV com a de uma TV Globo.
Além da Copa do Mundo, Casimiro também fez as transmissões do Mundial de Clubes – em fevereiro – , da Copa do Mundo Feminina, Bundesliga, Copa do Mundo sub-17, Pan-Americanos de 2023 entre outros. E para confirmar seu favoritismo, continuando a parceria que se iniciou com a transmissão do Pan, o streamer anunciou que os Jogos Olímpicos de 2024 estarão na Cazé TV. O anúncio contou com a participação de Vini Jr, Rebeca Andrade, Rayssa Leal e outros atletas.
A proposta do Comitê Olímpico Internacional é levar os Jogos ao público jovem que abraça a linguagem descontraída do canal. Além do elenco oficial, uma equipe de ex-atletas ,como Serginho, Laís Souza, Pedro Scooby e PA também vão construir o caminho até Paris. Serão 500 horas ao vivo dos principais eventos esportivos que também serão transmitidos na TV Globo.
Seguindo essa linha das transmissões, o Canal GOAT foi lançado no YouTube em julho deste ano e hoje já possui mais de 1 milhão de inscritos na plataforma. A criação do canal trouxe altas expectativas quando foi anunciada por contar com a presença de Antonio Tabet como sócio e cofundador. Tabet participou da fundação de canais como Porta dos Fundos e já foi vice-presidente de comunicação do Flamengo.
O GOAT transmite a Libertadores Feminina por completo, a Bundesliga, a Liga Saudita, a Copa Argentina, a NWSL, a Série C do Brasileirão, o Novo Basquete Brasil (NBB), os jogos do Vasco como mandante no Carioca Feminino de futebol, além de ter um acordo com a Conmebol que envolve amplas transmissões.
Assim, criou-se um novo nicho no mercado do jornalismo esportivo. O GOAT é um ótimo exemplo do movimento que o canal de Casimiro começou. As emissoras de televisão já disputavam a audiência com os diversos streamings que surgiram nos últimos anos e que acabaram também incluindo em seu portfólio a cobertura de diferentes eventos esportivos. A Cazé TV, porém, abriu um leque de oportunidades e possibilidades para esse mundo dentro do Youtube, uma plataforma gratuita.
Além de gerar facilidade no consumo desses conteúdos, a criação deste novo nicho também cria mais espaço no mercado de trabalho das áreas de comunicação, gerando oportunidades para comentaristas, repórteres e narradores que antes ficavam reclusos a conseguir vagas em empresas como Globo, Band, Sportv e Espn.
A conclusão, então, é que a CazéTV começou um novo movimento que vem redefinindo o jornalismo no mundo dos esportes e que pode levar a uma briga de igual pra igual nas audiências onde as emissoras encontrarão um forte concorrente.